Como traçar uma boa estratégia para alavancar suas vendas nos Marketplaces?

 Em Boas práticas

Por Leandro Ratz

Vender em Marketplace está no hype, para lojistas que estão digitalizando as operações e iniciando no mercado de comércio online, o Marketplace pode ser uma das melhores estratégias comerciais para alavancar as vendas. E para quem está vendendo há algum tempo, já deve ter notado o quão relevante são esses canais de vendas.

Assim, trago a seguinte reflexão:  qual é o verdadeiro benefício de vender no Marketplace?

Antes de responder, quero compartilhar um pouco minha experiência nessa área. Iniciei minha carreira como gerente comercial em uma operação de vendas online numa loja de eletroportáteis no interior de São Paulo, e depois disso nunca mais parei de trabalhar com Marketplace, eu ainda tinha meus 20 anos quando atingimos um faturamento próximo a R$ 200.000 mil. Em seguida comecei a ter contato com outras categorias, em uma agência onde já trabalhava como consultor de Marketplace, até chegar a coordenar uma operação de loja que chegou a faturar pouco mais de R$ 4.000.000 milhões na Black Friday de 2018.

Hoje, atuo como responsável pelas contas estratégicas do Hub de integração para Marketplace, Anymarket. Se não o maior, o melhor no mercado, e não porque eu estou lá, mas porque entendo a necessidade dos lojistas, sei muito bem quais são as maiores dificuldades e já trabalhei com outras empresas anteriormente.

Vou compartilhar o que eu aprendi até hoje, com o objetivo ajudá-los a não apenas vender mais, mas trabalhar melhor os canais de Marketplace.  A seguir, assiná-lo em tópicos o melhor caminho para iniciar a sua jornada no Marketplace.

  • Comece – Você já encontrou um produto? Então inicie anunciando no Mercado Livre, é fácil e rápido, mas não existe milagres, então você precisa pagar comissão para aproveitar o tráfego do Marketplace, comece com anúncios clássico ou premium.
  • Descubra – Com o tempo você vai perceber quais são os melhores produtos para vendas online. Você vai descobrir também,  que não compensa ser um vendedor informal e que formalizar seu negócio é o melhor a se fazer. Outra descoberta interessante será entender o seu público consumidor, com isso você vai descobrir como gerar melhores experiências de compra.  Anunciar em Marketplaces é estar visível em grandes vitrines da internet, e você vai perceber que quanto mais canais você marcar sua presença, maiores são as chances de venda.
  • Estude – Chegou a hora de você estudar o mercado, pois o segredo não está só na venda, mas em conhecer o que e para quem você vende.  Avaliar a qualidade do produto oferecido e analisar todos os stakeholders envolvidos no seu negócio é estar um passo à frente da concorrência e também um excelente método de evitar surpresas e antecipar ações. Outra dica é a de ficar por dentro de tudo que acontece no comércio digital, conhecer as leis e Código de Defesa do Consumidor e buscar sempre se atualizar são chaves para o sucesso.

Depois desses três pontos acima, pensando em como vender em Marketplace, entramos em estratégias para aumentar suas vendas e ter lucro:

  •  Compra – Você só vai continuar vendendo bem se comprar bem, então tá na hora de pensar mais na compra e deixar o Marketplace trabalhar sua venda. Se você compra mais, você paga menos, e se você paga menos, você tem melhor competitividade, consequentemente melhora seus resultados financeiros.
  • Anúncios – Seja perfeccionista nos seus anúncios, no mínimo 3 imagens de alta qualidade, uma bela descrição, um cadastro de características completo e, obrigatoriamente, use o código de barras do produto (EAN), para melhor exposição em canais de busca como o Google, por exemplo.
  • Preço – Preço competitivo é sempre o ideal, mas você também pode usar estratégias de ofertas para curva B e C. Descontos para formas de pagamento, cashback, parcelamento sem juros, datas sazonais, promoções relâmpagos, rebate com os Marketplaces, campanhas especiais, investimento em ADS, etc…
  • Marketplaces – Escolha os melhores canais para vender o seu produto, você vai precisar organizar sua operação para isso, então invista se necessário, afinal você precisar crescer de forma sustentável. Trabalhe de forma individual em cada Marketplace, cada canal tem sua vantagem, descubra e explore isso, esses canais investem muito em mídias, aproveite e pegue essa onda também.

Essas são algumas dicas para que você monte sua estratégia, pois não existe uma única forma de fazer vendas em Marketplace, mas sim, técnicas diferentes para cada tipo negócio. Quanto mais e melhor você trabalhar os pontos citados neste artigo, resultados em vendas e lucro serão potencializados. A resposta para a pergunta no título do artigo depende só de você!

 Sobre o autor

Leandro Ratz tem experiência com varejo, e-commerce e Marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de Marketplace para grandes marcas. Atualmente está no ANYMARKET, responsável pelas contas estratégicas na plataforma.

ANYMARKET

O ANYMARKET é uma plataforma de vendas em marketplaces, criada e desenvolvida pelo Grupo DB1 para atender ao universo de e-commerce. Hoje, possui mais de 1.400 lojas ativas e mais de 30 integrações com marketplaces.

Para clientes Mailbiz que já vendem em marketplaces e querem expandir seus canais, o ANYMARKET tem benefícios para essa parceria! Solicite seu benefício pelo e-mail: parcerias@anymarket.com.br

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