Escolhendo o assunto para a sua campanha

 Em Email Marketing


O assunto do email marketing é um ponto chave para determinar o interesse em abrir ou não a mensagem. Atualmente todos recebemos uma avalanche de mensagens que só pelo assunto decidimos não abrir, é ou não é? Se você quer obter melhores resultados, principalmente agora nesta época de Natal. As dicas a seguir podem ajudar bastante.


Seja sucinto

Transmita sua mensagem logo no início, tentando usar no máximo 45 caracteres. As pessoas atualmente não têm muito tempo, então uma mensagem que não seja curta e objetiva tem muitas chances de não ser lida, e conseqüentemente o e-mail não será aberto. Além do mais, ler e-mails em smartphones está cada vez mais comum e os aplicativos exibem poucos caracteres do assunto.


Mostre urgência

Você quer que o seu cliente faça algo? Sua oferta tem um prazo determinado? Se as respostas são “sim”, deixe tudo isto bem claro no início do texto. Não espere que as pessoas tenham que abrir o e-mail para perceberem este senso de urgência!


Cuidado com os adjetivos

Adjetivos não são necessários no assunto. Você quer que os seus contatos abram o email, então inclua os adjetivos no corpo da mensagem, e não no assunto. Veja este exemplo:


Ganhe 15% de desconto em nossas fantásticas luminárias de chão em estoque – apenas hoje!

Ele pode ser reduzido para:

15% de desconto hoje, apenas nas luminárias de chão!


Mantenha o assunto relevante e coerente com o conteúdo

Tenha certeza que o assunto menciona o conteúdo do e-mail. Você não pode informar a promoção de luminárias de chão no assunto e no corpo do e-mail não ter nada disto. É preciso ser coerente para que os seus contatos não percam a confiança em sua empresa.


Deixe o nome da empresa de fora

Se o remetente do e-mail é o nome da empresa, é melhor não inclui-lo no assunto. Se você incluir, além de ser uma informação repetida e sem utilidade, você perderá os valiosos caracteres do início do assunto.


Não escreva em CAPS LOCK

Nunca, jamais, escreva o assunto inteiro em CAPS LOCK. As letras maiúsculas, apesar de chamarem a atenção, transmitem agressividade e causam repulsa em quem lê. No máximo utilize alguma palavra em maiúsculo, mas apenas quando ela for o ponto principal da frase.


Calma, leva tempo

Você não irá conseguir acertar logo de início com os melhores assuntos possíveis. Você precisa testar, testar e testar de novo. Analise os resultados e veja quais os assuntos trouxeram melhores resultados de abertura. O Teste A/B pode ser um grande aliado nestes testes. Veja em nosso tópico Passo-a-passo para um bom teste A/B como fazer um bom Teste A/B.

Leia também: Design para mobile: 7 dicas para melhorar os resultado

Deixe um comentário

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

5-livros-que-todo-profissional-de-marketing-digital-deve-lerDesign para mobile