Entenda o que é e como criar um anúncio Carrossel

 Em E-commerce

CONTEÚDO ATUALIZADO EM MARÇO/2021

Uma das vantagens da internet é, certamente, seu dinamismo. A todo momento, aparecem novidades, e quem souber aproveitá-las conseguirá obter melhores resultados em suas estratégias de marketing digital. Aqui, vamos falar sobre um formato que tem sido empregado com sucesso pelas empresas: o anúncio carrossel

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De antemão, saiba que este formato garante mais atenção para sua oferta, além de permitir que você disponibilize mais informações ao público. 

O que diferencia o anúncio carrossel 

O primeiro passo para usar este formato é entender que ele pode incrementar sua estratégia de comunicação digital. Na prática, estamos falando de um anúncio que trabalha com o conceito de rotação. Ou seja, mensagens diferentes que vão ser exibidas em rodízio. 

A vantagem, além do dinamismo, é que esse formato aceita não só imagens, mas também vídeos e até links diferentes para cada elemento. Então, você acaba multiplicando suas chances de cliques. Se a primeira mensagem não chamou a atenção do usuário, quem sabe a segunda consegue? É mais ou menos esse o raciocínio. 

Isso sem falar que, ao fazer um conteúdo do tipo carrossel, mesmo que um seguidor não interaja com o post da primeira vez, o Instagram, por exemplo, mostra a mesma postagem uma segunda vez, normalmente com a segunda foto ou vídeo. Por isso, esse formato também oferece um bom custo-benefício, já que acaba prolongando o tempo de vida da publicação. 

Como usar o anúncio carrossel para alcançar resultados 

Atualmente, esse tipo de anúncio aparece de forma mais comum nas redes sociais, como Facebook e Instagram, permitindo a veiculação de até 10 imagens e vídeos. Assim, com esse formato, você pode: 

  • apresentar diferentes produtos em um mesmo post; 
  • trazer mais detalhes de um mesmo produto; 
  • contar a história da sua empresa, de algum cliente, um case de sucesso. 

Um exemplo de uma grande empresa que utiliza este tipo de anúncio com frequência é o Mercado Livre, líder em comércio eletrônico na América Latina. É muito comum ver ofertas de vários produtos de uma só vez em ações do site. 

4 vantagens para sua marca

Como falamos, o anúncio carrossel se torna vantajoso para as marcas, uma vez que oferece mais chances de despertar o interesse do público com um único post. Considerando os benefícios que o formato traz para a comunicação das empresas com seus clientes, elencamos, abaixo, as principais vantagens de apostar nesse tipo de publicação. Confira: 

1. Mais espaço para oferecer produtos e serviços

Já ficou claro que, com esse recurso, você pode exibir vários produtos de uma só vez ou mesmo criar um post mais detalhado sobre um assunto específico. Portanto, uma vantagem importante é o fato de a empresa conseguir mais espaço para exibir os diferenciais das suas ofertas. 

2. Fácil interação 

No ambiente digital, a comunicação das empresas com seu público precisa ser objetiva e ágil, especialmente quando falamos de uma comunicação via redes sociais. Os usuários já não têm mais tempo e paciência para posts muito longos e pouco efetivos. 

E essa é mais uma vantagem do anúncio carrossel: seu fácil acesso. Basta deslizar o dedo na tela do celular para conferir as 10 imagens e vídeos do post em sequência, estimulando, assim, a curiosidade dos usuários sobre aquele conteúdo. 

3. Abrange diversos nichos de mercado 

O anúncio carrossel é uma solução que pode ser útil tanto para aquelas empresas que buscam mostrar sua variedade de produtos quanto para as marcas que procuram conquistar o público a partir da sua história ou mesmo de uma produção artesanal. 

Por exemplo, imagine que você tem uma editora de livros. Pode exibir na mesma mensagem vários livros que disponibiliza sobre determinado assunto ou outras opções de um mesmo autor. 

Agora, se você trabalha com marmitas saudáveis, por que não usar o anúncio carrossel para mostrar sua rotina de produção dos pratos? Pode ser desde um vídeo da sua ida à feira, passando pela higienização dos ingredientes até chegar ao passo a passo das receitas. Certamente, essa transparência na comunicação com o público irá garantir mais credibilidade à sua marca. 

4. Apoio às campanhas de marketing digital 

O anúncio carrossel pode se tornar uma importante parte de uma campanha digital de ponta a ponta. Digamos que você tem um e-commerce focado em roupas, calçados e acessórios. Então, você produz um e-book sobre as últimas tendências do mercado da moda e usa o anúncio para divulgar alguns teasers desse material. 

Certamente, você irá despertar o interesse dos usuários a acessarem seu site e preencherem o formulário para fazer download desse conteúdo rico. Então, você entrega o material por e-mail marketing e, assim, pode começar a construir relacionamento com esses clientes – claro, sempre com sua devida permissão. 

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O que não pode faltar no seu anúncio? 

Para não errar no emprego do anúncio carrossel, é importante tomar alguns cuidados: 

  • Seja coerente: o ideal ao preparar esse tipo de anúncio é construir uma só mensagem. Mesmo que você apresente diferentes produtos ou serviços, é importante que as imagens e vídeos se relacionem entre si. 
  • Valorize sua marca: outro erro comum das empresas é não manter sua identidade visual nos anúncios. Mas saiba que isso é muito relevante, uma vez que ajuda a gerar a lembrança de marca. Uma dica de especialista: sempre coloque seu logo em todas as mensagens e aproveite o último quadro para colocar as informações da sua empresa. 
  • Seja interativo: como em qualquer estratégia de marketing digital, é importante valorizar a possibilidade de interação com o público. Para isso, não deixe de usar um bom call to action (CTA), incentivando o clique. E sempre fique atento para responder às eventuais demandas do consumidor. 

Como você percebeu, o anúncio carrossel é uma importante ferramenta para suas estratégias de marketing, principalmente pelo seu poder de atração perante o consumidor. Além dos anúncios nas redes sociais, aproveite a possibilidade de trabalhar com esse tipo de formato para alavancar suas campanhas de e-mail marketing

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