Saiba como lidar com a sazonalidade de vendas no e-commerce

 Em E-commerce

Os períodos que antecedem as datas comemorativas representam uma parcela significativa no lucro de um e-commerce. Compreender a sazonalidade de vendas e adotar estratégias adequadas é fundamental para o sucesso do negócio, embora muitos ainda pareçam não se dar conta disso.

Contudo, se você realmente deseja aumentar suas conversões e melhorar o Retorno sobre Investimento (ROI), continue a leitura e veja que medidas adotar para maximizar seus resultados, tanto nos períodos de maior procura quanto nas épocas em que as vendas caem. Está pronto?

Como lidar com a sazonalidade de vendas

A primeira coisa a ser feita é identificar as datas comemorativas e as épocas de baixa procura. A partir daí, é possível planejar estratégias que visem tirar o máximo proveito de cada situação.

Confira a seguir os eventos mais importantes e a sazonalidade de vendas de cada um deles:

  • Dia do Consumidor (15 de março);
  • Dia das Mães (26 de abril até o 2º domingo de maio);
  • Dia dos Namorados (28 de maio a 11 de junho);
  • Dia dos Pais (26 de julho até o 2º domingo de agosto);
  • Dia das Crianças (28 de setembro a 11 de outubro);
  • Black Friday (4ª sexta-feira do mês de novembro);
  • Cyber Monday (1ª segunda-feira após o Black Friday);
  • Natal (15 de novembro a 24 de dezembro).

Estratégias para as datas especiais

1. Personalização

Customizar a interface da loja de acordo com a celebração do momento é uma obrigação! É preciso utilizar da criatividade para envolver o consumidor no clima da época. Se a ação promocional é de Natal, o layout deve conter elementos e cores relacionados à ocasião.

O mesmo vale para as campanhas de e-mail marketing: envie para o cliente mensagens que o instiguem a realizar uma compra, mas faça isso de maneira sutil e abstrata.

2. Vale-presente

Datas comemorativas e presentes são uma combinação quase que perfeita, não concorda? Por isso, nada mais atrativo do que oferecer um vale-presente, em que o cliente adquire uma opção de valor e permite que o presenteado faça a escolha do produto.

3. Cupons de desconto

Os cupons de desconto são comuns em um e-commerce, e devem ser utilizados para alavancar as vendas tanto nos períodos de alta quanto de baixa. Estabeleça um valor mínimo de compra e então apresente uma boa oferta, porém, cuide para não comprometer demais sua margem de lucro.

A ideia aqui é aumentar seus ganhos em decorrência do maior volume de vendas, mesmo que o lucro por produto seja inferior aos preços praticados normalmente.

Estratégias para as épocas de menor procura

O princípio básico é se manter atrativo! Crie promoções exclusivas do seu negócio, como aniversário da loja, semana do “x”, descontos especiais para determinados itens, para a primeira compra, recompra, etc. Os cupons de desconto também funcionam muito bem aqui.

E-mail marketing

Adotar uma estratégia de e-mail marketing adequada para os momentos de baixa certamente irá resultar em um aumento de suas conversões. Coloque na caixa de entrada do consumidor mensagens e condições que o seduzam a comprar.

Muitas lojas virtuais pecam nesse ponto, não cometa esse erro também! Uma dica é investir em uma ferramenta de e-mail marketing de qualidade, que ofereça recursos e relatórios em tempo real.

E para concluir, há alguns cuidados que você deve ter em relação à sazonalidade de vendas. Em períodos de datas comemorativas, considere que os correios ficam sobrecarregados, o que resulta em atrasos. Se previna e dê um prazo maior de entrega.

Do mesmo modo, faça um teste de capacidade de acessos suportados pelo site, velocidade de carregamento e outras variáveis que possam prejudicar seu negócio nos períodos de maior venda.

O que você achou do nosso artigo? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

dropshippingMensure as Vendas do E-mail Marketing