Para encantar os clientes, invista no e-mail de boas-vindas

 Em Email Marketing

Começar um relacionamento com pé direito é fundamental e, no mundo digital, quem faz o papel do cartão de visita é o e-mail de boas-vindas. Além de ser um primeiro contato, ele é determinante para estabelecer o tipo de relação que sua marca terá com o usuário.

Mensagens como “por favor, verifique seu endereço de e-mail” ou “não deixe de nos adicionar à sua lista de e-mail”, ainda que importantes para confirmação, não são o caminho mais certeiro para impactar o destinatário. Além de agradecê-lo pela inscrição, esse contato inicial serve para instigar, indicar a frequência e o conteúdo de seus e-mails futuros, reafirmar a lembrança da sua marca e esclarecer questões acerca da privacidade dos dados pessoais. 

Esse disparo tende a gerar um engajamento maior do que e-mails enviados normalmente, uma vez que o contato se cadastrou recentemente no seu site e espera por algum tipo de notificação. E-mails de boas-vindas podem gerar 320% mais receita do que outros e-mails promocionais. Podem, também, aumentar em 86% as taxas de abertura, em 196% as taxas de cliques e em 336% as taxas de transação, revela a Easy-SMTP.

 

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Por isso, as campanhas devem acontecer assim que os contatos enviarem o seu endereço de e-mail para não perder o período de maior engajamento. Isto é fácil de ser implementado com uma ferramenta de automação. Nada de demorar horas para enviar o seu e-mail de boas-vindas!

Essa é uma ótima oportunidade para encaminhar um incentivo para que os novos assinantes realizem alguma compra, como um desconto especial ou um serviço diferenciado. Abaixo, apontamos o porquê do e-mail de boas-vindas ter um papel fundamental na estratégia de e-mail marketing e quatro vantagens desse primeiro contato. Confira:

 

Por que esse e-mail é indispensável?

Como foi que você conquistou esse cliente? A pessoa certamente se cadastrou no seu site porque considera seus serviços úteis, que seu e-commerce tem bons preços, para ficar por dentro das novidades ou para participar de algum evento. Independentemente do motivo, esse consumidor já chega com expectativas.

Uma mensagem de boas-vindas irá recepcioná-lo. Já um excelente e-mail de boas-vindas será capaz de reforçar sua marca e mostrar que sua empresa é útil para ele. 

Mesmo que boa parte das vendas não sejam realizadas logo no primeiro contato com a marca, o e-mail de boas-vindas é um primeiro passo essencial para nutrir o lead com conteúdo, mostrando que suas mensagens futuras terão relevância direta para ele. Como esse e-mail é desejado pelo destinatário, ele tem alta taxa de abertura e mais chances de cliques, quando comparado com e-mails marketing padrões.

Superar as expectativas, dando algo a mais para esse novo clientes – como um brinde especial ou mesmo um tratamento mais humanizado -, é o tipo de surpresa agradável e eficaz para manter seus assinantes engajados. Se fizer isso corretamente, você será capaz de treinar seu assinante a esperar ansiosamente pelo seu conteúdo.

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Benefícios do e-mail de boas-vindas

Como vimos, o e-mail marketing de boas-vindas é um ótimo jeito de impulsionar o engajamento de assinantes. Compreender a função do e-mail de boas-vindas é o primeiro passo para acertar no envio. Quando usadas de maneira certa, essas mensagens abrem portas e dão o tom na hora de estabelecer o tipo de relacionamento que você quer ter com seus clientes. 

Abaixo, listamos quatro bons motivos para apostar no e-mail de boas-vindas:

 

Reforço de marca

Se a sua empresa está promovendo ou patrocinando uma feira ou congresso, é um bom momento para pegar os e-mails das pessoas confirmadas e mandar uma mensagem de boas-vindas oferecendo conteúdo relevante sobre o tema do evento. Esse é um exemplo de como esse primeiro e-mail pode realçar o nome e a identidade visual da sua marca na lembrança dos clientes. 

Mesmo se esse não for o seu caso, saiba que o e-mail de boas-vindas colabora para aumentar a familiaridade com a sua marca e fortalecer associações com a categoria de produtos e serviços que você oferece. Deixe transparecer a personalidade da sua marca e, quem sabe, até conte um pouco da sua história. Venda o seu peixe!

 

Captura de dados

Download grátis, acesso a uma ferramenta exclusiva no seu site, descontos. Essas são algumas das iscas para você colher mais dados dos seus clientes logo no primeiro contato. Fortalecer seu banco de dados é fundamental para conhecer as personas, prever tendências e trabalhar de forma mais precisa e estratégica.

Assim, o trabalho de segmentação da base é facilitado. Com informações como faixa etária, localização geográfica, ocupação, estilo de vida, nível educacional, entre outras, é possível elaborar ações futuras que tenham maior impacto.

 

Sintonia com o cliente

Provavelmente, o seu site é recheado de calls-to-action, como aqueles botões de interação. Quem clicou em “quero um orçamento” ou “quero fazer um teste grátis”, em geral, tem um comportamento mais próximo da compra. Do mesmo modo, se o cliente se cadastrou no seu e-commerce depois de procurar um tênis esportivo, por exemplo, não seria oportuno ofertar no e-mail de boas-vindas um cupom de desconto em sapatos sociais.

Então, além das boas-vindas, é importante entregar o que o cliente deseja. Ao ser mais certeiro, você mostra que a inteligência por trás da sua plataforma está antenada com o que o cliente busca e necessita. 

 

Alinhamento de expectativas

Ao segmentar sua lista com base na data de criação do contato, é possível disparar um e-mail de apresentação que reforce o posicionamento da sua marca. Mostre quais são os seus valores e por quais motivos esse novo cliente é tão importante para você – e também as políticas de proteção de dados pessoais.

A conscientização sobre privacidade dos dados está realmente forte entre os consumidores. Mais de 70% dos entrevistados no estudo State of the Connected Customer estão dando mais importância à confiabilidade do que há um ano, e 54% afirmam que, hoje, é mais difícil uma empresa ganhar sua confiança. Ao mesmo tempo, 65% dos consumidores pararam de comprar produtos de marcas por falta de confiança, principalmente devido às políticas não muito claras de privacidade. A pesquisa foi realizada com mais de 8 mil consumidores em 16 países.

 

Bons exemplos de e-mail de boas-vindas 

Reunimos, aqui, alguns exemplos de e-mail de boas-vindas para inspirar suas criações:

 

E se você quer otimizar sua campanha de e-mail marketing, seja com e-mail de boas-vindas, automação dos processos, segmentação da base, entre outras estratégias, entre em contato com a Mailbiz, pois nós podemos apoiar o crescimento do seu negócio.

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