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Como usar envios automáticos no email marketing

  • timer 22/03/2016
  • 3 min de leitura

Para aproveitar todo o poder que o email pode oferecer, é preciso compreender as suas funcionalidades e aplicá-las de maneira correta. Um dos recursos que mais traz retorno financeiro às empresas, devido à proximidade e interação que estabelece com os clientes, são os envios automáticos no email marketing.

Estes emails são disparos programados que ajudam a transmitir uma comunicação mais direta, e que demandam pouco tempo de empenho. Basta a empresa criar a peça de e-mail e configurar sua ativação baseada em alguma atividade. A partir daí, a ferramenta trabalha de maneira automatizada e realiza os disparos instantaneamente.

Os envios automáticos no email marketing podem ser disparados de acordo com a ocorrência de determinados eventos, como por exemplo cliques em links, aberturas de campanhas ou baseado em datas. É justamente sobre esta última opção que vamos falar hoje: envios automáticos no email marketing baseados em data. Existem dois tipos de envios poderosos, que costumam trazer um resultado excelente ao considerar datas. São estes: emails de feliz aniversário e emails de boas vindas.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles:

Emails de feliz aniversário

Consiste em enviar, automaticamente, uma peça de e-mail no dia do aniversário de cada pessoa de sua lista. Quem não gosta de ser lembrado no dia do aniversário? Todo mundo gosta! E é por isso que este tipo de envio automático funciona MUITO bem.

Para habilitar este tipo de automação, você precisa ter a data de nascimento dos seus clientes armazenada em sua lista. Assim, o sistema enviará todos os anos, exatamente no dia do aniversário do cliente, um e-mail parabenizando-o pelo aniversário.
Para presenteá-lo, a melhor alternativa é oferecer cupons com descontos especiais, brindes ou produtos exclusivos. Estes envios costumam converter muito bem, pois reforçam a ideia de uma relação mais íntima entre a empresa e o público.

Emails de boas vindas

São aqueles emails que recebemos (ou deveríamos receber) sempre que nos cadastramos para receber ofertas/notícias de alguma empresa. Ele tem que chegar poucos minutos após o cadastro efetuado no site, para não perder sua eficácia.

Para utilizar esta automação, o recomendado é que a sua plataforma de e-commerce esteja integrada com a ferramenta de email marketing. Assim, os novos contatos serão atualizados automaticamente nas suas listas e o email de boas vindas pode chegar na hora do cadastro.

Caso você não possua integração entre a plataforma de e-commerce e a ferramenta de email marketing, você terá que atualizar manualmente sua lista. Para que não demore muito tempo entre o cadastro e o recebimento do email, considere atualizar diariamente a lista com os novos cadastrados.

Lembre-se: a atualização manual pode acabar ofuscando o poder deste email de boas vindas. Como a principal função destes envios é ser imediato, não faz sentido a pessoa receber o benefício do cupom de desconto para a primeira compra vários dias após o cadastramento!

Resumindo: O objetivo dos envios automáticos no email marketing é aproveitar o recurso da automação para surpreender os clientes com conteúdo dinâmico, personalizado e objetivo.

Diferencial

Embora seja um recurso simples, muitas empresas ainda não utilizam as possibilidades de envios automáticos que as ferramentas dispõem. O que precisa estar claro é que se comunicar com o público em momentos oportunos, como no dia do aniversário, e ainda demonstrar comprometimento com a sua ação, interagindo com rapidez ao momento em que se cadastra, é, certamente, um grande diferencial para a sua empresa.

Afinal, quem não gosta de se sentir único, especial e lembrado, em meio à outras milhares de pessoas? Pense nisso!

Quer aprender mais sobre Integrações e Automações? Leia este artigo O poder das integrações e automações no email marketing.

Ou então este aqui sobre Como causar uma primeira boa impressão no email marketing.

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