5 métricas de engajamento que você deve acompanhar

 Em E-commerce, Email Marketing

Engajamento é uma palavra de grande valor para o marketing digital. Atualmente, vivemos em uma época em que a comunicação se faz de forma bastante veloz e os conceitos se transformam rapidamente. Conquistar a atenção do público ficou mais difícil, mas é possível contar com frutos muito melhores ao engajá-lo com a marca.

Para não trabalhar no escuro, você deve seguir algumas métricas de engajamento que mostram se a sua atuação está revertendo em resultados positivos ou se é necessário implementar ajustes. Somente assim, você poderá trabalhar com foco em uma performance superior.

Conheça abaixo as 5 métricas de engajamento que você deve acompanhar:

1. Taxa de rejeição

Quem trabalha com um site na internet sempre quer que seu público acesse o máximo possível de conteúdo em sua visita. A taxa de rejeição é uma das métricas de engajamento mais importantes para este objetivo: o número de usuários que visitaram apenas uma página e saíram.

Pode ser que encontraram o que estavam procurando e não desejaram visitar outras seções, mas deve ser a sua missão empregar esforços para que estas pessoas encontrem motivos para acessar mais páginas.

2. Menções à marca

Atualmente, contamos com diversos meios para monitorar as citações ao nome da sua empresa no ambiente digital graças a toda a força das redes sociais. Usando o sistema de buscas delas ou ferramentas como o Scup ou o OpSocial, você pode encontrar os posts de usuários que citam as palavras buscadas.

Ao contabilizar as menções à sua marca, é possível estabelecer um acompanhamento sobre o engajamento do público com ela.

3. Taxa de compartilhamento

As pessoas de hoje em dia estão quase constantemente conectadas às redes sociais, frequentemente enviando e recebendo posts por meio delas. Se as páginas do seu site, aplicativo ou qualquer outro front de atuação conta com a possibilidade de compartilhar a informação com o Facebook, por exemplo, você precisa monitorar estes números.

A partir deles, é possível perceber momentos em que seu conteúdo foi tão interessante que o público fez questão de publicá-lo no perfil.

4. Tempo médio de visita

Quanto mais conteúdo de valor o seu site possuir, maior vai ser a permanência do público. Uma das métricas de engajamento mais valiosas, o tempo médio de acesso das páginas mostra se você está conseguindo reter sua audiência.

Se o material publicado for legitimamente interessante, as pessoas farão questão de ler e interagir com tudo. Isso faz com que o contador de tempo de visita chegue em números mais altos.

5. Conteúdo colaborativo

Hoje em dia, a web não pertence às empresas, e sim às pessoas. São elas que determinam os rumos das discussões e as tendências da atualidade graças ao conteúdo que geram na internet.

Uma das métricas de engajamento mais importantes para você acompanhar é o quanto esta gente está gerando conteúdo espontâneo para sua empresa, seja na forma de posts registrando seus produtos ou por meio de avaliações deixadas em seu site, por exemplo.

Para sempre trabalhar de forma alinhada aos seus objetivos, é necessário criar o hábito de monitorar as suas métricas de sucesso com regularidade. Caso perceba alguma queda em setores importantes, certifique-se de realizar ajustes para reverter o quadro o quanto antes. No caso contrário, ao perceber números positivos, intensifique suas ações para obter resultados ainda melhores.

Curta a nossa página no Facebook para continuar acessando o melhor conteúdo que ajuda a renovar suas estratégias!

Deixe um comentário

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

5 tendências de e-mail marketing para 2017Aumente sua lista de e-mails