Automações de e-mail: um aliado do seu e-commerce

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O que seria do e-commerce sem o e-mail marketing? Divulgações, lembretes de pagamento, acompanhamento dos pedidos, recomendações de produtos e até mesmo aquela mensagem carinhosa no dia do aniversário do cliente. São inúmeras as formas de usar este canal para engajar e manter informados os consumidores do seu e-commerce. E quem facilita o gerenciamento e a entrega dessas campanhas é a automação. 

Pelo alto alcance orgânico – e consequente custo-benefício –, o e-mail marketing é apontado como um dos mais importantes canais de marketing. O relatório Email Marketing Industry Census indica que 74% dos entrevistados veem o e-mail marketing como o canal que apresenta maior retorno financeiro.

Os ganhos potenciais para o e-commerce são ainda mais elevados quando se conta com o apoio de uma eficiente solução de automação. Entre os principais itens que motivam a preferência pelo e-mail marketing, a possibilidade de automatização é o principal diferencial para 60% dos entrevistados da pesquisa que citamos acima. O uso vem crescendo, como alertamos há algum tempo, e a tecnologia está a cada dia mais encorpada.

Confira também:

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Afinal, o que é automação?

Estudo dos dados, segmentação dos contatos, envio dos e-mails, análise dos resultados e muito mais. Para um e-mail marketing chegar na caixa de entrada do destinatário, muito trabalho foi desenvolvido antes desse disparo.

Lucas Brum, especialista em e-mail marketing da Mailbiz, explica que, para facilitar e tornar as estratégias de marketing mais produtivas, a automação surge para fazer o gerenciamento de e-mail marketing completo, como a gestão de sua base de contatos, atualizar informações cadastrais do público, a criação e-mails de forma rápida e o acompanhamento de várias métricas que poderão medir o sucesso de uma estratégia. Trata-se de um conjunto de ferramentas e processos que ajudam a automatizar o trabalho dos profissionais de marketing. 

Seu principal trunfo, ao verificar de forma precisa o engajamento dos contatos, é criar ações automáticas a partir do tipo de interação do público. Você não precisa mais acompanhar quais clientes emitiram boleto de pagamento de uma compra e não quitaram. A tecnologia gerencia isso e, automaticamente, envia lembretes de pagamento. Mesmo depois dos alertas, seu cliente não pagou? Essa é a hora de reengajar usando recomendações de produtos similares ou mesmo um cupom para aquele item que o cliente demonstrou interesse.

E por onde começar?

Deixe para lá a ideia de que automação é complicada ou que não é para o seu negócio. O primeiro passo é ter ao seu lado uma plataforma de automação que supra suas necessidades e lhe ajude a implementar todas as ações desejadas.

Nesse momento inicial, é fundamental contar com o apoio de um time de especialistas para integrar seu site com o seu sistema de e-mail marketing. Com esse suporte, pode-se alinhar quais personalizações e segmentações são úteis para o seu negócio. Depois disso, é só focar no conteúdo das campanhas.

Após a automação ser ativada, todo cliente que entrar em um fluxo receberá, automaticamente, os e-mails que forem designados para cada etapa da compra, reativação ou recompra daquele usuário. Isso tudo sem que você tenha que agir manualmente em nenhum momento.

Essa solução serve como complemento para elevar seu engajamento e vendas. As campanhas broadcast (envio para uma lista ou segmento) continuam sendo as maiores fontes geradoras de receita no e-mail marketing. E-mails automatizados são personalizados, oportunos e relevantes, mas campanhas pontuais de e-mail marketing sempre terão seu lugar nas estratégias de marketing. 

Quais ações a automação facilita para você?

A automação permite que você acompanhe a jornada do cliente, do momento em que ele se cadastra no seu pop-up ao pós-compra. Uma eficiente ferramenta é capaz de indicar tanto os dados do último pedido como um histórico de cada consumidor. 

Informações como categoria dos produtos comprados, quantidade de itens, status de pagamento, se o cliente é novo ou já realizou algum pedido, qual é o tempo médio que ele leva até comprar novamente na sua loja ou recomprar um determinado item são atualizadas o tempo todo na plataforma. Esses dados são essenciais para conhecer o perfil da clientela, identificar quais são os clientes VIPs, criar segmentações mais precisas e agir de forma personalizada. 

Essas informações permitem orientar as ações e planejar campanhas como:

  • E-mail de boas-vindas

Além de confirmar que o cadastro foi realizado com sucesso, aproveite esse primeiro contato para apresentar sua marca, seu nicho de negócios e até disponibilizar um desconto para novos clientes. 

>> Temos uma artigo completo sobre a importância desse “cartão de visitas” e como você pode utilizá-lo da melhor forma possível: Para encantar os clientes, invista no e-mail de boas-vindas.

  • Lembretes de pagamento

Você não precisa mais se preocupar com isso. Como já citamos, clientes que efetuam a compra via boleto, depósito bancário ou que tiveram o cartão de crédito recusado serão recordados do prazo de pagamento de forma automática.

  • Pós-compra

A compra foi realizada com sucesso? Esse é o momento de sua marca agradecer pela preferência e aproveitar para indicar produtos que podem agradar o consumidor.

  • Reconquista de clientes inativos

A automação permite que você acompanhe há quanto tempo o consumidor não faz novas aquisições. Esse é o momento de enviar um e-mail oferecendo alguma vantagem ou uma pesquisa de satisfação para entender o motivo de ter deixado de comprar.

  • Ações de recompra 

Com o filtro da taxa de recompra, é possível analisar qual é o tempo médio entre uma aquisição e outra. Essa função é especialmente precisa quando se pode analisar dados de quem fez três ou mais pedidos no seu e-commerce. Assim, além de oferecer os produtos que podem ter acabado nesse período, é possível oferecer kits de produtos. É uma excelente forma de aumentar o ticket médio do cliente na sua loja. 

  • Remarketing

Os dados da ferramenta de automação ajudam a orientar as ações em mídias sociais para trazer de volta aquelas pessoas que não efetivaram uma compra. 

  • Campanhas que promovem a fidelização de clientes

Conhecendo seu público a fundo, você pode identificar quais são os clientes VIPs, os que compram com mais frequência e os que têm maior ticket médio. Assim, pode oferecer brindes ou descontos que sejam mais atraentes para o seu perfil. Da mesma forma, é possível identificar quem já foi VIP e, atualmente, está inativo. Esse cliente, certamente, merece um carinho especial, não é?

Análise das métricas

Um dos benefícios da automação para e-mail marketing é o acesso aos relatórios de resultado. Métricas como a taxa de abertura, descadastramento, cliques nos links e a taxa de conversão são indispensáveis para medir o sucesso de uma campanha, mas é trabalhoso avaliar sem a ajuda de uma ferramenta de automação. 

Uma ferramenta completa de automação faz a coleta destes dados e ajuda o profissional a avaliar quais ações executadas obtiveram sucesso e quais precisam ser reformuladas. Tudo isso de modo mais prático e ágil. 

Assim, os profissionais podem se dedicar ao que é mais importante nas suas ações e criar campanhas que se ajustam dinamicamente ao comportamento do consumidor. 

Quer saber mais sobre como utilizar a automação de e-mail marketing em sua empresa? Entre em contato com a gente. Temos o produto certo para a sua estratégia.


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