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Estratégias de email marketing para Black Friday

  • timer 01/09/2015
  • 5 min de leitura

A importante data americana de compras chamada Black Friday, que ocorre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças, chegou mesmo com tudo ao Brasil. Em 2015, segundo a ClearSale, o e-commerce gerou na data R$ 1.50 bilhões em vendas no Brasil, com um crescimento de 76% sobre 2014. Dado que é uma data comemorativa com preços especiais em apenas um dia, o email marketing para Black Friday é muito relevante.

E você, está preparado? Qual é a sua estratégia para obter o máximo retorno possível neste dia? Como vai usar o email marketing? Nós formulamos algumas estratégias de email marketing para a Black Friday que vão ajudar a turbinar as vendas do seu e-commerce. Vamos lá!

1. Comece com uma captação de email marketing para Black Friday

Se o seu e-commerce já possui uma página de captura (splash) para cadastro de pessoas interessadas em receber ofertas exclusivas, aproveite para mudar o seu layout pelo menos um mês antes da Black Friday, informando que o cadastramento dará direito a receber ofertas exclusivas naquele dia. Você pode ativar o splash até 2 meses antes da Black Friday. Use as cores preto e vermelho neste formulário de captura. Isto com certeza aumentará o número de cadastros.

Se conseguir colocar um contador de tempo na página de captura, melhor ainda. Caso sua loja tenha muitos departamentos e você pretende enviar ofertas segmentadas na Black Friday, aproveite para perguntar quais são os departamentos de interesse de quem se cadastrar. Mas atenção: utilize “checkbox” para as pessoas marcarem, de maneira bem objetiva, sem solicitar digitação adicional. A única coisa que deve ser realmente digitada é o e-mail. Se você ainda não possui um splash de captura, esta é uma ótima chance para começar.

2. Envie campanhas antes da data com uma prévia dos seus produtos e descontos

Cerca de 15 dias antes da Black Friday, envie uma campanha com uma prévia de quais produtos terão grandes descontos naquele dia, e qual será a faixa de descontos concedida (exemplo: de 30% a 50%). Podem ser apenas fotos dos produtos ou logotipo das marcas, sem muita informação detalhada, não precisa descrever o modelo exato e nem linkar as imagens para produtos no site.

O objetivo aqui é apenas dar uma ideia de quais tipos de produtos e marcas estarão sendo oferecidas com grande desconto no “grande dia”. Informe também, com fontes grandes, o dia da Black Friday e quantos dias faltam. Isto irá aumentar a curiosidade dos seus assinantes e servirá também como um lembrete. Obviamente, esta campanha deve ter uma linha de assunto diferenciada, do tipo: “Veja o que lhe espera na Black Friday, em 25/11”. Você pode enviar esta mesma campanha novamente alguns dias depois, fazendo apenas uma pequena alteração no assunto, como por exemplo: “Está chegando! Black Friday daqui 7 dias.”

3. Durante a semana da Black Friday, relembre diariamente suas promoções

Nos 7 dias que antecedem a Black Friday, envie pelo menos 2 campanhas específicas falando do “grande dia”. Nas suas campanhas regulares, um mês antes já insira um banner chamativo para a data, informando quando será e quais faixas de desconto serão oferecidas. Ou seja, todas as campanhas nestes 30 dias até a data deverão falar da Black Friday de alguma forma. Lembre-se que são estas iniciativas que farão as pessoas se lembrarem da sua empresa e dos produtos que poderão comprar em condições diferenciadas.

4. Envie as campanhas com as ofertas

Você pode ativar os preços reduzidos na noite anterior, um pouco antes da meia-noite, e neste mesmo horário enviar a primeira campanha que apresenta os descontos. Sim, há muita gente online logo após a meia-noite neste dia! E as pessoas ficam até muito tarde online buscando e pesquisando ofertas, por isso não se preocupe com o horário do envio. É bastante recomendável enviar a primeira campanha por volta da meia-noite ou um pouquinho antes. Esta campanha pode anunciar alguns produtos específicos ou apenas seções inteiras, destacando a faixa de descontos que está sendo oferecida. Você pode e deve ter mais de uma peça preparada para enviar ao longo do dia da Black Friday.

Assim, envie mais uma campanha pela manhã e outra pela tarde avisando das últimas horas de promoção. Use linhas de assunto diferentes em todas estas campanhas! Caso tenha apenas uma peça criada, repita o envio ao longo do dia apenas uma vez, informando que faltam poucas horas para acabar a promoção. Este apelo com senso de urgência aumentará a abertura e conversão da campanha. E lembre-se de enviar as campanhas segmentadas por interesse para os contatos que se cadastraram em seu formulário de captura, caso tenha captado o interesse deles juntamente com o e-mail. Neste caso, precisamos cumprir o prometido e entregar ofertas direcionadas!

5. Ofereça alguma vantagem “surpresa” para quem abrir sua campanha

Lembre-se que muitas lojas virtuais estarão disputando a atenção do seu cliente neste dia, portanto, tudo que você puder fazer para se destacar, pode ajudar bastante a ter mais atenção. Se alguns produtos estarão no site já com desconto, porque não fazer o seu assinante de email se sentir ainda mais exclusivo? Você pode surpreendê-lo oferecendo um cupom de Frete Grátis para compras acima de X valor ou então algum brinde, ou ainda mais um percentual de desconto sobre o valor do site. Isto irá aumentar sua conversão e fará os assinantes se sentirem ainda mais felizes do que quem acessar diretamente o site. Sem contar que os novos cadastrados que ainda não são clientes, se sentirão motivados a abrir suas campanhas futuras em busca de novas vantagens exclusivas.

6. E o mais importante: cumpra o prometido

Tão importante quanto a divulgação é você cumprir o que foi prometido. Nos últimos anos houveram alguns casos de fraude neste dia, onde certos varejistas aumentaram o preço “normal” dos produtos para conceder um grande desconto no dia, o que no fim não trazia nenhuma vantagem real para o consumidor. Não é à toa que se popularizou a expressão “Black Fraude”.

O Procon está atento a este assunto e irá fiscalizar de perto. Então a dica final é: não subestime a inteligência do seu público. As pessoas sabem quando um preço é realmente baixo ou não. Se não puder conceder descontos reais e significativos, é melhor não participar desta ação promocional. Afinal, enganar o público trará consequências não apenas durante a Black Friday, mas para sempre. Confiança é tudo, não jogue a imagem da sua empresa no lixo!

Veja também este artigo: Como usar envios automáticos no email marketing

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