4 estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce

 Em Email Marketing

Você sabe como fazer marketing para o seu e-commerce? Se não sabe ou não está tendo os resultados esperados, preste atenção neste artigo.

Para te ajudar, formulamos 4 estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce, que talvez você ainda não esteja executando. Vamos lá:

1. Invista no marketing de conteúdo

Para quem não sabe, o marketing de conteúdo é uma estratégia que tem por objetivo criar conteúdo informativo relevante, de forma que chame a atenção e estimule uma ação do público-alvo do seu negócio. No entanto, para que essa estratégia dê bons resultados, é preciso seguir alguns passos:

  • Descobrir qual público você deseja atingir e qual é a sua persona (cliente ideal);
  • Pesquisar e descobrir quais temas esse público gostaria de ler;
  • Definir palavras-chave importantes para esse público;
  • Manter sempre a mesma linguagem para todos os conteúdos, de forma coerente com a do público;
  • Criar e publicar conteúdos atrativos e relevantes nos canais e nos momentos certos;
  • Incentivar o seu compartilhamento.

O que vemos na prática, infelizmente, é que ainda há uma pequena parte dos e-commerces que investem no marketing de conteúdo. Por mais que o objetivo seja gerar vendas, você precisa entender que o seu público também quer estar bem informado. As pessoas sempre gostam de aprender e conhecer novidades. Portanto, quanto mais informação você trouxer, de modo gratuito, mais sua marca será lembrada.

E nem precisamos dizer que quanto mais lembrada sua marca for, maior será a chance de o consumidor, no momento de compra, lembrar de você e acessar o seu site.

Se o seu e-commerce vende, por exemplo, artigos para ciclismo, imagine quanto assunto você pode produzir e publicar relacionado a este esporte! Pode produzir textos informando sobre os benefícios do ciclismo, sobre bicicletas de alto desempenho, sobre acessórios para bicicletas, sobre competições oficiais que ocorrem no país, etc. Não se limite a textos. Se você conseguir produzir vídeos, criará mais engajamento ainda!

2. Crie e mantenha um blog

Muitas pessoas acreditam que os blogs são uma “modinha” ultrapassada e sem utilidade para fins comerciais, mas isso não é verdade! O blog é uma ferramenta muito importante, inclusive para e-commerces. É uma maneira de você se comunicar e criar relacionamento com seus potenciais consumidores e clientes, além de conseguir saber o que eles pensam da sua empresa e de seus produtos.

O conteúdo de um blog deve ter exatamente o que falamos no tópico de marketing de conteúdo: um material que seja relevante para atrair o público e que aumente o interesse de consumidores pelo seu negócio.

Lembre-se que com um Blog dentro do seu e-commerce, desde que siga as melhores práticas de SEO, contribuirá muito para que você tenha mais acessos orgânicos do Google. A pessoa pode chegar até você pela primeira vez através do Blog, com boa chance de comprar em um futuro próximo se encontrar um conteúdo realmente relevante.

Porém, preste atenção para atrair ao Blog um tráfego qualificado. De nada adianta ter centenas de pessoas acessando o seu site, sua loja virtual ou seu blog, se eles não se interessam pelo que você oferece. O tráfego qualificado é o público-alvo que você pretende atingir, que chegou ou procurou a sua página com a intenção de encontrar uma solução para um problema ou dúvida.

3. Aumente sua base de contatos com landing pages

Na linguagem do marketing, leads são aqueles contatos novos que uma empresa recebe, ou melhor: um potencial cliente. É aquela pessoa que informa seus dados em troca de algo ou aquele que entra em contato em busca de informações sobre algum produto ou serviço, por exemplo.

Um lead pode ser qualificado ou não. O que importa para o seu negócio são os contatos qualificados, que são aqueles clientes potenciais, que consomem seu conteúdo e podem gerar vendas. Mas você deve estar perguntando: como faço para atrair leads?

Há diversas formas de fazer isso, mas uma das mais eficazes é a criação de boas landing pages. Uma landing page é uma página que oferta algo em troca de dados. É frequentemente chamada de página de captura também. Sabe quando você acessa um e-commerce e abre um formulário oferecendo uma vantagem para a primeira compra em troca do e-mail? Pois então, aquele formulário é um tipo de landing page.

Mas você pode também criar landing pages maiores, onde oferece um e-book, uma vídeo-aula ou algum outro material, com um formulário junto solicitando o contato do lead.

Para que uma landing page realmente converta, é preciso:

  • Ter uma proposta clara: ela deve ser explicada rapidamente na página, de maneira objetiva;
  • Utilizar um Call-to-Action (chamada para ação): é aqui que você chamará o usuário para praticar alguma ação. Exemplo: botão “Baixar e-book”;
  • Possuir um layout limpo: é preciso que o visual da landing page seja leve, de forma que a navegação do usuário seja fácil;
  • Usar recursos visuais: boas imagens para atrair a atenção dos usuários;
  • Fazer testes A/B: faça algumas mudanças nos formulários, no texto ou no layout para comparar qual formato da página converte mais.

Lembre-se: com uma base de leads em crescimento e engajada, você aumenta muito as chances de atrair novos clientes e, o melhor de tudo: gastando menos quando comparado com mídias como links patrocinados.

4. Use o e-mail marketing para criar engajamento e vendas

É imprescindível que uma das suas estratégias seja o e-mail marketing. Infelizmente, muitos obtêm pouco retorno dessa ferramenta, pois a utilizam de maneira errada. Para que os resultados sejam eficazes, é preciso conhecer muito bem o seu público e seguir as melhores práticas de e-mail marketing.

Grande parte das lojas virtuais que usam o e-mail marketing como forma de divulgação, enviam apenas mensagens promocionais. E ainda tem uma parte que envia para pessoas que nem solicitaram o recebimento destas mensagens.

Relembrando: e-mail marketing enviado para listas compradas NÃO funciona e ainda traz muitos prejuízos para quem envia. Veja aqui neste artigo porque não funciona caso ainda tenha dúvidas, ok?

Para o bom uso do e-mail marketing, temos algumas dicas para te ajudar:

  • Segmentação: analise sempre quem tem aberto e clicado em seus e-mails, criando filtros para estes grupos dentro da ferramenta de email marketing. Dessa forma, fica mais fácil ter uma noção do que o seu público busca e precisa, possibilitando que você aprimore suas campanhas com conteúdos mais interessantes e ofertas personalizadas;
  • Design: é fundamental que tenha um trabalho de design para atrair a atenção do usuário e fazer com que ele pratique a ação que você deseja;
  • Teste A/B: teste diferentes versões do seu conteúdo e da linha de assunto para maximizar a performance e conhecer as preferências do seu público;
  • Call-to-Action: já falamos disso por aqui também. Não se esqueça de deixar o botão destacado e bem visível para o usuário, se possível com cores contrastantes em relação ao resto da peça de e-mail;
  • Momento certo: o dia e o horário podem fazer uma grande diferença nos resultados. Por isso, é necessário analisar qual o melhor momento para o envio. A frequência também é um ponto crucial: nada de enviar dezenas de mensagens em um curto espaço de tempo. Além disso, lembre-se de não deixar seu usuário esquecido sem envios periódicos.

Como você pôde perceber, na maioria das vezes, as estratégias de marketing digital têm relação umas com as outras, e para quem tem pouco conhecimento sobre marketing, pode ter dificuldades em algumas delas.

Mas não precisa se desesperar! Felizmente, existem no mercado empresas especializadas nesses tipos de divulgações, que são focadas no segmento de e-commerce e que podem te ajudar nesse momento.

Portanto, não há desculpas para não adotar estratégias eficazes! Se você não divulga seus produtos e serviços, como será possível que o cliente chegue até você? Mãos à obra!

E aí? O que achou desse conteúdo? Quer aprender mais como fazer marketing para o seu e-commerce? Curta a nossa página do Facebook e fique por dentro das últimas novidades do mercado.

Deixe um comentário

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

conteudo-relevante-para-e-mail-marketingaumentar a taxa de conversão do e-commerce