Plataforma de e-mail marketing: como explicar sua importância para clientes

 Em Email Marketing

Com o advento e a popularização da internet, a maneira como nos comunicamos e interagimos com outras pessoas passou por enormes transformações, gerando consequências também no modo como fazemos negócios. Diversas empresas prestadoras de serviços digitais, principalmente agências de publicidade e marketing, começaram a se preocupar cada vez mais com a forma e as ferramentas que seus clientes e parceiros trabalham, a fim de garantir o seu próprio desempenho e credibilidade no mercado.

Assim, nos últimos anos, diversas startups e aplicativos vem surgindo e revolucionando o mundo contemporâneo: Whatsapp, Netflix, Uber são alguns exemplos entre os tantos recursos inovadores que vieram para simplificar o nosso dia a dia, tornando-se verdadeiros sucessos.

E por que isso seria diferente com o marketing digital, não é mesmo? Afinal, as inovações nesse campo também revolucionaram e modernizaram as campanhas e o relacionamento com o cliente. Assim, propagandas veiculadas em televisão, pop-ups, carros de som, entre outros recursos utilizados durante muito tempo, estão caindo em desuso.

Nesse contexto, o e-mail marketing aparece como uma ferramenta indispensável para as empresas, representando o alcance de excelentes resultados. Com ele, é possível fidelizar o cliente e aumentar as conversões em venda, o que tem feito cada vez mais empreendimentos apostarem nele para turbinar os seus negócios.

Mas, como explicar ao cliente a importância de uma plataforma de e-mail marketing? Como demonstrar as vantagens e a importância de se ter uma plataforma eficiente e eficaz para o relacionamento com o seu público? Continue a leitura deste post e descubra!

Funcionamento

O e-mail marketing é utilizado para enviar grandes ou pequenos volumes de e-mails, de uma só vez. Dessa forma, é uma excelente maneira de atrair e criar um relacionamento mais próximo de seus clientes e leads.

Utilizando uma plataforma, é possível realizar disparos de e-mails de maneira automática, mais rápida e eficiente que programas comuns, como o Outlook, por exemplo.

Objetivos

O principal objetivo de se investir numa plataforma de e-mail marketing é atrair um tráfego maior para o seu site, o que torna essa funcionalidade ideal para o setor de e-commerce. Obviamente, apenas utilizar um software de envio de e-mails não será garantia de maior atratividade para o seu site.

Aliado a isso, é necessário produzir conteúdos relevantes e com boa periodicidade, nutrindo os contatos com informações importantes e expressivas. Assim, haverá um maior engajamento dos clientes com sua empresa.

No caso do e-commerce marketing, a produção de conteúdos deve ser realizada a partir do acompanhamento de clientes, sabendo quais produtos eles mais gostam e dos quais estão precisando nesse exato momento.

Tendo ciência dessa informação, pode-se utilizar o e-mail marketing para fazer promoções e atrair o cliente para o site. Assim, aumentarão as chances dele comprar o que precisa, além dele também poder adquirir outros produtos, fazendo maiores investimentos na loja virtual.

Depois de certo tempo de relacionamento e, certificando a qualidade dos produtos, esse contato poderá tornar-se um cliente fiel, o que é altamente benéfico para o negócio.

Vantagens

Ao optar por gerenciar toda a lista de e-mails por meio de uma plataforma de e-mail marketing, um e-commerce terá acesso a inúmeras vantagens, como:

  • alcançar mais pessoas, entregando os e-mails na caixa de entrada (evitando que eles sejam reconhecidos como spam e/ou vão direto para a lixeira);
  • economizar tempo com integrações e automações ao propiciar a criação de fluxos de campanhas automáticas, deixando o sistema trabalhar sozinho;
  • vender mais com ajuda de especialistas, por meio de materiais educativos e as melhores práticas do mercado, com resultados incríveis comprovados pelas empresas que as adotaram;
  • analisar as taxas de cliques, captação de e-mails e outros indicadores;
  • garantir que toda a infraestrutura de servidores e o monitoramento da reputação da empresa seja de responsabilidade da plataforma de envios de e-mail marketing.

Recursos

Além das vantagens de se utilizar uma plataforma de e-mail marketing para o e-commerce marketing e para outros setores, deve-se mostrar para estas empresas quais são os recursos disponíveis e, como as suas funcionalidades podem simplificar o processo de envio de e-mails.

O Teste A/B, por exemplo, é um recurso bem interessante nesse sentido. Ele permite que as empresas façam ajustes em suas estratégias conforme conhecem melhor as preferências do público, maximizando os resultados. E como já destacado, conhecer os produtos dos quais o cliente mais gosta e o que ele quer comprar nesse exato momento pode ser crucial para o sucesso do negócio.

Dessa maneira, você conseguirá falar com as pessoas certas e no momento certo. Este é outro recurso muito útil oferecido por diversas plataformas. Algumas ferramentas de e-mail marketing, inclusive, permitem que o usuário personalize as mensagens com base na ocorrência de certos eventos (como aberturas de páginas e cliques), ou com base em informações de cadastros (data de aniversário, por exemplo.).

É necessário lembrar ainda que tudo aquilo que não é medido, não pode ser gerenciado nem melhorado. A partir dessa informação, tenha em mente que o uso de relatórios é de extrema importância para qualquer setor de uma empresa, inclusive o marketing digital. Ou seja: é indispensável utilizar uma plataforma que forneça relatórios, facilitando o entendimento das campanhas e analisando as métricas mais importantes.

Plataforma de e-mail marketing

Agora você já sabe o que é preciso mostrar ao seu cliente, as principais informações e benefícios de se utilizar uma plataforma de e-mail marketing. Dito isso, a funcionalidade, os principais objetivos, as vantagens e os recursos que vêm com o software serão fundamentais para o atrair e fidelizar novos leads.

Porém, uma dúvida pode surgir: qual plataforma escolher?

Responsabilidade pela escolha da plataforma

Os seus clientes provavelmente não têm um extenso conhecimento sobre o marketing digital e sobre o e-mail marketing, necessitando, inclusive, de um glossário, para conseguirem se comunicar com você. Sendo assim, eles irão solicitar que a sua agência realize todo o processo de escolha da plataforma, para que tenham somente o trabalho de aprender como utilizar e manusear o software.

Escolha da opção mais adequada

É válido lembrar que há diversas opções no mercado, cada uma com suas especificidades e características. Portanto, é fundamental escolher a opção que mais se adeque à realidade e o setor de atuação de seus clientes.

Existem plataformas voltadas para lojas virtuais e sistemas ERP/CRM, por exemplo. Esse tipo de software possui inúmeras funcionalidades, como as elencadas anteriormente. É importante ressaltar que a escolha da plataforma correta será fundamental para a confiabilidade e credibilidade de sua agência no mercado.

Caso você indique uma opção que tenha poucos recursos, com alto custo e baixo retorno financeiro, seus clientes ficarão extremamente insatisfeitos, impactando diretamente no seu relacionamento com eles, podendo, inclusive, manchar a imagem da sua empresa no mercado.

Explicação da importância do uso da plataforma aos seus clientes

Por fim, explicar aos seus clientes a importância e as vantagens de utilizar uma plataforma de e-mail marketing pode ser extremamente vantajoso para a sua agência. Além de melhorar o relacionamento, a plataforma fará com que a base de leads e de clientes fiéis aumente consideravelmente, aumentando também o faturamento do e-commerce em questão.

Gostou do nosso artigo? Acredita que seja possível explicar a importância de uma plataforma de e-mail marketing para seus clientes? Quer aprender um pouco mais sobre essa funcionalidade? Então, veja também nosso Guia Prático De E-mail Marketing e adquira novos conhecimentos!

Deixe um comentário

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

soft bounces e hard bouncesspam