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4 características que os e-commerces de sucesso têm

  • timer 06/10/2016
  • 3 min de leitura

ATUALIZADO EM JULHO/2021

Construir e-commerces de sucesso não é uma tarefa fácil. É preciso cuidar de vários detalhes para garantir uma boa experiência dos clientes e, assim, conquistar o mercado. 

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Não existem fórmulas mágicas ou um passo a passo que possa garantir o sucesso de uma loja virtual. Porém, e-commerces de sucesso compartilham algumas características em comum que podem ser exploradas por qualquer empreendedor.

Se você deseja ter sucesso em sua loja virtual e não sabe por onde começar, neste artigo, mostraremos 4 características que todos os e-commerces de sucesso têm em comum. Confira:

1. Apresentam fácil navegação

Uma das características mais marcantes entre os e-commerces de sucesso é a facilidade de navegação dos usuários. Ao acessar a página, o consumidor precisa se localizar e saber exatamente onde deve clicar para chegar ao local que deseja.

Esta facilidade não é por acaso. Para chegar ao formato ideal da loja virtual, são feitos estudos de User Experience (UX) para identificar as melhores opções de layout e garantir uma melhor navegação. Uma loja virtual com design limpo e atraente, links para as principais categorias de produtos e informações claras sobre as regras para pagamento e entrega terá muito mais sucesso do que outras lojas sem estas características.

2. Funcionam bem em dispositivos móveis

O número de usuários de smartphones cresce a cada ano. Atualmente, há 424 milhões de dispositivos digitais, considerando computador, notebook, tablet e smartphone, em uso no Brasil. É o que revela um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ou seja, mais de dois aparelhos por habitante, entre os 211 milhões de habitantes do País.

Por isso, é indispensável que uma loja virtual funcione bem em aparelhos mobile, e não apenas em computadores. Não se engane: se a sua loja virtual não funciona bem em aparelhos móveis, você estará perdendo clientes.

Pensando nisso, muitos e-commerces têm feito investimentos na criação de aplicativos exclusivos para a loja virtual, o que é uma ótima estratégia. Mas se você não possui recursos para criar um aplicativo para sua loja virtual, uma boa alternativa é a criação de um site responsivo, que se adapta automaticamente a qualquer formato de tela.

3. Se preocupam com a logística

Garantir a entrega dos produtos é essencial para o sucesso de qualquer loja virtual. Por isso, as lojas de sucesso estão sempre em busca de parceiros logísticos capazes de garantir a entrega dos produtos para seus clientes.

E a preocupação deve ir além das entregas, envolvendo também toda a logística reversa, seja para a devolução de produtos ou para a troca por defeitos de fábrica. Ao escolher um bom parceiro logístico, você vai reduzir o número de imprevistos nas entregas e economizar recursos importantes para os lucros do seu negócio.

4. Investem em marketing digital

De nada adianta ter uma loja virtual com boa usabilidade e que funciona bem em aparelhos celulares, se você não consegue atrair novos clientes. Por isso, e-commerces de sucesso investem pesado em estratégias de promoção que utilizam os meios digitais, seja para promover os produtos da empresa ou construir um bom relacionamento com seus clientes.

O e-mail marketing está entre as práticas mais exploradas por e-commerces de sucesso e que você pode usar para aumentar o tráfego em sua loja virtual e, assim, alcançar mais clientes. Aproveite o e-mail como um canal para entregar ofertas antecipadas ou exclusivas ao seu público, bem como descontos na primeira compra ou mesmo enviar um e-mail de feliz aniversário.

Aplicar técnicas de SEO é outra estratégia muito bem-vinda entre os e-commerces de sucesso. Afinal, garantir que sua loja virtual esteja na primeira página do Google é muito importante para o sucesso de seu negócio, pois isso ajuda a gerar tráfego para seu e-commerce e, logo, aumentar as suas vendas.

As redes sociais também são fortes aliadas dos e-commerces de sucesso, especialmente para captar mais e-mails para a base de contatos. Por mais que a geração de leads seja o objetivo final das campanhas de marketing digital, o caminho para chegar até ela é tão importante quanto. E, hoje em dia, as redes sociais possuem um papel fundamental para alcançar essa meta.

Se o preenchimento de um formulário em uma página de captura é o objetivo principal da sua estratégia de captação de e-mails, crie caminhos para que o seu público nas redes sociais chegue nessa página. Desenvolver um calendário de postagens voltado para essa meta é fundamental para conseguir transformar as pessoas em leads.

Se você também quer criar e-commerces de sucesso, entre em contato com a Mailbiz. Nossos especialistas estão preparados para apoiar o crescimento do seu negócio no meio digital a partir de campanhas de e-mail marketing estratégicas e automatizadas.

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