A importância do suporte na escolha da ferramenta de e-mail marketing

 Em Email Marketing

Você decidiu investir em estratégias de e-mail marketing na empresa em que trabalha? Ótimo. Então está na hora de entender a importância do suporte na escolha da ferramenta de e-mail marketing.

Dentre outros fatores a se analisar ao adquirir uma solução em e-mail marketing, o suporte (ou atendimento) é um dos itens principais sem dúvida alguma. Afinal, as ferramentas de e-mail marketing são repletas de recursos, mas será que você sabe usar todos eles? Ou melhor: alguém já lhe recomendou estratégias ou recursos da ferramenta que possam fazer a diferença no seu negócio?

Na prática, vemos que a maioria das empresas simplesmente não sabem POR QUE usar certas funcionalidades e nem COMO utilizá-las.

Quando falamos de atendimento, é importante entendermos desde já que existem soluções de e-mail marketing que fornecem apenas suporte técnico e outras que fornecem consultoria estratégica. São dois mundos completamente diferentes!

Suporte técnico é o básico do básico, ou seja, alguém (ou documentações, vídeos, tutoriais, etc) que possa tirar suas dúvidas sobre a ferramenta de e-mail marketing. Quase todas as soluções possuem suporte técnico.

Porém, existem outras soluções que vão além e fornecem também uma atendimento estratégico, uma consultoria em e-mail marketing, focada em melhorar os resultados do cliente.

Vamos nos aprofundar, neste artigo, um pouco mais sobre o papel fundamental do suporte na ferramenta de e-mail marketing, para que você faça a escolha certa na hora de adquirir a ferramenta em sua empresa. Vamos lá!

Importância do suporte na ferramenta de e-mail marketing

Sabemos que imprevistos podem gerar perda de dinheiro, de clientes, de mercado, de exposição de marca e por aí vai. Dito isso, é de suma importância contar com uma ferramenta que oferece ao menos um bom suporte técnico. Isso fará toda a diferença na resolução imediata de imprevistos, como por exemplo como editar um template de e-mail ou como importar contatos para uma nova lista.

Agora vamos imaginar que você adquiriu um software gratuito. Tudo bem de início. Você poderá até achá-lo autoexplicativo. Contudo, em dado momento, você chegará a um ponto que sentirá necessidade de orientação e os documentos on-line não serão suficientes para resolver seus problemas.

Empresas que oferecem um serviço com suporte de qualidade mostram o compromisso com o consumidor, pois esse apoio na hora de otimizar resultados, resolver dúvidas e garantir o bom funcionamento da plataforma é indispensável para o sucesso de um projeto.

Por mais que enviar e-mail marketing pareça uma tarefa relativamente fácil, ela precisa ser bem planejada, bem executada e, claro, mensurada. Os meios de se comunicar mudaram, o consumidor mudou e a maneira de mandar e-mails também já não é mais a mesma. Por isso, é preciso se adaptar também a essa forma de mandar mensagens, que já não é tão simples como parece.

Certamente você encontrará várias ferramentas disponíveis no mercado, e muitas oferecem funcionalidades similares. Contudo, quando for investir em uma dessas ferramentas, entenda que é o suporte que fará a maior diferença para os seus resultados, sem sombra de dúvida. Não é a tecnologia. É o atendimento humano que faz a diferença no dia-a-dia.

Veja agora os diferenciais em se ter um bom suporte:

1. Contribui para melhorar os resultados

Se você usar a ferramenta de e-mail marketing de maneira simples e sem utilizar muitas funcionalidades, até conseguirá alcançar determinado resultado. Mas, certamente, se você investir algum tempo estudando a ferramenta e otimizando suas estratégias, os resultados serão bem melhores que o esperado.

Se a solução que você escolher oferecer consultoria estratégica, assim como a Mailbiz, você terá uma melhora ainda maior nos seus resultados. Esse tipo de consultoria vai indicar apenas o que é relevante para o seu negócio, sem “receita de bolo”. Isso faz muita diferença!

Entenda que esse tipo de consultoria vai lhe ajudar no momento da construção das suas campanhas, na definição da sua Programação Mensal de envios, na mensuração dos resultados e fornecendo o conhecimento necessário para cada etapa do processo de desenvolvimento da sua estratégia.

2. É fundamental na hora de sanar dúvidas rapidamente

Como já mencionamos, ao contratar uma ferramenta de e-mail marketing, é comum que surjam diversas dúvidas.

Algumas questões bastante comuns são relacionadas ao uso técnico da plataforma, à melhoria do engajamento do usuário em relação às campanhas, métricas disponíveis na plataforma, segurança de informações, layouts disponíveis, customização de layouts, entrega dos e-mails, entre outras.

Assim, o suporte técnico precisa entender muito de e-mail marketing e sanar suas dúvidas com agilidade. Por isso, verifique antes de comprar o serviço se as pessoas do Suporte possuem conhecimento efetivo e passam segurança em relação à ferramenta. Faça perguntas, peça sugestões e pesquise na internet a reputação da empresa com relação ao suporte.

Outra dica importantíssima: certifique-se de que a plataforma que pretende contratar possui um atendimento através de chat em tempo real. Isso faz TODA a diferença. Ninguém gosta de abrir chamado e esperar 48 horas para ter uma resposta. Empresas atualizadas e preocupadas com o cliente possuem chat para atendimento em tempo real. Lembre-se disso!

3. Otimiza o uso dos recursos da ferramenta

As ferramentas de e-mail marketing dispõem de uma série de recursos para auxiliar você a otimizar suas campanhas e a construir estratégias de sucesso. Apesar das características variarem de uma plataforma para outra, podemos encontrar funcionalidades básicas como:

  • criação de campos personalizados;
  • segmentação de listas;
  • mensuração de resultados;
  • realização de testes A/B;
  • templates pré definidos e personalização de templates;
  • inserção de mídia (vídeos, gifs, imagens);
  • integração com Google Analytics;
  • higienização automática de lista

Em algumas ferramentas, é possível até qualificar leads, criar landing pages, integrar com redes sociais, desenvolver ações para converter leads, função “piloto automático” (que mantém os contatos com o lead de maneira automática, possibilitando o controle das características dos contatos realizados), além de gerar relatórios detalhados de cada ação.

Mais uma vez, vale ressaltar a importância do suporte nesta etapa. Utilizar o atendimento para o melhor aproveitamento das funcionalidades é muito importante, porque sua empresa está investindo tempo e recursos financeiros nisso.

Contudo, como dito lá no começo, avalie bem se a solução que você pretende adquirir se limita a suporte técnico ou se tem também suporte estratégico. O técnico é importante, mas é o básico do básico. O que pode realmente alavancar os resultados do seu negócio é – e sempre será – o suporte estratégico.

Espero que você tenha percebido que as estratégias de e-mail marketing modernas visam muito mais do que simplesmente o envio de mensagens. Aquele negócio de enviar sempre uma mensagem igual para todo mundo já é coisa do passado.

O e-mail se tornou uma ferramenta de comunicação muito poderosa e sua utilização correta pode construir um relacionamento duradouro e produtivo com seu consumidor. Além disso, irá ajudar sua empresa a captar contatos, aumentar as vendas e ainda aumentar a exposição de marca.

Logo, as estratégias de e-mail marketing devem ser levadas com seriedade e profissionalismo pelas áreas de marketing e comunicação da empresa. É importante utilizar a tecnologia como aliada na comunicação, mas sem esquecer que tecnologia sem conhecimento normalmente não leva a bons resultados.

É preciso mostrar aos gestores a importância de estudar e-mail marketing, para aprender e aplicar tudo o que essa mídia tem a oferecer. Só assim os resultados irão aparecer de fato!

Gostou do artigo? Então aproveite para baixar o e-book gratuito: Guia para iniciantes no e-mail marketing. É um ótimo ponto de partida para quem está começando no e-mail marketing!

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