Infográfico – indicadores de email marketing em função de dias e horários

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A empresa Kissmetrics apresentou um infográfico interessante sobre os principais indicadores de e-mail marketing (taxa de abertura, taxa de clique, opt-out, abuse e bounces) de acordo com os dias e horários em que os destinatários mais interagiram.

Vale para reflexão, contudo, não podemos esquecer que estes dados se referem ao mercado norte-americano. No Brasil temos peculiaridades que nos levam a resultados diferentes, ainda que em alguns casos possam haver semelhanças.

Veja o resumo das informações mais importantes:

1. O horário em que os consumidores mais abrem mensagens promocionais é entre 19:00 e 22:00hs, pois estão mais relaxados e fora do horário de trabalho em sua maioria. Ofertas de nicho, principalmente vestuário, esportes e fitness apresentaram ótima resposta dos consumidores neste horário.

2. O segundo horário com maior taxa de abertura foi no início do dia, entre 06:00hs e 10:00hs.

3. O horário com menor abertura é entre 22:00hs e 06:00hs, é a chamada “zona morta”.

4. As taxas de reclamações de abuse (spam) e de retornos de e-mails (bounces) são maiores nas campanhas enviadas nos finais-de-semana.

5. As maiores taxas de abertura e de cliques foram contabilizadas no início da manhã, entre 06:00hs e 10:00hs.

6. O CTR (relação entre o total de cliques e o total de emails marketing enviados) é maior quando os e-mails são enviados com uma freqüência de 1 a 4 vezes por mês, sendo que acima de 8 envios/mês o CTR apresentou considerável queda.

Como dito lá no início, estas estatísticas são válidas para REFLEXÃO. Não tome nenhuma decisão importante com base apenas neste estudo! No caso da análise sobre os melhores horários para envio, leia e siga as dicas do tópico “Qual o melhor horário para enviar e-mail marketing?”.

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