Blog do Email Marketing
Dicas e conteúdo especializado em email marketing com foco em conversão
Nova integração disponível: Live eCommerce
Anunciamos com orgulho mais uma integração com plataforma de e-commerce! Desta vez, o novo parceiro integrado conosco é a Live eCommerce . A Live atua oferecendo uma plataforma de e-commerce [...]
Mailbiz fecha parceria com Nuvem Shop e anuncia nova integração
Estamos muito felizes em anunciar mais uma parceria com uma das grandes plataformas de e-commerce do país, a Nuvem Shop. A partir desta parceria, todos os clientes que possuem seu e-commerce na [...]
Como usar vídeo no e-mail marketing de sua empresa?📼
A utilização de vídeo no e-mail marketing pode trazer ótimos benefícios quando bem executadas e dentro de uma estratégia maior. Segundo pesquisas, apenas 25% dos profissionais de marketing estão [...]
Gatilhos mentais no e-mail marketing
Para estimular um e-mail marketing matador, você precisa despertar o desejo do seu cliente! E nada melhor que os gatilhos mentais para dar esse suporte e impulsionar uma ação de quem recebe o [...]
Como reengajar um cliente através do e-mail marketing?
Você já deve saber que vender para um cliente é 5 a 10 vezes mais barato que conquistar um novo cliente, certo? Sendo assim, manter um cliente engajado ou recuperar o relacionamento com um antigo [...]
Veja o resumo da Mailbiz no Forum E-Commerce Brasil 2018
Nos dias 15 e 16 de agosto de 2018 a Mailbiz esteve presente com estande no Fórum E-Commerce Brasil, o maior evento de e-commerce da América Latina. Foi uma oportunidade única de ter contato com [...]
Mailbiz lança novo Dashboard de email marketing
Uma das maiores dificuldades de qualquer empresa que trabalha com marketing digital é conseguir entender, no detalhe, quais ações estão gerando bons resultados e quais não estão funcionando. E se [...]
Como usar emoji no email marketing?
Para comemorar o dia mundial do emoji, dia 17 de julho, resolvemos falar sobre como usar emoji no e-mail marketing. O que sabemos é que no ano de 2015, emoji foi a palavra do ano e de alguns anos [...]
Mailbiz estará no Fórum E-Commerce Brasil 2018
Com grande satisfação informamos que a Mailbiz estará presente com estande no maior evento de e-commerce da américa latina, o Fórum E-commerce Brasil 2018. O evento ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 [...]
Mailbiz faz parceria com Tray e disponibiliza mais uma integração ao mercado
Seguindo o foco de facilitar a vida dos e-commerces brasileiros, a Mailbiz assinou um contrato de parceria com a plataforma Tray, uma das gigantes brasileiras do setor de e-commerce. A Tray é uma [...]
Como captar mais e-mails para o seu e-commerce
O e-mail marketing é uma ferramenta estratégica para empresas, principalmente quando falamos de e-commerce, pois é um canal de longo alcance, alta taxa de conversão e grande potencial de ROI. [...]
Comprar listas de e-mail: Vale a pena?
Muito se fala na importância do e-mail marketing na estratégia de marketing digital. Afinal, ela é considerada a melhor ferramenta para divulgação de produtos, serviços e também para fidelização [...]
Como entregar E-mail Marketing na caixa de entrada
Um dos maiores temores de todo empreendedor que utiliza e-mail marketing é cair na caixa de spam. Afinal, de nada adianta criar uma ótima estratégia, com uma mensagem super atraente e ela [...]
Como vender suplementos alimentares usando E-mail Marketing
Não é segredo para ninguém que o segmento de suplementos alimentares é um grande sucesso. A maior preocupação dos brasileiros com relação à saúde e a boa forma fez com que o setor ganhasse [...]
Confira o resumo do que rolou no Email Evolution Conference 2018
No início de abril, nosso CEO Vinícius Correa embarcou para New Orleans, nos EUA, para participar do Email Evolution Conference 2018. Esse é um dos maiores e mais respeitados eventos de e-mail [...]
3 motivos pelos quais seu E-mail Marketing não Funciona
Você envia e-mail marketing com freqüência, produz um conteúdo bacana, conta com uma boa ferramenta, mas não obteve nenhum resultado? Você já se perguntou por que a sua estratégia não está [...]
O E-mail Morreu? Confira algumas estatísticas sobre o assunto!
Esse é um antigo debate entre comunicadores e empreendedores, afinal, nos últimos anos, as novas gerações mudaram seus hábitos de consumo de informação, principalmente devido ao avanço de algumas [...]
Como o marketing de conteúdo para e-commerce pode ajudar a vender mais
O que você e sua equipe fazem para gerar confiança do seu público e mostrar que a empresa é uma boa opção para a compra? Essa questão é muito importante, pois estamos vendo a concorrência no [...]
5 formas de personalizar as campanhas de e-mail marketing
O email marketing é um dos meios mais eficientes do ambiente digital para entregar um conteúdo direcionado para o público certo. No entanto, para isso funcionar, você precisa conhecer bem o seu [...]
Entenda o que é inbound marketing
Você já conhece o inbound marketing? Antes de chegar a uma resposta, considere o seguinte: em cinco minutos no Facebook, quanta informação você consome? Ao entrar em sites, você presta atenção [...]
Aprenda como enviar e-mail marketing segmentado
Toda base de contatos tem perfis de públicos diferentes. Porém, em uma campanha de e-mail, muitas empresas não levam esse aspecto em consideração. É por isso que acumulam resultados ruins. Para [...]
Como usar as redes sociais para aumentar a captação de e-mails
Entre as estratégias de marketing de um negócio, nada mais importante do que gerar leads. Eles são, de maneira simplificada, pessoas com o perfil de possíveis clientes. E hoje, em uma realidade [...]
Como acompanhar campanhas de e-mail marketing no Google Analytics
Quem trabalha com e-mail marketing sabe que uma das grandes vantagens é a capacidade de mensuração de resultados: independentemente do tipo da estratégia elaborada, é possível ter cada vez mais [...]
Como planejar uma campanha de e-mail marketing eficiente
Quem trabalha com marketing digital sabe que o e-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de comunicação entre as pessoas. No mundo dos negócios não é diferente e esse tradicional recurso pode [...]
Mailbiz completa 5 anos de vida
No mês de agosto, a Mailbiz completou 5 anos de vida! Foram 5 anos de muito aprendizado, esforço e, felizmente, de muitos resultados para nossos clientes. Aproveitamos para agradecer a cada um de [...]
3 modelos de newsletter incríveis para inspirar
A newsletter é um poderoso meio para se comunicar com seu público de forma mais pessoal. Essa forma de comunicação, quando bem trabalhada, deixa mais clara sua intenção de ajudar sua audiência e [...]
Como fidelizar clientes com e-mail marketing
Se você tem buscado como fidelizar clientes com e-mail marketing, mas não tem obtido bons resultados, é hora de entender algumas questões básicas sobre essa poderosa estratégica mercadológica. [...]
A importância do suporte na escolha da ferramenta de e-mail marketing
Você decidiu investir em estratégias de e-mail marketing na empresa em que trabalha? Ótimo. Então está na hora de entender a importância do suporte na escolha da ferramenta de e-mail marketing. [...]
O que é spamtrap e como tratá-lo
Quem se apoia nas vantagens do e-mail marketing para a promoção de produtos e serviços deve sempre se manter o mais longe possível da classificação de spammer. Você sabe o que é spamtrap e como [...]
Confiança do consumidor: como o e-mail pode ajudar a conquistá-la
Um pré-requisito para a sobrevivência de qualquer negócio é conquistar a confiança do consumidor: como o e-mail pode ajudar a conquistá-la vai garantir mais vendas e a criação de um bom [...]
Template de e-mail marketing responsivo: o que você precisa saber
Se antes as pessoas costumam checar seus e-mails no desktop, hoje não há mais como ter certeza do dispositivo em que isso será feito. Pode ser num tablet, num smartphone, num notebook ou, até [...]
Como funciona um comparador de preços para e-commerce
Cada vez mais as pessoas estão comprando produtos pela internet e, ao mesmo tempo, o número de e-commerces tem aumentado de maneira exponencial. Ter uma loja virtual possui vários desafios [...]
O que é CRO e como aplicá-lo à sua estratégia de e-mail marketing
Você já sabe da importância do marketing digital e, provavelmente, já coloca em prática muitas ferramentas, mas talvez não conheça o termo Conversion Rate Optimization (CRO). Esse é um conjunto [...]
7 dicas para melhorar a conversão do seu carrinho de compras
Para um gestor de e-commerce, o carrinho de compras é considerado uma das maiores preocupações na estrutura do negócio, pois é nesta etapa onde o cliente finaliza a compra. Por esta razão, toda [...]
Relatório de e-mail marketing: como analisar os resultados
Engana-se quem pensa que o simples envio de mensagens para a caixa de entrada do cliente garantirá o sucesso de uma campanha. É preciso ter estratégia, objetivos e, acima de tudo, acompanhar o [...]
E-mail marketing: tudo que você precisa saber
Independentemente do porte ou ramo de atuação da empresa, hoje é praticamente impossível abrir mão do uso do e-mail marketing nas estratégias de comunicação. Se você considerou essa afirmação [...]
Como fazer e-mail marketing eficiente
Qualquer empresa que deseja otimizar as vendas da loja virtual precisa saber como fazer e-mail marketing eficiente. Sabia que, ao invés de enviar o mesmo conteúdo para todo mundo, disparar as [...]
4 métricas para avaliar uma campanha de e-mail marketing
Você sabe quais são as métricas para avaliar uma campanha de e-mail marketing? Se não faz ideia de quais são elas, está na hora de aprender! Afinal, são essas informações que vão indicar se suas [...]
6 práticas imperdíveis para ampliar a sua lista de e-mails
Você sabe que ter uma boa lista de e-mails é fundamental para as suas estratégias de e-mail marketing e geração de novos negócios mas, na mesma proporção, você também deve saber que não é fácil [...]
Mailbiz listada entre as ferramentas de e-mail marketing mais usadas por e-commerces brasileiros
Auxiliar as lojas virtuais brasileiras a alcançarem aumento significativo de engajamento e vendas com o e-mail marketing é a nossa Missão principal, é para isso que trabalhamos todos os dias. [...]
Confira quais são as melhores ferramentas de e-mail marketing
O e-mail é um dos principais canais de marketing da atualidade e representa uma parte importante de qualquer estratégia de vendas. E para conseguir os melhores resultados, é importante contar com [...]
Entenda como funcionam os Chatbots para e-commerce
Hoje, as empresas bem-sucedidas já entenderam que é preciso oferecer uma ótima experiência de compra ao usuário. Afinal, é assim que elas se diferenciam e conseguem permanecer na memória do [...]
Como melhorar a entregabilidade com as autenticações de DNS
Chegar à caixa de entrada de alguém está ficando cada vez mais difícil, mesmo que você tenha tomado as medidas necessárias seu e-mail não acabar na caixa de spam. Para ajudar nesta busca pela [...]
Exit intent no e-commerce: como funciona?
A triste verdade é que mais de 75% dos usuários abandonam uma loja online antes de fazer uma compra. Apesar dessa estatística desanimadora, os pop-ups de exit intent é uma forma eficiente de [...]
Entrega e entregabilidade: qual a diferença?
Sempre que criamos uma campanha de e-mail marketing, precisamos nos preocupar em fornecer um conteúdo interessante para a nossa base. Mas de nada adianta ter todo esse esforço se as suas [...]
Como aumentar o ROI do e-mail marketing usando segmentação
As ações de marketing de uma empresa precisam ter como objetivo principal a melhoria dos resultados financeiros da corporação, seja por meio da captação de possíveis novos clientes ou do próprio [...]
User experience no e-commerce: 6 fatores importantes a serem considerados
Muitos empreendedores enxergaram no e-commerce a possibilidade de oferecer seus produtos para um público enorme, sem as barreiras físicas do mercado local e com custo consideravelmente mais [...]
Como conquistar novos assinantes de newsletter
Qual empresa não quer conquistar novos assinantes de newsletter? Por meio desse canal de comunicação e de uma estratégia bem delineada de Marketing Digital, os resultados alcançados com os [...]
Como recuperar a confiança do consumidor após um erro no pedido do e-commerce?
Diariamente, vários processos dão errado no mundo dos negócios. Portanto, você está sempre diante do desafio de transformar falhas em sucesso. Mas o que realmente é preciso fazer para recuperar a [...]
Como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce
Quem lida com e-commerce sabe que o cliente, às vezes, é imprevisível: em um momento, ele está preenchendo os dados, no outro é direcionado para página de checkout e, quando menos se espera, [...]
Como utilizar autoresponders no e-mail marketing
No mundo do marketing digital, o dinamismo das mudanças chega a ser assombroso. Muitos profissionais que estão migrando para o mundo online têm dúvidas, principalmente, no que diz respeito à [...]
5 dicas para aumentar a taxa de cliques no e-mail marketing
Como está a sua taxa de cliques no e-mail marketing? Por ser uma das métricas consideradas decisivas para o seu conteúdo ter visibilidade, trazemos cinco dicas para aumentar a taxa de cliques no [...]
Entenda a importância do CTA no e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas que você tem à disposição para direcionar o seu público até a venda. Mas, para ter sucesso, você precisa implementar uma estratégia [...]
3 dicas de HTML para criar peças de e-mail de alta performance
O uso de HTML para criar peças de e-mail é fundamental se você quiser assegurar que sua mensagem realmente chegue à sua lista de contatos sem ruídos. Isso porque a maior parte dos serviços de [...]
E-mail marketing X Spam: qual a diferença entre eles?
O e-mail marketing é uma estratégia que utiliza o e-mail como uma ferramenta de marketing direto, permitindo que as empresas façam contato com seus clientes sem a influência de qualquer [...]
Plataforma de e-mail marketing: como explicar sua importância para clientes
Com o advento e a popularização da internet, a maneira como nos comunicamos e interagimos com outras pessoas passou por enormes transformações, gerando consequências também no modo como fazemos [...]
6 cuidados importantes com a logística do e-commerce
Quem administra uma loja virtual sabe muito bem que alguns elementos devem sempre funcionar perfeitamente, afinal, qualquer complicação causará algum problema no seu negócio. Pensando nisso, [...]
LANÇAMENTO: Analytics – Mensure as Vendas do E-mail Marketing em nossa ferramenta
Estamos na era da informação, do big data, das decisões baseadas em dados. E você, como está trabalhando no que se refere à mensuração de desempenho? Você toma decisões com base no histórico de [...]
Soft bounces e hard bounces: o que são e como identificá-los
Um dos principais benefícios do marketing digital é a possibilidade de mensurar cada aspecto da sua campanha com alta precisão. Dessa forma, você consegue ter certeza de que está atingindo o seu [...]
Nova integração disponível: Loja Integrada
Para alegrar o final desta semana, temos uma ótima notícia: a Loja Integrada é mais uma plataforma de e-commerce integrada conosco para importação automática do cadastro de clientes! [...]
Engajamento no e-mail marketing: como evitar que assinantes ignorem sua newsletter
Garantir um bom engajamento no e-mail marketing. Esse é um dos objetivos mais comuns entre as empresas que investem no envio de newsletters para construir um bom relacionamento com seus clientes. [...]
Saiba como lidar com a sazonalidade de vendas no e-commerce
Os períodos que antecedem as datas comemorativas representam uma parcela significativa no lucro de um e-commerce. Compreender a sazonalidade de vendas e adotar estratégias adequadas é fundamental [...]
Saiba como medir a taxa de conversão no e-mail marketing
O planejamento e a análise de resultados são duas das etapas mais importantes de suas campanhas. A mensuração da taxa de conversão no e-mail marketing, por exemplo, pode dizer muito sobre seus [...]
Dropshipping: entenda o que é e como funciona
Abrir uma loja virtual não é difícil, porém, há alguns desafios ao longo dessa jornada que devem ser enfrentados logo no início. Um deles é lidar com o estoque e a logística, duas peças [...]
Mobile e-mail marketing: como montar uma estratégia?
O comportamento dos consumidores tem mudado rapidamente, seguindo as novas tecnologias e as facilidades oferecidas por elas. O smartphone tornou-se um elemento fundamental para planejar uma [...]
O que é e como usar alt text nos seus e-mails?
Verdade seja dita: é muito frustrante gastar tempo pensando o design perfeito para um e-mail e esbarrar em problemas com imagens que não abrem. Concorda? Por isso, no artigo de hoje, trouxemos [...]
Conheça as melhores práticas de design para e-mail marketing
Mesmo com tantas ferramentas modernas, o e-mail marketing continua sendo um dos meios de comunicação mais eficientes e usados nos dias de hoje. Ele é um item muito importante na estratégia de [...]
CAC e conversão no e-commerce: você sabe quanto custa cada novo cliente?
Desde as mais genéricas até as mais específicas, em um e-commerce, todas as informações estão ao alcance do gestor. Dessa forma, é possível saber se os esforços de marketing estão surtindo [...]
Tipos de frete: quais os melhores para uma loja virtual?
Já parou pra pensar em qual é o melhor tipo de frete para a sua loja virtual? Não existe uma loja online de sucesso que não possua um sistema de entregas eficiente. A maioria das reclamações [...]
Conheça 3 novas plataformas de e-commerce integradas com a Mailbiz
Seguindo nosso compromisso de facilitar a vida de quem trabalha conosco, anunciamos com muito orgulho 3 novas plataformas de e-commerce integradas com a Mailbiz: Bis2bis , MKX e N49. Veja abaixo [...]
5 ferramentas fundamentais para quem tem uma loja virtual
Algumas ferramentas para loja virtual são indispensáveis para quem quer se manter competitivo e se destacar no mercado. Há atualmente uma série de ferramentas interessantes para controle das [...]
E-mail Referral Campaign: criando campanhas que convertem!
Os esforços de marketing são constantes para agregar valor às empresas. Por meio de mídias sociais, ações específicas e e-mail marketing, é possível atrair o público-alvo e engajá-lo. O que se [...]
Como utilizar o vídeo marketing em seus e-mails?
Aprender a utilizar o vídeo marketing em seus e-mails é essencial para uma lista bem nutrida e fiel. Estar sempre apresentando novas ideias e histórias para seu público ajuda a manter uma boa [...]
Entenda o que é e como criar um anúncio Carrossel
Uma das vantagens da internet é, certamente, o seu dinamismo. A todo momento, aparecem novidades e, quem sabe aproveitá-las, consegue obter melhores resultados em suas estratégias de marketing [...]
5 estratégias de e-mail marketing para o final de ano
Um bom empreendedor sabe que o fim de ano é sinônimo de oportunidade. Não apenas porque se aproximam as férias, o Natal e o Réveillon, mas também porque convencionou-se como o período ideal para [...]
GIF em e-mail marketing: conheça as vantagens e como criá-lo
Se você pensava que os gifs animados serviam apenas para mandar mensagens divertidas nos falecidos Orkut e MSN, está muito enganado. Eles podem ser muito úteis também em suas campanhas de [...]
Integrando o Facebook e o e-mail marketing para gerar mais resultado
E-mail marketing, blog, redes sociais, links patrocinados… O marketing digital conta com diversos canais à sua disposição para oferecer bons resultados a quem desenvolve uma boa estratégia. [...]
Aumente sua lista de e-mails: 4 dicas para ter mais assinantes
Para aumentar o alcance de suas campanhas de e-mail marketing, muitas empresas buscam um “atalho” e investem na compra de lista de e-mails. Este é um erro comum, que irá prejudicar os [...]
5 métricas de engajamento que você deve acompanhar
Engajamento é uma palavra de grande valor para o marketing digital. Atualmente, vivemos em uma época em que a comunicação se faz de forma bastante veloz e os conceitos se transformam rapidamente. [...]
Fique por dentro das 5 tendências de e-mail marketing para 2017
Não é preciso ser um profeta para vislumbrar o futuro. Ao redor do mundo, diversos analistas e especialistas de marketing digital utilizam dados e métricas para descobrir quais são as estratégias [...]
Qual é a hora certa de reformular o design do e-commerce?
Imagine que você analisou as principais métricas da sua loja virtual e percebeu que algumas coisas não estão indo tão bem como deveriam. Houve queda no número de novos acessos, também nas vendas [...]
Fique por dentro das 3 últimas tendências de e-mail marketing
Ter uma boa estratégia de envio de e-mails pode ser decisivo para o sucesso ou o fracasso do seu e-commerce. Parece exagero? Pois é isso que mostram as experiências nessa área. E os resultados [...]
SEO para e-commerce: 4 dicas para alcançar a 1º página do Google
Garantir que sua loja virtual esteja na primeira página do Google é muito importante para o sucesso de seu negócio, pois isso pode gerar tráfego para seu e-commerce e aumentar as suas vendas. [...]
Saiba como segmentar campanhas de e-mail marketing
Uma vantagem do e-commerce quando comparado com lojas físicas é que, ao comprar um produto pela internet, o usuário está mais disposto a fornecer informações, como e-mail, endereço, idade, sexo [...]
Novo parceiro de e-commerce: Trezo
Temos muito orgulho em anunciar mais uma parceria de sucesso: Mailbiz e Trezo. Seguindo nosso foco de conduzir lojas virtuais a um aumento significativo de vendas com o e-mail marketing, somos [...]
5 dicas para melhorar os resultados de campanhas de e-mail marketing
Campanhas de e-mail marketing são um dos meios mais poderosos para atingir o seu público no ambiente digital. É delas que vem a maior taxa de cliques de todos os canais e também o maior retorno [...]
4 razões para utilizar a automação de e-mail marketing
O e-mail é, sem dúvidas, uma das formas mais eficientes de construir um relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes. Gerenciar uma campanha, no entanto, exige que o responsável pela [...]
5 dicas para criar assuntos de e-mail marketing atrativos
Você com certeza já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é? Pois os assuntos de e-mail marketing são o primeiro elemento que o leitor vê de um envio e podem ser [...]
5 razões pelas quais o e-mail marketing ainda funciona
Todos os dias, surgem notícias de que novos meios de comunicação estão surgindo para finalmente substituir o e-mail. No entanto, ele permanece forte enquanto outras plataformas ainda se esforçam [...]
12 erros que atrapalham a conversão no e-commerce
Ter um negócio online é essencial para o crescimento de muitas empresas, pois algumas só tem a internet como meio para vender seus produtos. A loja online permanece aberta 24 horas por dia, 7 [...]
Como uma ferramenta de automação otimiza sua campanha de e-mail marketing?
A automação de uma campanha de e-mail marketing pode melhorar os resultados da sua empresa. É um processo que facilita todo o gerenciamento de envio, segmentação de contatos e produção de [...]
Plataforma de e-commerce: como acertar na escolha
Dúvida comum entre os gestores de lojas virtuais, a escolha da plataforma de e-commerce é uma etapa crucial ao longo da jornada, pois deve atender ao objetivo de colocar um comércio eletrônico [...]
Finalmente: Gmail agora suporta design responsivo!
* Com informações do blog Litmus. No final de setembro, o Gmail, maior provedor de e-mail gratuito do mundo, passou oficialmente a suportar o que todos os desenvolvedores de e-mail queriam: [...]
O que é gamificação e como pode ser usada no e-commerce
Está precisando dar uma turbinada nas vendas do seu e-commerce? Vamos te contar o que é gamificação e como ela pode ajudar o seu negócio! Esse termo, que vem do inglês “game” [...]
Era uma vez um webdesigner que trabalhava em uma loja virtual…
Era uma vez um webdesigner que trabalhava todos os dias em uma pequena loja virtual. O seu dia-a-dia era muito corrido. Ele tinha que atender a muitas coisas que o chefe solicitava: fazer banners [...]
4 características que os e-commerces de sucesso têm
Construir um e-commerce de sucesso não é tarefa fácil. É preciso cuidar de vários detalhes para garantir uma boa experiência dos clientes e, assim, conquistar o mercado. Não existem fórmulas [...]
5 estratégias de e-mail marketing para criar conteúdos melhores
O e-mail marketing pode trazer muitos benefícios para qualquer negócio. Atualmente, é o canal que mais consegue gerar conversões para a maioria das empresas. Segundo dados do Campaign Monitor, a [...]
Campanhas de e-mail marketing: saiba como otimizá-las
As campanhas de e-mail marketing são excelentes para gerar tráfego para uma loja virtual, fidelizar seus clientes e assim gerar mais vendas. Por isso, é muito importante que elas sigam as [...]
3 dicas poderosas para melhorar a entregabilidade do e-mail marketing
De todos os desafios que o email marketing nos traz, um dos maiores sem dúvida alguma é a entregabilidade. Entregabilidade é a capacidade de entregar um e-mail na caixa de entrada. Ter esta [...]
Como fazer a gestão de e-mail marketing da sua empresa?
Criar uma eficaz campanha de e-mail pode parecer ser um desafio. Entretanto, existem algumas regras básicas que você pode seguir para dar às suas mensagens de marketing a melhor chance de chegar [...]
Métricas para e-commerce: veja as 4 mais importantes
Acompanhar a saúde de um negócio é indispensável para qualquer tipo de empresa — principalmente para as lojas virtuais. E as métricas para e-commerce são grandes aliadas neste processo, pois são [...]
Check-out no e-commerce: 5 dicas para otimizá-lo
A não conclusão das compras faz com que as taxas de abandono de carrinho e check-out continuem altas no e-commerce nacional. Atualmente, segundo o IBOPE, a taxa de abandono em lojas virtuais fica [...]
Conheça os principais números do e-commerce no Brasil
Apesar de estarmos passando pela maior crise econômica nacional desde 1990, o consumidor virtual brasileiro já assimilou o comércio eletrônico como um excelente canal para economizar nos custos [...]
Para onde está indo o seu e-commerce?
De todos os problemas que vejo em lojas virtuais, um dos que mais me assusta é a escuridão que paira sobre os números da operação, ou seja, sobre as métricas. Frequentemente percebo lojistas [...]
Como um serviço de e-mail marketing pode ajudar seu negócio?
A razão pela qual o e-mail já existe há tanto tempo é que ele desempenha um papel muito relevante em marketing na internet. Afinal, é por meio dele que você consegue atrair a atenção do leitor e [...]
Era uma vez o dono de uma pequena loja virtual…
Era uma vez o dono de uma pequena loja virtual que vivia trabalhando mais de 10 horas por dia. A vida dele era “puro stress”. Todos os dias ele se dividia entre inúmeras tarefas, como comprar [...]
Um erro muito comum sobre listas de e-mail
Diversas empresas que estão iniciando no mundo do email marketing – e até algumas mais experientes – possuem um grande desejo imediatista de trazer mais acessos para a loja a partir das campanhas [...]
7 métricas de e-mail marketing que você deve ficar de olho
É muito comum ouvirmos por aí que o e-mail marketing está com os dias contados, que não traz mais retorno para as empresas, e isso é um grande equívoco! O que acontece é que muitas marcas não [...]
Desafios do e-commerce: como calcular o ROI
Para que seus investimentos sejam sempre otimizados e tenham desempenhos cada vez melhores, é essencial mensurá-los sistematicamente. Pensando nisso, criamos esse post sobre como calcular o ROI, [...]
Opt-out no e-mail marketing: entenda sua importância
Você já pensou no quanto seria desagradável para um contato continuar recebendo e-mails pelos quais ele não tem mais o menor interesse? Por questões éticas e legais, as pessoas que fazem parte de [...]
Teste A/B no e-mail marketing: como e por que fazer
É fato que o e-mail marketing ainda é um canal muito eficiente para aumentar as vendas quando utilizado de forma estratégica. Apesar de ser muito usado por empresas de diversos segmentos de [...]
4 erros de e-mail marketing que destroem a sua campanha
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de marketing digital, capaz de construir um relacionamento próximo com os clientes de sua empresa e até mesmo aumentar as vendas de seu [...]
Sua lista é muito pequena? Descubra como captar mais e-mails
De todos os desafios de quem trabalha com email marketing, fazer a lista de e-mails crescer é um dos maiores. Afinal, sem uma lista grande e de qualidade, o resultado final do email marketing [...]
Vinícius Correa entrevista Gabriel Trindade do grupo DCG
Na última semana, ocorreu em São Paulo o maior evento de e-commerce da América Latina, o Fórum E-Commerce Brasil 2016. Nosso CEO, Vinícius Correa, esteve presente e aproveitou pra gravar uma [...]
Como gerar tráfego para o seu e-commerce?
Como anda a taxa de visitação do seu site? Sempre pode melhorar, não é mesmo? Se você tem dúvidas a respeito de como gerar tráfego para o e-commerce, é interessante aprender algumas estratégias [...]
Como escrever linha de assunto no email marketing
Você sabia que 64% das pessoas decidem se vão ou não abrir um e-mail com base na linha de assunto? Sim, a linha de assunto do e-mail tem toda esta importância. Com frequência, percebo empresas [...]
6 estratégias para aumentar as vendas do seu e-commerce
Apesar de enfrentarmos um momento de turbulência econômica, o mercado de comércio eletrônico no Brasil demonstra tendências positivas: em 2015, o faturamento cresceu 15%, atingindo um total de R$ [...]
Novo parceiro integrado: VTEX
Estar integrado às melhores plataformas de e-commerce do Brasil é uma de nossas prioridades. Por isso, anunciamos mais um novo parceiro integrado: VTEX. A VTEX atua no mercado com solução [...]
Quais os segredos para ter sucesso com o e-commerce?
Hoje vamos falar sobre alguns dos segredos para ter sucesso com o e-commerce. Em tempos de maior velocidade e de constante evolução, o e-commerce requer cada vez mais dos lojistas uma visão [...]
Como fazer e-mail marketing?
Quando nós falamos de marketing para e-commerce, pensamos nas estratégias de criação de engajamento para o público da loja. Investir na comunicação com esse público é algo a se considerar, porém [...]
Novo parceiro integrado: CORE
Pensando sempre em trazer economia de tempo e mais tecnologia aos nossos clientes, apresentamos com orgulho mais uma plataforma de e-commerce que agora se integra conosco: A plataforma CORE é [...]
Dicas para aumentar a taxa de conversão do e-commerce
Estar sempre buscando aumentar a taxa de conversão do e-commerce é essencial para ter uma loja de sucesso. Contudo, a conversão tão desejada ocorre apenas quando o consumidor se sente seguro o [...]
4 estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce
Você sabe como fazer marketing para o seu e-commerce? Se não sabe ou não está tendo os resultados esperados, preste atenção neste artigo. Para te ajudar, formulamos 4 estratégias de marketing [...]
6 estratégias para criar conteúdo relevante para e-mail marketing
O e-mail marketing tem a melhor taxa de conversão dentro do Marketing Digital, por ser uma mídia com alto poder de segmentação e com alta pessoalidade. Porém, muitos administradores ainda passam [...]
Por que usar uma ferramenta de email marketing?
Enviar e-mail é algo bem simples, não acha? Dá para enviar para vários e-mails ao mesmo tempo a partir do MS Outlook, Gmail, Hotmail, etc… é super simples! Não é? Pois é, infelizmente ainda [...]
Como criar uma lista de e-mails usando o Marketing de Conteúdo
O e-mail marketing ainda é considerado uma das mais eficientes formas de captação e conversão de leads, devido ao seu baixo custo e alto retorno efetivo. Por isso, uma boa lista de e-mails é um [...]
Como aumentar o ROI do e-mail marketing?
E-mails são ferramentas poderosas para atrair vendas. Segundo uma pesquisa do Econsultancy, cerca de 23% das vendas das empresas são geradas por meio desse tipo de ação. E esse valor poderia ser [...]
7 práticas positivas do e-mail marketing para seu e-commerce
Depois de aprender a criar suas próprias campanhas de e-mail marketing, que tal conhecer algumas das melhores práticas do mercado? O e-mail marketing é uma ferramenta bastante versátil e pode ser [...]
Como escolher uma ferramenta de email marketing
Trabalhar com email marketing de alta performance demanda obrigatoriamente conhecimento e tecnologia. É a tecnologia que permitirá aplicar o conhecimento. E quando falamos em tecnologia, estamos [...]
Por que investir em marketing digital no seu e-commerce?
Investir em marketing digital deixou de ser uma opção nos dias de hoje. O mercado mudou e as formas de consumo também. Por isso, é fundamental estar presente na web. Se você for um e-commerce, o [...]
Como criar CTAs melhores para sua campanha de e-mail marketing
Você já parou para pensar no número de e-mails que recebe por dia e em quais deles realmente presta atenção? Existem alguns fatores que podem influenciar (e muito) na chance de alguém clicar em [...]
Novas integrações: FlowEcommerce e LinkBiz
Seguindo com o desenvolvimento de soluções que proporcionam maior dinamismo à sua estratégia de comunicação, estamos por aqui de novo para apresentar mais duas plataformas de e-commerce que agora [...]
Como aumentar a taxa de abertura das campanhas de e-mail?
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para gerar conversão, mas, para isso, é preciso que o usuário abra o e-mail ao invés de apenas notar sua chegada e apagá-lo de sua caixa de entrada. [...]
5 dicas para aumentar a taxa de conversão do e-mail marketing
A taxa de conversão do e-mail marketing faz parte da sua estratégia? Trata-se de um canal valioso para conquistar os seus objetivos, mas é preciso saber trabalhá-lo da maneira correta. Afinal, [...]
Novos parceiros integrados: BizCommerce e Moovin
Tempo é o recurso mais escasso atualmente no mundo corporativo, você sabia? É por isso que focamos muito em desenvolver soluções que economizem justamente este bem tão precioso, o tempo. Firmes [...]
Listas compradas para e-mail marketing: por que elas não te ajudam?
Você precisa de contatos para enviar e-mail marketing e precisa desses contatos rapidamente. Ah, se for possível conseguí-los facilmente, isso seria ainda melhor. Essa é a perspectiva que muitos [...]
5 erros cometidos na estratégia de e-mail marketing
O baixo custo e a praticidade têm transformado o e-mail marketing na ferramenta preferida de gestores e estrategistas na hora de reter e fidelizar seus clientes. No entanto, é preciso evitar uma [...]
E-mail marketing matador: 8 passos para você criar o seu
Conquistar os leitores e conseguir as conversões desejadas. Um e-mail marketing matador consegue atingir esses dois objetivos. Mas você sabe como criar um material de qualidade? Nós listamos 8 [...]
Conheça 11 formas infalíveis para divulgar seu e-commerce
Ganhar destaque e espaço no mercado de comércio online exige planejamento, comprometimento e paciência por parte da empresa. É preciso criar um universo favorável para o consumidor, que gere [...]
3 segredos para aumentar suas vendas com e-mail marketing
Um dos canais mais eficientes para atingir o público-alvo de uma empresa e aumentar o seu faturamento é o e-mail. De modo geral, as pessoas verificam as suas mensagens diariamente, então é a [...]
Inbound marketing: invista em conteúdo para atrair clientes
O mercado on-line tem crescido rapidamente nos últimos anos. Cada vez mais lemos notícias de como o marketing digital tem influenciado significativamente o crescimento das empresas, tanto dentro, [...]
5 motivos para você usar vídeos no seu e-mail marketing
O e-mail marketing tem sido uma das ferramentas mais eficazes para levar conteúdo até as pessoas, conseguindo assim, atingir estrategicamente o objetivo das empresas que é gerar mais tráfego para [...]
Por que imagens e infográficos dão um up no seu e-mail marketing?
O e-mail marketing, quando usado corretamente, é uma poderosa estratégia de marketing digital, que pode atingir diretamente o consumidor final e aumentar a taxa de conversão da campanha. Como [...]
Como personalizar o email marketing para os destinatários
O marketing de relacionamento está cada vez mais presente dentre as apostas das empresas que buscam uma relação mais próxima com o público. A melhor maneira para estreitar esses laços é investir [...]
Como definir dias, horários e frequência de envio no email marketing
Um dos principais questionamentos que recebemos em nosso dia-a-dia é como definir dias, horários e frequência de envio no email marketing. Afinal: existe uma resposta pronta para estas três [...]
Como usar envios automáticos no email marketing
Para aproveitar todo o poder que o email marketing pode oferecer, é preciso compreender as suas funcionalidades e aplicá-las de maneira correta. Um dos recursos que mais traz retorno financeiro [...]
LANÇAMENTO: API de Integração
Seguindo o compromisso de evoluir nossa ferramenta de email marketing, estamos muito orgulhosos de apresentar nosso mais novo recurso: API de integração. Com a API, estamos oferecendo a todos os [...]
A importância do envio de teste no email marketing
Uma das principais recomendações para quem trabalha com e-mail marketing é utilizar o recurso de teste disponibilizado pela ferramenta de disparo. Neste artigo, falaremos sobre a importância do [...]
Como organizar listas de e-mail para ter mais retorno no email marketing
Conseguir atingir uma taxa satisfatória de entregabilidade, alcançar um ROI acima da média, ter resultados positivos aliados à sua marca, são alguns, dentre outros propósitos, de quem utiliza [...]
Como funciona a reputação no email marketing
Um dos conceitos mais “nebulosos” no email marketing é o de reputação. Certamente você já ouviu falar nele, mas cá entre nós, você possivelmente se pergunta: como funciona a reputação [...]
Novo plano lançado: SMB 375
Estamos lançando hoje um novo plano: SMB 375. Este plano oferece todos os recursos do produto SMB e o seu limite de envios mensais é 375.000. Ou seja, agora temos este plano intermediário entre o [...]
Novo recurso: PERFORMANCE. Entenda o seu desempenho de uma vez por todas.
Olá! Estamos aqui hoje para apresentar com muito orgulho o nosso novo recurso: Performance. Entenda o seu desempenho de uma vez por todas. Com o Performance, nós elevamos a um nível muito [...]
Sabe o que mais impede as empresas de terem resultado com email marketing?
Por Vinícius Correa – CEO da Mailbiz Alcançar o sucesso, bater metas, ir além do esperado, ficar acima da média, surpreender pessoas e a si mesmo com resultados extraordinários. Quem não [...]
Como entregar email marketing na caixa de entrada
Um dos maiores desafios para quem trabalha com email marketing é entregar as mensagens na caixa de entrada, afinal, quanto mais e-mails atingirem a caixa de entrada, mais aberturas, cliques e [...]
Estratégias de email marketing para a Black Friday
A importante data americana de compras chamada Black Friday, que ocorre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças, chegou mesmo com tudo ao Brasil. Em 2015, segundo a [...]
LANÇAMENTO: Nova interface da ferramenta para os planos SMB
Nesta semana apresentamos a todos os clientes da solução SMB nossa nova interface da ferramenta de email marketing Mailbiz. Trabalhamos duro nos últimos 6 meses para entregar a você, nosso [...]
Crise? Veja 4 dicas para enfrentá-la com email marketing
O cenário brasileiro não está fácil em 2015. A economia em recessão, inflação em alta, desemprego subindo e, com isso, muita gente segurando os gastos. O e-commerce brasileiro não fica de fora [...]
O poder das integrações e automações no email marketing
Nós aqui na Mailbiz temos o prazer de trabalhar diariamente com lojas virtuais de diversos segmentos, sendo que para algumas destas empresas prestamos serviços de consultoria, o que nos leva a [...]
5 hábitos de uma operação eficiente de email marketing
Alcançar resultados expressivos com email marketing não é uma tarefa fácil. Dentre as tarefas essenciais para atingir um desempenho consistente está uma pouco comentada: organização da operação. [...]
Novo plano lançado: SMB 125
Estamos lançando hoje um novo plano: SMB 125. Este plano oferece todos os recursos da solução SMB e seu limite de envios mensais é 125.000. Ou seja, agora temos este plano entre o SMB Flex e o [...]
7 métricas essenciais para medir retorno financeiro do email marketing
O email marketing é conhecido como uma das mais mensuráveis mídias online. Podemos facilmente medir, a cada campanha, números como: Taxa de Abertura, Taxa de Cliques, Taxa de Opt-out e Bounces. [...]
Chegou a integração de dados Easy2biz, em parceria com a EZ Commerce
Temos uma novidade importante para anunciar: agora todos os clientes da Mailbiz que utilizam a plataforma de e-commerce da EZ Commerce podem integrar o cadastro de clientes da loja virtual com a [...]
Mailbiz amplia estrutura de servidores
Temos orgulho em anunciar que estamos operando com novos servidores desde o dia 12/09/2014. A Mailbiz investiu pesado para garantir maior velocidade e confiabilidade em seus serviços. Os novos [...]
Como reengajar contatos inativos da sua lista
É comum que após algum tempo enviando campanhas de email marketing se perceba uma queda no volume de interações de aberturas e cliques. Enquanto uma parte dos contatos abandona seus emails e por [...]
Como fazer email marketing – Conheça 10 dicas indispensáveis
Você já deve ter se perguntado: “como fazer email marketing dar mais resultado?”. Pois então, fazer email marketing com resultados não é complicado como muita gente pensa. Na verdade é simples, [...]
Email Marketing – 5 respostas para você investir sem medo
Olá, com este artigo pretendemos deixar claro o que é email marketing e desmistificar algumas ideias erradas sobre esta prática. Vamos lá! O que é Email Marketing? De uma maneira bem básica e [...]
Glossário de Email Marketing
Profissionais do email marketing, e do mundo digital em geral, normalmente usam muitos jargões. Se você é um iniciante no mundo do email marketing ou mesmo se já tem alguma experiência, é comum [...]
Email marketing com engajamento – 3 dicas preciosas
Existem poucas coisas mais frustrantes para o profissional que trabalha com email marketing do que ver o volume de interações cair campanha após campanha. É muito comum vermos, após algum tempo, [...]
O poder oculto do email marketing
Quem trabalha com marketing digital sabe como é grande a pressão por resultados imediatos, em todas as mídias. É a busca pelo famoso ROI. Todas as empresas obviamente precisam de retorno e buscam [...]
Por que e como usar GIF animado no email marketing
Todos que trabalham com email marketing sabem o quão difícil é instigar a curiosidade do público para gerar conversão em cliques. Já pensou em fazer isso com GIFs animados? Pois bem, saiba que [...]
Chegaram as novas soluções da Mailbiz
Temos imenso prazer em apresentar muitas novidades! A primeira delas é nossa nova cara: novas cores, novo logotipo e novo site. Estabelecemos agora, mais do que nunca, uma nova missão: entregar [...]
Como causar uma boa primeira impressão no e-mail marketing
Já diz o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Assim como formamos a maior parte da nossa opinião sobre outras pessoas através das primeiras impressões que temos delas, [...]
Twitter anuncia recurso que permite captação de e-mails
O Twitter demonstra estar focado em fornecer soluções para marcas que querem obter receitas a partir da sua rede social. Recentemente, o Gerente de Produto Mitali Pattnaik anunciou através do [...]
Engajamento: a arte de transformar clientes em fãs
O marketing via email é seguramente uma das melhores formas de se relacionar com o cliente, devido a sua agilidade, mensurabilidade e possibilidade de gerar interações quase que instantâneas. [...]
Nova funcionalidade: Envios Automáticos!
Temos orgulho em anunciar a liberação de uma nova funcionalidade: os Envios Automáticos. Agora você terá como enviar email marketing de modo automático com base em um destes eventos: – [...]
A importância da segmentação no email marketing
Muito se fala sobre segmentação no mundo do marketing digital. Quando se fala de segmentação no email marketing então, o tema sempre surge com força. Contudo, observa-se ainda apenas uma pequena [...]
Dicas de como aumentar a base opt-in
Uma das dúvidas mais comuns na cabeça de quem administra o marketing de uma loja virtual é como obter novos e-mails para a base. De fato, se nada for feito, o crescimento tende a ser lento e por [...]
Design para mobile: 7 dicas para melhorar os resultados
Todos sabemos que o mercado de smartphones e tablets cresce com muita força no Brasil. Mas será que você já se deu conta de que isto significa que cada vez uma parte maior dos usuários abre as [...]
A Mailbiz deseja BOAS FESTAS!
É, 2012 já está acabando… Foi um ano muito especial para nós, o ano em que nascemos e que pudemos acompanhar de perto os nossos clientes e parceiros crescendo e evoluindo. Então desejamos [...]
Escolhendo o assunto para a sua campanha
O assunto do email marketing é um ponto chave para determinar o interesse em abrir ou não a mensagem. Atualmente todos recebemos uma avalanche de mensagens que só pelo assunto decidimos não [...]
Mailbiz investe e amplia estrutura de servidores de envio
A Mailbiz tem a felicidade de informar que a partir de hoje, 20/11/2012, todos os clientes podem contar com um acréscimo de 25% na estrutura de servidores de envio. Todos os novos servidores [...]
5 lições de email marketing da campanha de Barack Obama
O presidente dos EUA Barack Obama tem sido apontado como um dos políticos mais “conectados” de sua época, utilizando as mídias sociais e o email marketing como poucos antes dele. [...]
5 livros que todo profissional de marketing digital deve ler
Normalmente falamos aqui sobre o marketing por email. Hoje vamos ser mais genéricos, vamos falar de marketing digital. Nunca é demais divulgar os livros que temos a disposição sobre um tema tão [...]
O que você realmente vende?
Vender online ou offline pode ser complicado. Independente do ambiente, você está sempre tentando descobrir o que é que as pessoas precisam ou querem, e o que elas irão comprar. E frequentemente, [...]
Uma simples iniciativa que pode aumentar a taxa de abertura
Uma das mais conhecidas métricas do email marketing é a taxa de abertura e com certeza você quer que o maior número possível de contatos da sua base abra as suas campanhas. Dentre todas as [...]
Infográfico – indicadores de email marketing em função de dias e horários
A empresa Kissmetrics apresentou um infográfico interessante sobre os principais indicadores de e-mail marketing (taxa de abertura, taxa de clique, opt-out, abuse e bounces) de acordo com os dias [...]
Qual o melhor horário para enviar email marketing?
A escolha do horário para envio de email marketing é um assunto muito debatido, justamente por sua importância e controvérsias. Por isso vamos falar um pouco hoje sobre esta difícil escolha. [...]
Infográfico – Email Marketing está vivo e muito bem
Um e-mail marketing criativo vai muito além da sua última oferta. Trata-se de se envolver com os seus clientes (e potenciais clientes) contribuindo para uma conversa que os leve a tomar [...]
Como fazer Teste A/B no email marketing
Hoje vamos falar um pouco sobre como fazer Teste A/B no email marketing. Mesmo que você não saiba perfeitamente como ele funciona e como deve ser aplicado, com certeza já deve ter ouvido [...]
Código de boas práticas para envio de email marketing
Você sabia que existe um código que regulamenta a prática do envio de email marketing? Ele se chama CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing). Se ainda não conhece, [...]
Agora a mailbiz tem um blog!
Olá! É com satisfação que anunciamos a criação do nosso blog! Este será um espaço para a troca de conhecimento sobre as melhores práticas para envio de email marketing. Esperemos que cada vez [...]
Integração com Jet eCommerce já está disponível!
Novidade! Agora os clientes da Jet eCommerce já podem integrar o seu cadastro de clientes com a Mailbiz. A Jet está no mercado de e-commerce brasileiro há mais de 18 anos e possui mais de 15.000 [...]
Nova integração disponível: Live eCommerce
Anunciamos com orgulho mais uma integração com plataforma de e-commerce! Desta vez, o novo parceiro integrado conosco é a Live eCommerce . A Live atua oferecendo uma plataforma de e-commerce [...]
Mailbiz fecha parceria com Nuvem Shop e anuncia nova integração
Estamos muito felizes em anunciar mais uma parceria com uma das grandes plataformas de e-commerce do país, a Nuvem Shop. A partir desta parceria, todos os clientes que possuem seu e-commerce na [...]
Como usar vídeo no e-mail marketing de sua empresa?📼
A utilização de vídeo no e-mail marketing pode trazer ótimos benefícios quando bem executadas e dentro de uma estratégia maior. Segundo pesquisas, apenas 25% dos profissionais de marketing estão [...]
Gatilhos mentais no e-mail marketing
Para estimular um e-mail marketing matador, você precisa despertar o desejo do seu cliente! E nada melhor que os gatilhos mentais para dar esse suporte e impulsionar uma ação de quem recebe o [...]
Como reengajar um cliente através do e-mail marketing?
Você já deve saber que vender para um cliente é 5 a 10 vezes mais barato que conquistar um novo cliente, certo? Sendo assim, manter um cliente engajado ou recuperar o relacionamento com um antigo [...]
Veja o resumo da Mailbiz no Forum E-Commerce Brasil 2018
Nos dias 15 e 16 de agosto de 2018 a Mailbiz esteve presente com estande no Fórum E-Commerce Brasil, o maior evento de e-commerce da América Latina. Foi uma oportunidade única de ter contato com [...]
Mailbiz lança novo Dashboard de email marketing
Uma das maiores dificuldades de qualquer empresa que trabalha com marketing digital é conseguir entender, no detalhe, quais ações estão gerando bons resultados e quais não estão funcionando. E se [...]
Como usar emoji no email marketing?
Para comemorar o dia mundial do emoji, dia 17 de julho, resolvemos falar sobre como usar emoji no e-mail marketing. O que sabemos é que no ano de 2015, emoji foi a palavra do ano e de alguns anos [...]