Por que definir personas na estratégia de e-mail marketing?

 Em Email Marketing

Hoje em dia, estamos sempre conectados e nos dividimos entre o físico e o digital. Assim, as marcas precisam saber como se relacionar com os consumidores, que estão passando por uma verdadeira transformação na forma de viver seu dia a dia.

 

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Atendendo à demanda de praticidade e agilidade que faz cada vez mais parte da rotina das pessoas, as empresas encontram no e-mail marketing uma solução para construir esse relacionamento.

 

Segundo o IBGE, 64,7% da população brasileira acessa a internet, sendo que 66,1% usa a rede com a finalidade de trocar e-mails.

 

Mas para conversar, de fato, com seus clientes e construir uma relação sólida e de confiança, é preciso conhecê-los bem, antes de mais nada. De que forma fazer isso?

O e-mail marketing por si só já é uma das maiores ferramentas para isso, principalmente por alcançar uma base bem grande de usuários. Contudo, para ir a fundo nesse conhecimento, entra em cena a construção das personas.

As personas são personagens que representam diferentes perfis de clientes para que a marca consiga fazer uma segmentação mais precisa do seu mercado. Assim, você deposita nesse personagem costumes e hábitos de consumo que facilitam na hora de personalizar o conteúdo a ser disparado no e-mail marketing.

 

A importância da persona no e-mail marketing

Definir personas dentro da sua estratégia de e-mail marketing significa conhecer seu cliente para manter uma conversa com ele. Ou seja, entender seu perfil permite construir um modelo de campanha que dialogue de forma personalizada com suas necessidades e desejos.

É importante perceber que, enquanto a definição de um público-alvo simplesmente é mais generalista – levando em consideração dados comuns de uma parcela de pessoas, como idade, gênero e estado civil -, a definição de persona vai além, trazendo informações personalizadas e até mesmo humanizadas, que levam em consideração situações e fatos da vida dessas pessoas.

A definição de uma persona busca compreender um pouco melhor o que cerca esse personagem (que reflete seu cliente real), quais são suas dores, seus desafios e problemas que enfrentam no dia a dia.

Com a construção de uma persona, é possível:

  • Desenvolver conteúdos para conquistar clientes, especialmente quem está no início da jornada de compra.
  • Nutrir os leads com mais informações, mais conteúdo útil sobre seu negócio para que eles avancem nas etapas do funil de vendas e enxerguem nos seus produtos a solução para suas necessidades e desejos.
  • Entender melhor seu público e, com isso, até mesmo ampliar seu alcance de clientes, em vez de se relacionar com um público limitado, que já sabe o que comprar e conhece sua marca.

 

Quais resultados esperar?

O resultado esperado de uma boa campanha envolvendo personas é a de crescimento da base ativa da lista de e-mail marketing.

 

Isto porque uma pesquisa recente do site The Manifest aponta que um e-mail com estratégia de persona tende a gerar receita até 18 vezes maior e um índice de 10% a mais de cliques e conversões do que os que não usam esta estratégia.

 

Pois bem, no momento em que é criada a persona, o que se espera é uma maior aproximação com o público. Por exemplo, durante o levantamento de dados e informações sobre a clientela, foi identificado que o público com maior adesão à campanha de e-mail marketing são homens que têm entre 25 e 35 anos, com poder aquisitivo de R$ 5 mil mensais que gostam de frequentar academia e assistir a jogos de futebol.

A partir disso, você tem em mãos informações para criar uma persona chamada Roberto Cavalcante, advogado, homem, 32 anos, frequentador de academia e que assiste jogos de futebol no estádio. Com este perfil em mente, você consegue desenvolver suas dores e necessidades e, com isso, criar campanhas que conversem diretamente com essa pessoa (e todas outras que encaixem no mesmo perfil).

Ou seja, a persona é criar uma personalidade para o cliente e falar diretamente com ele da forma que ela espera que uma marca fale. Em suma, você deixa de mandar um e-mail apenas com o nome do cliente e passa a apresentar algo mais condizente com o perfil dele.

Mas lembre-se de não ser muito invasivo neste momento. De acordo com um dado da pesquisa Costumer Pulse 2019, 69% dos entrevistados declararam que abandonariam uma marca que usasse de forma indevida os dados coletados na hora de produzir anúncios.

Complementando este índice, 71% já sentiram que as mensagens continham informações a mais do que deveriam, ou seja, foram captadas sem a aprovação do consumidor.

Portanto, criar uma persona é uma estratégia forte para customização de conteúdos, tendência que, apesar de não ser nova, não para de ganhar força no mercado, principalmente para o e-mail marketing.

É essencial que haja essa aproximação inteligente com o cliente para uma identificação e fidelização do público com a marca. O segredo é a gestão inteligente do conteúdo e, principalmente, dos dados coletados.

 

Afinal, de nada adianta fazer uma boa coleta de informações se elas são usadas de forma errada ou negligenciada. Para isso, a Mailbiz pode apoiar o crescimento do seu e-commerce com estratégias de e-mail marketing exclusivas. Entre em contato e conheça nossos serviços!

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