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Entenda o que é inbound marketing

  • timer 04/01/2018
  • 2 min de leitura

Você já conhece o inbound marketing? Antes de chegar a uma resposta, considere o seguinte: em cinco minutos no Facebook, quanta informação você consome? Ao entrar em sites, você presta atenção nos anúncios ou aperta o “x” assim que pode? Você costuma ler artigos em blogs ou os que seus contatos compartilham pelas redes sociais?

Com cada vez mais empresas competindo pela atenção dos consumidores, fica mais desafiador chegar até eles. E é por isso que o marketing digital tem passado por verdadeiras revoluções. Uma das mais recentes (e eficientes) é o chamado marketing de atração — o inbound marketing.

Nessa nova proposta marketing, oferecer um conteúdo relevante para seus potenciais clientes é mais importante do que, simplesmente, oferecer um produto. Para que você conheça um pouco mais sobre o inbound marketing, elaboramos este artigo. Continue a leitura e confira!

O que é o Inbound marketing?

O inbound marketing não invade a sua navegação de forma intrusiva. Ele é elegante: ao invés disso, ele se baseia em conveniência.

A ideia é oferecer ao público conteúdo de qualidade e relevante. Algo que faça a diferença e que o incite a seguir a empresa em busca de mais informação.

E o conteúdo não apenas atrai potenciais consumidores. Ele é elaborado de forma estratégica para, também, guiá-los pelas etapas da compra, desde as pesquisas iniciais ao pós-compra.

Imagine alguém interessado em corrida. Ele busca dicas para melhorar a performance na internet, encontra o blog de uma loja de tênis repleto delas e passa a acompanhar as publicações. Ocasionalmente, ele lê sobre um novo modelo de tênis neste blog, se interessa — e já sabe onde comprar!

Quais as vantagens do inbound marketing?

Elas são várias, mas a principal é a credibilidade. A partir do momento em que sua empresa passa a compartilhar conhecimento sobre sua área, ela se torna uma referência.

O inbound marketing também tem custos menores. Ele pode ser feito por meio dos canais próprios da empresa — site, blog, redes sociais. O contato constante com a empresa beneficia, ainda, o relacionamento e os clientes chegam melhor informados à equipe de vendas.

Como montar uma estratégia?

A elaboração de uma estratégia de inbound marketing exige não apenas o conhecimento das ferramentas disponíveis na web para colocá-lo em prática mas também de conteúdo, relacionamento e métricas para acompanhar os resultados.

É preciso conhecer, antes de tudo, o público-alvo que você deseja atingir — quem eles são, quais seus problemas e as soluções que a empresa oferece, como eles compram e que papel a internet desempenha nesse processo.

Depois, é hora de definir o conteúdo a ser produzido para cada etapa dessa compra e em que canais distribui-lo para que ele chegue à pessoa certa, na etapa ideal.

Uma vez que você tenha atraído e fidelizado seu público, é preciso desenvolver mecanismos para convencê-lo a comprar, oferecendo toda informação e apoio de que ele precisa.

Você pode atrair clientes com uma postagem em um blog sobre um assunto relacionado à sua área, por exemplo. Convidá-los a assinar a newsletter para acompanhar seu conteúdo. Enviar e-mails marketing estratégicos, com os produtos pelos quais eles já demonstraram interesse e o caminho para que eles comprem ou falem com um vendedor.

Depois, é só medir os resultados e analisar que estratégias funcionam melhor para a sua empresa. Com o inbound marketing, você terá, em tempo real, dados sobre suas ações, seja nas redes sociais ou no site, por meio de ferramentas como Google Analytics.

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