Como planejar uma campanha de e-mail marketing eficiente
Quem trabalha com marketing digital sabe que o e-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de comunicação entre as pessoas. No mundo dos negócios não é diferente e esse tradicional recurso pode gerar excelentes resultados em uma campanha de e-mail marketing. No entanto, saber como programar uma campanha de e-mail marketing eficiente é algo que exige atenção e o conhecimento de algumas técnicas.
Você precisa pensar primeiro nos objetivos gerais da sua comunicação via e-mail marketing. Isso vai desde a forma como a lista de e-mail é construída e segmentada até a forma como as métricas são analisadas.
Se você quer entender melhor esse processo e aprender, de uma vez por todas, a melhor forma de programar uma campanha de e-mail marketing eficiente, continue lendo esse artigo.
1. Seja estratégico e responsável na construção da sua lista de e-mails
Existem vários erros que você pode evitar para conseguir programar uma campanha de e-mail marketing de forma eficiente e, certamente, o maior deles é a compra de lista de e-mails.
Jamais, em hipótese alguma, considere isso uma possibilidade para sua campanha, pois além de ser antiético, é extremamente ineficiente comercialmente. Entenda porque:
- você não sabe quem são aquelas pessoas;
- mesmo que soubesse, elas não pediram para receber seu conteúdo;
- existe uma grande chance de seu e-mail ser barrado e taxado como spam;
- mesmo que chegue ao público de interesse, será visto negativamente pelo leitor — que terá sua caixa de entrada “invadida” por um estranho;
- a maior parte de quem abrir irá marcar como “spam”, prejudicando a entregabilidade futura dos seus e-mails.
Não arrisque começar um relacionamento com pessoas de forma tão prejudicial. Deixe essa estratégia para amadores. Você merece algo muito melhor!
Se quiser realmente fazer a construção de sua base de contatos da maneira correta, você pode desenvolver as seguintes ações e estratégias:
- rastreie as diferentes possibilidades de contatos com seus clientes e possíveis interessados (SAC, redes sociais, mobile, etc);
- use disso para se aproximar e conseguir dados pessoais e de contato, através de formulários e páginas de captura;
- considere a possibilidade de oferecer descontos e demais vantagens como forma de atrai-los para o fornecimento de dados;
2. Esteja atento ao layout da sua peça
Vivemos em tempos onde o visual tem forte predominância sobre as demais linguagens. Basta pensar na ascensão de plataformas de vídeo como o YouTube ou mesmo a pulverização do design gráfico nas mais diversas áreas de comunicação.
A internet é o ambiente no qual esse apelo visual é facilmente sentido e assimilado por seus usuários. Por isso, por mais que você escreva um texto impecável no corpo do e-mail e escolha uma boa imagem, essas partes deverão estar integradas por um bom layout. Pense que o leitor sempre terá sua atenção disputada por outras informações, inclusive as de seus concorrentes.
Mas não basta pensar em imagens bonitas. Cuide para sua peça ter uma estrutura e uma codificação (HTML) correta:
- use as dimensões adequadas para a imagem no e-mail;
- coloque mais de uma imagem, caso aconteça de uma não abrir;
- utilize botões de chamada para a ação (CTA = call-to-action);
- insira link nas imagens inteiras (não apenas no CTA);
- o uso de alt-tags também ajudam a evitar o bloqueio das imagens ou da própria mensagem;
- não use imagens muito pesadas e difíceis de carregar.
3. Valorize o momento do primeiro contato
Agora que você já tomou as precauções mais importantes e básicas para programar sua campanha de e-mail marketing de maneira eficiente, chegou a hora de planejar o primeiro contato com seu leitor ou cliente.
Conforme dissemos anteriormente, o que não falta na internet são concorrentes para disputarem a atenção e a confiança do consumidor. Por isso, procure causar a melhor impressão possível não só no primeiro contato mas em todos os outros também.
Algumas regras de boa conduta podem te ajudar enormemente. Confira:
- comece o e-mail agradecendo pelo interesse e oportunidade de contato;
- apresente as principais vantagens de sua campanha ou programa de relacionamento;
- disponha os canais e formas de atendimento além das redes sociais;
- incentive a primeira compra por meio de descontos ou outras vantagens;
- procure conhecer melhor o cliente solicitando mais alguns dados, apenas lembre-se de fazer isso de forma responsável e estratégica.
4. Segmente sua base de e-mails
Depois de construir sua lista e iniciar um relacionamento com ela, procure segmentar os seus contatos a fim de trazer uma experiência personalizada e mais bem relevante a eles.
Uma das grandes revoluções trazidas pela internet foi justamente a forma que as pessoas consomem conteúdo atualmente. Por estarem mais bem informadas, com mais acesso a diferentes fontes de informação e com um número maior de opções, estão cada vez mais exigentes.
Por esse motivo, se você enviar sempre um e-mail genérico para sua base de contatos, sem considerar o perfil dos usuários, ficará difícil obter engajamento forte em suas campanhas.
Uma das formas de segmentar seu público é dividi-lo por características pessoais gerais como sexo, idade, cidade ou mesmo grupos de interesse, caso você conheça seus hábitos de consumo.
5. Defina a frequência de disparos
Outra questão importante para uma campanha de e-mail marketing de sucesso é descobrir e definir qual a melhor frequência de disparos dos seus e-mails.
Você pode fazer isso experimentando diferentes horários e também programando esses disparos de acordo com os grupos da sua base de contatos. O importante é que você não desperdice a chance de gerar uma comunicação efetiva ao contatar seus leitores e possíveis clientes.
Lembre-se mais uma vez que a internet empoderou seus usuários e eles não pensarão duas vezes ao dispensarem uma mensagem que não seja realmente interessante para eles.
6. Escolha a melhor ferramenta de disparo
Existem diversos ESPs (ferramenta de disparo) disponíveis no mercado. Para escolher a melhor delas, você precisa antes de tudo definir quais são as suas prioridades e o que você necessita em termos de recursos e de suporte. Sabendo isso, analise cada opção em relação a estas necessidades.
Nem todas têm os mesmos recursos, nem os mesmos custos. Por isso, considere os seguintes pontos:
- faça uma comparação dos recursos disponíveis e quanto custam;
- avalie como funciona o atendimento dessas ferramentas caso tenha algum problema. Lembre-se que, dependendo do seu nível de maturidade, ter um atendimento de consultoria é fundamental;
- descubra quanto tempo leva para a resolução de um problema (é possível encontrar avaliações na internet sobre cada uma delas).
7. Analise os dados da campanha de e-mail marketing
Como bom profissional, você deve saber que qualquer tipo de campanha de marketing, não apenas as de e-mail, precisam de análises constantes para acompanhar os resultados e fazer as devidas alterações para obter melhores resultados.
Para conseguir fazer isso, você precisará de uma análise bem-feita dos dados e, a partir daí, tirar as conclusões necessárias para aprimorar sua estratégia.
Existem infinitas métricas para campanhas de e-mail marketing e por isso mesmo é importante você elencar alguns levantamentos como mais importantes que outros.
Geralmente, esses são os dados mais levados em conta dentro de uma análise:
- quantos e-mails foram abertos;
- número de cliques recebidos para links e CTAs;
- taxa de bounces (e-mails rejeitados);
- descadastros;
- os dias da semana e horários de maior acesso;
- receita gerada (R$);
- Ticket Médio (R$);
- Taxa de Conversão;
- ROI (Retorno sobre Investimento).
A partir disso você pode analisar o nível de engajamento dos seus leitores com o conteúdo que você produz e o que oferece a eles. Pode também identificar os pontos fortes e fracos da sua campanha e efetivar as devidas melhoras nas próximas.
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