E-mail marketing: por que sua ferramenta deve ser integrada ao e-commerce?

 Em E-commerce, Email Marketing

Você já precisou juntar vários documentos para resolver algo e percebeu que eles estão espalhados pelo escritório, em diversas pastas no seu computador ou na nuvem? Se passou por isso, sabe que é preciso tempo e paciência para encontrá-los e organizá-los. O mesmo acontece com os dados de seus clientes, se a ferramenta de e-mail marketing não estiver integrada à plataforma de e-commerce. 

E nem precisa ser a Marie Kondo, a guru da organização pessoal, para manter tudo em ordem. A Mailbiz dispõe da integração com cerca de 40 plataformas de e-commerce, como Linx, Vtex, Tray, Bis2Bis e muitas outras. Essa funcionalidade garante que os dados de cadastro de clientes e assinantes de newsletter sejam atualizados automaticamente. 

Para que a importância dessa integração fique ainda mais clara, a seguir, respondemos quatro principais perguntas sobre o assunto: 

1. Para que serve a integração do e-mail marketing com o e-commerce?

O e-mail marketing é um canal incrivelmente estratégico para a sua loja, mas para que ele seja explorado em todo o seu potencial, é preciso estar atento à atualização e organização dos dados. A integração dos e-commerces com a ferramenta automatizará a importação desses contatos. 

“Sem a integração, você gasta tempo, energia e ainda corre o risco de perder o timing de engajamento com o lead e uma possível venda”, reforça Lucas Brum, especialista em e-mail marketing da Mailbiz

Isso significa que você pode dar adeus às planilhas de contatos do Excel. Ao invés de precisar configurar a importação de dados diariamente, toda semana ou mês, a automação cuidará desse processo sozinha, centralizando os dados, permitindo um gerenciamento estratégico dessas informações, além de criar fluxos de campanhas automáticas, como envios de boas-vindas. 

O e-mail de boas-vindas, aliás, é um dos principais contatos com os clientes, afinal, é uma mensagem aguardada por quem se cadastrou na sua loja. Isso se reflete nas taxas de abertura: esses e-mails têm até 60% a mais de taxa de abertura e cinco vezes mais cliques em relação aos demais e-mails marketing. 

Isso é extremamente estratégico em um cenário em que quase metade (45%) das compras via assinante ocorre dentro das primeiras 24 horas. Você não pode desperdiçar essa oportunidade, não é? 

>> Falamos mais sobre isso aqui: Para encantar os clientes, invista no e-mail de boas-vindas 

2. Como funciona a integração? 

A integração acontece de duas formas. A primeira trata do cadastro dos contatos, bem como a atualização de dados como nome, data de nascimento, cidade e estado. Isso fica a cargo de uma  API, um conjunto de comandos que, ao serem interpretados, realizam operações na ferramenta. A API também é responsável por carregar as estatísticas das campanhas. 

Já a segunda forma de integração é voltada para os formulários de captação, newsletter e pop-ups. Mas não se preocupe, todo este trabalho é entregue ao lojista pelo seu analista Mailbiz, logo após o treinamento da plataforma. Habilitar a integração é muito mais rápido do que você imagina!

3. Quais são os benefícios para o meu e-commerce? 

Com essa facilidade, as listas de contatos ficarão sempre atualizadas e a segmentação muito mais simples de ser realizada, aumentando a eficácia das estratégias de marketing da sua empresa e melhorando a visibilidade da marca. Isso significa que o lojista pode:

  • Potencializar a segmentação

A integração importa para a lista campos personalizados com diversas informações pessoais, como nome, e-mail, data de nascimento, gênero, se o contato é pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ), CEP e muito mais. Com esses dados organizados e sempre atualizados, a estratégia de segmentar a base fica muito mais precisa

Assim, é possível personalizar os e-mails, produzindo campanhas específicas – como um e-mail marketing somente para homens, indicando produtos para cuidado com a barba. Isso sem esquecer das campanha de frete grátis para uma determinada cidade ou região do País. 

  • Economizar tempo 

Tempo é dinheiro, ainda mais quando falamos em e-commerce. Integrar os sistemas não só elimina a tarefa repetitiva e longa de atualizar os dados manualmente, como possibilita que a sua equipe esteja focada no que realmente importa para a sua estratégia. Além disso, a automação permite o envio de campanhas específicas, como boas-vindas e e-mails para os aniversariantes, por exemplo. 

  • Não perder o timing 

Um contato que se cadastrou pela tarde no seu e-commerce pode receber, logo em seguida, um e-mail de boas-vindas – lembre-se do quão estratégicos eles são. No dia seguinte, já pode receber uma campanha promocional, caso tenha optado por receber promoções. Indo além, também permite configurar o envio de e-mails automáticos com campanhas específicas de determinados produtos, se possível, oferecendo algum benefício para a finalização da compra. Isto torna muito mais dinâmica a comunicação e aumenta as chances de converter aquela pessoa em cliente. 

4. E a segurança dos dados dos meus clientes? 

Os clientes estão cada vez mais instruídos e conscientes sobre o uso de seus dados pessoais. Aliada a isso, a implementação da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para 2021, demanda um cuidado especial por parte de todas as empresas que recolhem dados por meio de cadastros, landing pages, ou newsletters. 

Até nesse aspecto a integração é uma importante parceira do seu e-commerce. Com a atualização automática, você tem certeza de que só entrarão na sua lista pessoas que deram a permissão, reduzindo as taxas de spam e enviando mensagens e ofertas somente para os clientes certos. 

Quer saber mais sobre como utilizar a integração e a automação de e-mail marketing em seu e-commerce? Contate-nos! Temos o produto certo para a sua estratégia. 

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