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Crise? Veja 4 dicas para enfrentá-la com email marketing

  • timer 06/07/2015
  • 2 min de leitura

O cenário brasileiro não está fácil em 2015. A economia em recessão, inflação em alta, desemprego subindo e, com isso, muita gente segurando os gastos. O e-commerce brasileiro não fica de fora disso, por isso, também está sentindo as consequências deste cenário de crise.

E aí vem a pergunta: tenho que assistir à tudo isso e simplesmente me conformar? Não há nada que eu possa fazer para atenuar os efeitos da crise? Se tratando de email marketing, temos algumas dicas que podem lhe ajudar a enfrentar este momento difícil.

1. Conheça seu cliente a fundo e valorize suas preferências

Ainda hoje, percebemos que boa parte dos lojistas não dá o devido valor à lista dos clientes. Esquecem-se de uma premissa básica: é muito mais caro conquistar um novo cliente do que vender para um cliente atual.

Por isso, aproveite este momento para analisar a fundo os hábitos e preferências dos seus clientes. Você sabe quantos deles estão há mais de 6 meses sem efetuar uma compra? Já sabe o tempo médio de re-compra da loja? Já sabe quantos clientes clicaram nos seus produtos mais vendidos mas nunca os compraram?

Descobrindo estas informações, o que pode ser feito através de análises na plataforma de e-commerce e de segmentação nas ferramentas de email marketing, você terá aberto caminho para apresentar algo novo e relevante à estes clientes.

2. Entregue um conteúdo direcionado às preferências dos clientes

Quanto mais recorrente for o seu nicho de atuação, mais você pode aumentar a conversão da base de clientes. Produtos como suplementos alimentares, por exemplo, possuem um alto grau de recorrência.

Uma vez que você saiba quais clientes não recompraram o produto que consomem habitualmente, por que não enviar uma promoção especificamente para eles? Neste momento de crise, de “vacas magras”, descontos e frete grátis são muito bem-vindos.

O mesmo vale para os clientes que se identificam com uma marca ou uma categoria inteira de produtos. Tente enviar a estes segmentos um conteúdo mais direcionado com alguma vantagem relevante (desconto ou frete grátis são as que funcionam melhor).

3. Não desconsidere a crise, vá além das ofertas e entregue informação

As pessoas gostam de receber informações sobre benefícios de produtos, especialmente daqueles produtos que elas já compraram. Muitas vezes, um e-mail informativo direcionado pode reacender o interesse em algum produto. Se você possuir vídeos sobre produtos, melhor ainda.

Faça uma campanha simples, bem pessoal, com texto explicando os benefícios de determinado produto e com um link para o vídeo. Nem sempre o vídeo precisa ter sido produzido por você. Alguns produtos que você vende talvez tenham vídeos que foram feitos pelo fabricante. Use-os! Lembre-se: consumidor informado é consumidor comprador. Consumidor desinformado tem menos chance de comprar.

4. Envie e-mails automáticos de feliz aniversário

Todo mundo gosta de ser lembrado no aniversário. No e-commerce, não é diferente! E a boa notícia é que campanhas de feliz aniversário enviadas exatamente no dia do aniversário, oferecendo alguma vantagem (principalmente desconto), costumam trazer uma taxa de conversão até 300% maior que as campanhas promocionais convencionais.

Aplicando estas 4 estratégias, você estará valorizando o cliente que já tem, que provavelmente lhe custou muito para conquistar. E em tempos difíceis, manter os clientes fidelizados vale muito dinheiro. Lembre-se disso!

Conheça o Glossário de Email Marketing

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