5 métricas de engajamento para acompanhar e vender mais

 Em E-commerce, Email Marketing

CONTEÚDO ATUALIZADO EM MARÇO/2021

Vivemos em uma época em que os consumidores têm um volume enorme de informações e marcas à sua disposição. Para se ter uma ideia, um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) mostrou que, entre março e maio de 2020, foram abertos 107 mil novos tipos de e-commerce, entre alimentos e bebidas, roupas e calçados, produtos de limpeza. 

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Ou seja, nesse oceano de dados, o engajamento é a chave para conquistar a atenção do público e, logo, vender mais. Mas como engajar os clientes certos e não trabalhar escuro? A resposta está na análise de determinadas métricas de engajamento

Avaliar algumas métricas ajuda a apontar qual é a melhor direção a seguir, seja em uma campanha específica ou no desempenho do seu site como um todo. Essa análise mostra, por exemplo, se sua atuação está revertendo em resultados positivos ou se é necessário implementar ajustes. Somente assim você poderá trabalhar com foco em uma performance superior. 

Pensando nisso, reunimos as 5 principais métricas de engajamento que você deve acompanhar para alavancar o sucesso do seu e-commerce. Confira abaixo: 

1. Taxa de rejeição 

O principal objetivo de quem trabalha com um site é fazer com que o público acesse o máximo possível de conteúdo a cada visita. Nesse sentido, a taxa de rejeição é uma das métricas de engajamento mais importantes a se conhecer, já que, a partir dela, você descobre o número de usuários que visitaram apenas uma página e saíram. 

É possível que esse usuário tenha encontrado o que estava procurando de maneira fácil – o que não deixa de ser um ponto positivo. O problema é que ele não se sentiu estimulado a visitar outras seções. Por isso, sua missão deve ser a de empregar esforços para que as pessoas encontrem motivos para acessar mais páginas. 

Aqui, seguem algumas dicas práticas para diminuir a taxa de rejeição do seu site: 

  • Construa uma linkagem interna: inclua links entre os conteúdos que se relacionam dentro do seu site para estimular a navegação do usuário. 
  • Mantenha o conteúdo atualizado: isso não vale só para os textos. Sempre atualize os valores dos produtos, os descontos das promoções e a validade das campanhas para que o cliente nunca tenha a desagradável surpresa de encontrar informações erradas. 
  • Melhore a legibilidade e design do site: trabalhe com textos curtos, títulos grandes, cores chamativas para ajudar o usuário a encontrar o que procura com facilidade. 
  • Espalhe os botões de call to action (CTA): se você quer que o cliente engaje em uma campanha ou compre algum produto em promoção, de nada adianta colocar o botão de CTA escondido em um canto do site. Busque locais estratégicos para facilitar o acesso do usuário – só cuide para não pecar pelo excesso e atrapalhar a navegação. 

2. Menções à marca 

Outra métrica de engajamento importante para avaliar é a menção à sua marca. Afinal, ao contabilizar essas menções, é possível estabelecer um acompanhamento sobre a lembrança do público em relação a ela e, assim, saber como agir para sempre se destacar da concorrência. 

Atualmente, contamos com diversos meios para monitorar as citações ao nome da sua empresa no ambiente digital, especialmente devido à força das redes sociais. Usando o sistema de buscas delas ou ferramentas como Scup ou OpSocial, você pode encontrar como e quando usuários citaram determinados termos relacionados aos seus produtos ou serviços. 

3. Taxa de compartilhamento 

As pessoas estão quase constantemente conectadas às redes sociais, frequentemente compartilhando informações por meio delas. O relatório Digital 2020: Global Digital Overview, feito pela DataReport em parceria com Hootsuite e We Are Social, aponta que o número de usuários de redes sociais já atingiu a marca de 3,8 bilhões, ou seja, quase metade da população mundial. 

Com um volume tão grande de dados sendo trocados a todo instante por esses canais, a taxa de compartilhamento também se torna uma métrica de engajamento importante a ser acompanhada. Portanto, se as páginas do seu site ou aplicativo contam com a possibilidade de compartilhar informações com Facebook, Instagram, Twitter, por exemplo, você precisa monitorar estes números. Assim, é possível saber se o seu conteúdo está interessante, fazendo com que os usuários o publiquem no seu próprio perfil e, logo, gerando lembrança de marca. 

4. Tempo médio de visita 

Quanto mais conteúdo de valor seu site apresentar, maior deve ser o tempo de permanência do público nas suas páginas. Uma das métricas de engajamento mais valiosas, o tempo médio de acesso às páginas mostra se você está conseguindo reter sua audiência. 

Se o material publicado for legitimamente interessante, as pessoas farão questão de ler e interagir com tudo. Isso faz com que o contador de tempo de visita chegue a números mais altos. E mais: estimula o usuário a acessar outras páginas do site, como navegar pelos produtos. 

5. Conteúdo colaborativo 

Hoje em dia, quem determina a jornada de compra são os próprios consumidores, e não mais as empresas. Com uma infinidade de opções de escolha, são eles que decidem os rumos das tendências e como, onde e o que querem comprar. 

Por isso, outra métrica de engajamento importante para você acompanhar é o quanto os usuários estão gerando conteúdo espontâneo para sua empresa, seja na forma de posts nas redes sociais, avaliações deixadas em seu site ou respostas a um e-mail marketing, por exemplo. 

Para sempre trabalhar de forma alinhada aos seus objetivos, é necessário criar o hábito de monitorar as suas métricas de engajamento com regularidade. Caso perceba alguma queda em números importantes, certifique-se de realizar ajustes para reverter o quadro o quanto antes. Caso contrário, ao perceber números positivos, intensifique suas ações para obter resultados ainda melhores e alavancar suas vendas. 

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