Como organizar listas de email para ter mais retorno no email marketing

 Em Email Marketing

Conseguir atingir uma taxa satisfatória de entregabilidade, alcançar um ROI acima da média, ter resultados positivos aliados à sua marca, são alguns, dentre outros propósitos, de quem utiliza email marketing. Mas, enfim, você sabe por onde começar?

Partimos do princípio de que os contatos da sua lista são a mais direta fonte de comunicação entre você e o seu cliente. Dessa forma, a sua base de contatos precisa estar organizada e pronta para trabalhar a seu favor. Vamos então lhe ajudar com dicas de como organizar as listas de email.

No entanto, grande parte das empresas comete o mesmo erro: colocam todos os emails em uma única lista, sem efetuar nenhum tipo de separação. E o pior: utilizam apenas o email, sem qualquer dado adicional. Com isso, perdem a chance de estabelecer uma comunicação mais direcionada e pessoal com o seu público.

Mas como devo organizar minhas listas de email?

Todo o processo de organização da sua lista de contatos será feito no MS Excel ou qualquer outro software de planilha eletrônica. Se estiver começando a trabalhar com uma nova ferramenta, exporte sua lista da ferramenta de email marketing antiga, para que sua lista já venha “limpa” e tratada, sem os contatos que se descadastraram. Caso esteja começando agora a fazer e-mail marketing, exporte os contatos de sua plataforma de e-commerce em arquivos separados: um para lista de clientes (quem já comprou de você) e outro para os assinantes de newsletter. É lá que você deverá, primeiramente, excluir da sua planilha as colunas que não irá aproveitar.

É recomendável que, na lista de Clientes, você utilize informações adicionais como: nome, data de nascimento, sexo, cidade, estado, cep, e tipo de pessoa (física ou jurídica).

Aproveite esses dados! Eles terão grande importância no momento em que você decidir fazer a segmentação da sua lista.

Além disso, sugerimos alguns ajustes que costumam apresentar melhor conversão, como por exemplo, excluir o sobrenome dos contatos e utilizar apenas o primeiro nome. Essa simples adaptação fará a diferença se o seu objetivo é estabelecer uma relação mais pessoal e direta com os seus clientes.

Lembrando que se a sua lista tiver contatos de origens diferentes, é importante que você salve estes contatos em arquivos separados conforme a origem. Por exemplo: contatos capturados em um evento, assinantes de newsletter, clientes, assinantes de blog etc. Um arquivo para cada origem. A distribuição correta dos contatos é fundamental para que você possa trabalhar conteúdos diferenciados e característicos de cada público.

Benefícios das listas de email

E então, você ainda está em dúvida quanto à importância da organização das suas listas? Se a resposta for sim, leia as próximas linhas e entenda as vantagens:

  • Com os seus contatos separados em listas diferentes, você pode interagir de maneira específica e assertiva com cada lista, enviando por exemplo, materiais educativos apenas aos assinantes do Blog. Poderá também enviar campanhas mais agressivas para incentivar a primeira compra de que ainda é apenas assinante de News, o que costuma trazer ótimos resultados.
  • Com informações adicionais nas suas listas (ex.: Nome, Gênero, Estado, Cidade, Data de Nascimento etc.), é possível utilizá-las e aplicar diversas segmentações. Essa é uma boa prática do e-mail marketing, que vai lhe gerar maior proximidade com o público e aumentará o engajamento.
  • Trabalhando com listas independentes, você pode saber qual base está respondendo melhor aos seus e-mails, assim como qual está interagindo mais satisfatoriamente através de métricas calculadas pela ferramenta, como Taxa de Abertura e Taxa de Clique, por exemplo.

Resumindo, a correta organização das suas listas está diretamente ligada aos resultados que você pode atingir com e-mail marketing.

Nós aqui na Mailbiz nos preocupamos em ajudar cada cliente a organizar a sua base de contatos, e por isso, oferecemos um atendimento qualificado para dar suporte também nessa etapa, já que este é o primeiro passo para a conquista de resultados positivos.

Esperamos que você consiga aplicar nossas sugestões em sua estratégia!

Veja também esse artigo: O poder das integrações e automações no email marketing.

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