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Exit intent no e-commerce: como funciona?

  • timer 30/05/2017
  • 3 min de leitura

A triste verdade é que mais de 75% dos usuários abandonam uma loja online antes de fazer uma compra. Apesar dessa estatística desanimadora, os pop-ups de exit intent é uma forma eficiente de melhorar a conversão no seu site.

Quando desenhados e implementados corretamente, eles são eficientes para extrair valor de cada visita. A ferramenta trabalha monitorando a movimentação do cursor do usuário para exibir uma mensagem quando ele demonstrar intenção em sair da página.

Continue lendo para descobrir como funciona o exit intent no e-commerce e quais são as melhores práticas para implantá-lo no seu e-commerce!

O que é o exit intent pop-up e como ele funciona no e-commerce?

O exit intent utiliza scripts para acompanhar a maneira como o usuário está navegando no site, incluindo a movimentação no cursor e o tempo que ele fica em cada página. Com esses recursos, ele exibe uma mensagem no momento em que o visitante demonstrar uma intenção de saída.

Vamos explicar melhor: se você movimenta rapidamente seu o mouse até a barra de endereços, isso é um indicativo de que você está buscando deixar a página e carregar outra. O script, então, aciona uma função que exibe uma mensagem para interromper sua ação.

O que eu posso oferecer nesta chamada?

É importante não confundir o exit intent com aqueles pop-ups que aparecem logo após o fechamento de uma página, do tipo “Não vá ainda”. Ao contrário dessa prática — que não é bem-vista —, os pop-ups de intenção de saída buscam realmente oferecer algo de valor para o usuário.

Por isso, a parte mais importante do exit intent é qual oferta você oferece na chamada.

Por exemplo, imagine que um visitante esteja saindo do site a partir da página de um algum setor de produtos. Você pode oferecer desconto em algum item do setor, enviando um cupom de desconto por e-mail.

Se ele estiver deixando o site com o carrinho cheio, lembre-o dos itens que ficaram para trás e ofereça algum diferencial que o estimule a finalizar a compra, ou, simplesmente, peça para que ele deixe o e-mail e assine sua newsletter para acompanhar ofertas e descontos exclusivos.

Por que usar o exit intent para aumentar minha lista de e-mails?

Se você está vendendo online e não tiver uma lista do email de clientes em potencial, você está perdendo uma grande oportunidade. Uma forte lista de leads que estão interessados o suficiente nos seus produtos para lhes dar seus e-mails é um dos recursos mais valiosos para um e-commerce.

A partir dessa lista, você pode desenvolver estratégias de e-mail marketing. Então, por que não fazer do limão uma limonada, executando um pop-up exit intent em sua loja que peça aos clientes para deixar seus endereços de e-mail para que eles possam receber atualizações de suas ofertas incríveis?

Quais são as melhores práticas para montar um exit intent?

Mesmo que a funcionalidade de um pop-up de exit intent já ajude a torná-lo menos intrusivo, eles ainda podem trazer uma experiência negativa se não forem utilizados estrategicamente. A fim de obter os melhores resultados de seus pop-ups, você deve considerar as seguintes práticas:

Faça uma oferta no pop-up precisa diferente da oferta na página

Talvez você precise explicar sua proposta de uma maneira diferente ou oferecer ao visitante algo mais, como um cupom ou presente, ou algo educativo como um e-book.

Ofereça algo de valor tangível

“Inscreva-se para a nossa Newsletter” não é uma boa chamada. Algo como “Obtenha acesso aos nossos descontos e promoções exclusivas” é melhor. O valor fica claro para o usuário e ele vai achar que vale a pena dar seu endereço de e-mail para você.

Adapte sua mensagem à pessoa do comprador

Ela pode variar com base no conteúdo do carrinho de compras ou em muitos outros critérios, como as páginas visitadas ou o dispositivo no qual eles estão navegando. Quanto mais você alinhar a mensagem com os interesses do seu visitante, mais sucesso terá.

E para acompanhar os resultados e saber se o exit intent no e-commerce está funcionando para você, leita também sobre as 5 métricas de engajamento que você precisa acompanhar!

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