Gatilhos mentais no e-mail marketing
Para estimular um e-mail marketing matador, você precisa despertar o desejo do seu cliente!
E nada melhor que os gatilhos mentais para dar esse suporte e impulsionar uma ação de quem recebe o e-mail.
Eles são uteis para criação de desejos pelos produtos/serviços e explicar as possíveis objeções que venham surgir.
Podemos resumir isso em: A emoção compra, a razão valida.
Ok… ok… Mas o que são gatilhos mentais?
São técnicas de persuasão se utilizando de emoções e percepções psicológicas a favor de uma venda ou ideia. São decisões que nosso cérebro toma de maneira automatizada, para diminuir o “desgaste” nas decisões de escolhas.
Atenção: você deve utilizar esses recursos com ética e responsabilidade.
Vamos aos gatilhos:
1 – GATILHO MENTAL DA AFINIDADE
Personalize o e-mail com o nome do contato e segmentado conforme os interesses de sua audiência, a chance de converter e chamar atenção aumenta muito, o ser humano tem apreço por ouvir / ler o próprio nome pois isso demonstra respeito e carinho com cliente.
Mais uma boa dica é de utilizar emotions que represente sua emoção, de maneira a “quebrar o gelo” e humanizar a mensagem. Claro, tenha bom senso ao utilizar esse tipo de ação.
2 – GATILHOS MENTAIS DE ESCASSEZ
O ser humano fica apreensivo quando percebe que pode perder uma boa oportunidade.
Por isso, o gatilho mental da escassez é tão eficaz, quando algo fica escasso, inconscientemente ele se torna valioso. Lembre-se que se você informar que algum produto ou desconto estiver acabando, isso necessariamente precisa estar acontecendo. (Cliente enganado é cliente perdido)
O sentimento de perder algo pode ser de 1,5 a 2,5 vezes mais intenso que o sentimento de ganho. (Daniel Kahneman)
Há pelo menos 4 tipos de escassez possíveis de serem usadas (pode ser até na linha de assunto)
- Escassez de tempo:
“Só hoje o produto x por 45% de desconto.”
- Escassez de Bônus:
“Até o final do dia, se você comprar produto Y, ganhe mais um de graça!”
- Escassez de Vagas:
“Só X número de vagas! Até o final do dia”
- Escassez de Lote:
“50 produtos do primeiro lote com 50% de desconto”
3 – GATILHO MENTAL DA AUTORIDADE
Esse tipo de gatilho pode executado através de um especialista falando dos benefícios dos seus produtos, de como ele melhorou a vida com seu produto, ou pode ser alguma pessoa influente no seu nicho, a qual faz uso dos produtos de sua loja e acaba transferindo autoridade para seu negócio.
Esse gatilho merece atenção redobrada, para não causar efeito inverso. Antes de aplicá-lo você precisa ter a confiança da sua audiência.
Esse tipo de gatilho mental é muito importante para agregar valor para sua marca, através do envio conteúdos e produção de inbound marketing, aumentando sua autoridade no mercado. (antes de vender, você precisa informar).
4 – GATILHO MENTAL DO PORQUE
Você pode explicar o motivo de estar oferecendo algo para sua audiência, e mostrando que você lembra e tem interesse no seus contatos.
Apresentar uma boa razão ajuda na decisão de escolha para o cliente. Usar argumentos honestos e focados no problema do seu cliente, sanar algumas objeções sobre os produtos, também pode ajudar no reconhecimento da sua marca como autoridade.
5 – GATILHO MENTAL DA ANTECIPAÇÃO
Para a utilização desse gatilho mental, é essencial um bom planejamento e criação de um cronograma de lançamento.
Você pode criar para cada semana uma parcela de informações e dicas de um determinado produto que será lançado e ir preparando a curiosidade e empolgação da audiência.
Conclusão
Gatilhos mentais são extremamente eficazes quando usados de maneira certa, tente entender e estudar as personas de seu negócio, e colocar na prática essas estratégias. (gatilhos e etapas corretas)
Sempre bom lembrar que é necessário entregar muito valor em seus e-mails, para que não pareça uma comunicação de venda forçada.
O grande desafio é entender os momentos e cada estágio na comunicação com os seus contatos.
Por fim, se isso for compreendido e aplicado certo via e-mail marketing, as chances de vender e engajar com seu público AUMENTAM MUITO!