Como escrever linha de assunto no email marketing

 Em Email Marketing

Você sabia que 64% das pessoas decidem se vão ou não abrir um e-mail com base na linha de assunto? Sim, a linha de assunto do e-mail tem toda esta importância. Com frequência, percebo empresas desperdiçando a chance de obter maior visibilidade simplesmente por escreverem péssimas linha de assunto.

Recebo sempre muitas perguntas sobre como escrever linha de assunto no email marketing. Este é um tema que eu gosto muito!
Para ensiná-lo como escrever linha de assunto no email marketing, preparei estas 9 sacadas abaixo:

1. SEJA SUCINTO

Há muitas teorias sobre o tamanho ideal de uma linha de assunto. Minha experiência até hoje me mostrou que assuntos curtos trazem maior retorno em aberturas do que assuntos longos. Por isso, meu conselho geral é: tente não ultrapassar 60 caracteres.

Contudo, é sempre importante mencionar um estudo da Alchemy Worx sobre mitos do email marketing. Veja abaixo:
linha-de-assunto-email-marketing

Este estudo aponta que assuntos com até 60 caracteres traziam maior retorno em abertura, enquanto que assuntos com mais de 70 caracteres traziam maior retorno em cliques. Por isso, não é regra absoluta que todos os assuntos devem ter até 60 caracteres. Talvez, no seu nicho e na sua audiência, assuntos mais longos funcionem melhor, porque não? Só testando para descobrir!

 

2. Use personalização

O assunto do e-mail é uma excelente oportunidade para ser mais informal com o seu cliente! Por isso, experimente chamar as pessoas pelo nome no assunto de algumas de suas campanhas. Lembre-se que do outro lado existe uma pessoa, não é apenas um e-mail. Qualquer ferramenta razoável de email marketing tem este recurso, portanto use e acompanhe os resultados!

VOCÊ SABIA?
Existem estudos mostrando que a personalização de e-mails aumenta a taxa de cliques em 14% e a conversão em 10%.

 

3. Utilize verbos

Como email marketing é voltado para ação, precisamos utilizar verbos na linha de assunto, como forma de estimular a ação desejada. Verbos imperativos como APROVEITE, CURTA, GANHEDESCUBRA, DESFRUTE, APRENDAVEJA, CONFIRA e CORRA costumam funcionar muito bem, experimente incluí-los aos poucos na linha de assunto das suas campanhas.

 

4. Mostre urgência

O email marketing responde muito rápido, é uma mídia com resposta em tempo real. Por isso, sempre que houver algum tipo de escassez em suas ofertas, utilize palavras como “SÓ HOJE”, “AGORA”, “ÚLTIMAS PEÇAS” ou “AINDA DÁ TEMPO”. Estas palavras têm o poder de fazer as pessoas tomarem ações mais rapidamente do que o normal, de acordo com o nível de engajamento delas com sua empresa.

 

5. Não escreva o nome da empresa

Um erro muito comum é repetir o nome da empresa no assunto, sendo que ele já foi escrito no campo de remetente. Com isso, você perde um espaço precioso do assunto com uma informação repetida que não acrescenta nada. Não faça isso, deixe o nome da empresa apenas no campo de remetente!

 

6. Nada de CAPS LOCK generalizado

Poucas coisas irritam mais um leitor do que um assunto escrito todo em letras maiúsculas. Lembre-se que as letras maiúsculas transmitem agressividade e arrogância, e isso normalmente não é nada bom.

Mas atenção para esta sacada:

DICA:
Escrever apenas uma ou duas palavras em maiúsculo no assunto pode ser excelente. Palavras isoladas em maiúsculo como: AGORA, HOJE, COMEÇOU, LANÇAMENTO, NOVIDADE, DESCONTO, OFF ou mesmo o nome de algumas marcas, podem trazer aumento na taxa de abertura!

 

7. Cuidado com os adjetivos

A linha de assunto é muito curta e preciosa para escrever adjetivos. Acredite: você não precisa deles no assunto! Veja este exemplo:

Ganhe 15% de desconto em nossas fantásticas luminárias de chão em estoque – apenas hoje!

Ele pode ser reduzido e melhorado para:

15% OFF nas luminárias de chão. Só HOJE!

Qual dos dois você acha que trouxe maior abertura? Resposta: O segundo, com boa vantagem.

 

8. Torne o assunto mais divertido com emoticons

Existe uma forma de tornar a linha de assunto mais divertida e você certamente já conhece: são os famosos emoticons. O uso destes símbolos na linha de assunto, quando feitos do modo correto, costumam trazer aumento na de 10 a 15% na taxa de abertura.

Só precisamos ter atenção que existem diferentes renderizações dos símbolos dentre os clientes de e-mail (Hotmail, Gmail, MS Outlook, etc). Abaixo separei uma lista com os símbolos que considero mais confiáveis para você usar em sua linha de assunto:

■ □ ▢ ▣ ▤ ▥ ▦ ▧ ▨ ▩ ▪ ▫ ▬ ▭ ▮ ▯ ▰ ▱ ▲ △ ▴ ▵ ▶ ▷ ▸ ▹ ► ▻ ▼ ▽ ▾ ▿ ◀ ◁ ◂ ◃ ◄ ◅ ◆ ◇ ◈ ◉ ◊ ○ ◌ ◍ ◎ ● ◐ ◑ ◒ ◓ ◔ ◕ ◖ ◗ ◘ ◙ ◚ ◛ ◜ ◝ ◞ ◟ ◠ ◡ ◢ ◣ ◤ ◥ ◦ ◧ ◨ ◩ ◪ ◫ ◬ ◭ ◮ ◯ ✁ ✂ ✃ ✄ ✆ ✇ ✈ ✉ ✌ ✍ ✎ ✏ ✐ ✑ ✒ ✓ ✔ ✕ ✖ ✗ ✘ ✙ ✚ ✛ ✜ ✝ ✞ ✟ ✠ ✡ ✢ ✣ ✤ ✥ ✦ ✧ ✩ ✪ ✫ ✬ ✭ ✮ ✯ ✰ ✱ ✲ ✳ ✴ ✵ ✶ ✷ ✸ ✹ ✺ ✻ ✼ ✽ ✾ ✿ ❀ ❁ ❂ ❃ ❄ ❅ ❆ ❇ ❈ ❉ ❊ ❋ ❍ ❏ ❐ ❑ ❒ ❖ ❘ ❙ ❚ ❛ ❜ ❝ ❞ ❡ ❢ ❣ ❤ ❥ ❦ ❧ ❶ ❷ ❸ ❹ ❺ ❻ ❼ ❽ ❾ ❿ ➀ ➁ ➂ ➃ ➄ ➅ ➆ ➇ ➈ ➉ ➊ ➋ ➌ ➍ ➎ ➏ ➐ ➑ ➒ ➓ ➘ ➙ ➚ ➛ ➜ ➝ ➞ ➟ ➠ ➡ ➢ ➣ ➤ ➥ ➦ ➧ ➨ ➩ ➪ ➫ ➬ ➭ ➮ ➯ ➲ ➳ ➴ ➵ ➶ ➷ ➸ ➹ ➺ ➻ ➼ ➽ ➾ ☀ ☁ ☂ ☃ ☄ ★ ☆ ☇ ☈ ☉ ☊ ☋ ☌ ☍ ☎ ☏ ☐ ☑ ☒ ☓ ☖ ☗ ☚ ☛ ☜ ☝ ☞ ☟ ☠ ☡ ☢ ☣ ☤ ☥ ☦ ☧ ☨ ☩ ☪ ☫ ☬ ☭ ☮ ☯ ☰ ☱ ☲ ☳ ☴ ☵ ☶ ☷ ☸ ☹ ☺ ☻ ☼ ☽ ☾ ☿ ♀ ♁ ♂ ♃ ♄ ♅ ♆ ♇ ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ ♔ ♕ ♖ ♗ ♘ ♙ ♚ ♛ ♜ ♝ ♞ ♟ ♠ ♡ ♢ ♣ ♤ ♥ ♦ ♧ ♨ ♩ ♪ ♫ ♬ ♭ ♮ ♯ ♰ ♱

Existem também os “emojis”, que são símbolos animados. O problema é que atualmente eles só são interpretados no provedor Gmail.

DICA: Faça testes de performance enviando campanhas com emojis no assunto apenas para os contatos do provedor Gmail (@gmail.com) e analise os resultados!

Minha dica final sobre os emoticons é: não abuse. Se você enviar todas as campanhas com símbolos, pode “cansar” a audiência e aí o que era pra ser diferenciado vira algo banal e sem resultado. Utilize os emoticons nas campanhas mais relevantes, sempre com bom senso, ok?

 

9. Faça Teste A/B para aprender e evoluir

Mesmo aplicando as sacadas acima, recomendo fortemente que você use e abuse do Teste A/B para descobrir qual linha de assunto a sua audiência prefere, campanha à campanha.

Lembre-se que cada público é único e é seu trabalho analisar e descobrir as preferências do seu. O Teste A/B é a ferramenta ideal para trazer a maior parte das respostas para suas dúvidas quanto ao estilo da linha de assunto! Qualquer ferramenta de email marketing possui este recurso, está lá, basta começar a usar.

Tenho certeza que estas 9 sacadas podem ajudar a turbinar suas taxas de abertura e até de cliques. Agora cabe a você colocá-las em prática e ver o que acontece! Eu ficaria muito feliz de saber como foram as suas experiências e os seus resultados… Me conta por aqui nos comentários?

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