E-mail marketing X Spam: qual a diferença entre eles?

 Em Email Marketing

e-mail marketing é uma estratégia que utiliza o e-mail como uma ferramenta de marketing direto, permitindo que as empresas façam contato com seus clientes sem a influência de qualquer intermediário.

Estes e-mails são utilizados para divulgar promoções, notícias e até mesmo conteúdo relevante para uma lista de contatos que demonstrou interesse em participar de sua newsletter, autorizando o recebimento de mensagens.

É uma das estratégias mais tradicionais de marketing digital, 40 vezes mais eficiente para a aquisição de clientes do que o Facebook e Twitter, segundo pesquisa realizada pela McKinsey & Company.

Mas apesar de sua popularidade e dos resultados que o e-mail marketing pode gerar para sua empresa, muitos profissionais de marketing têm receio de investir nesta estratégia, associando-a com a prática de Spam.

Portanto, confira o post que preparamos e entenda a diferença entre e-mail marketing e Spam.

O que é Spam?

O Spam é uma prática que consiste no envio de e-mails para o máximo de contatos possível, mesmo que estes contatos não tenham permitido o envio destas mensagens.

É uma prática que pode prejudicar o sucesso de qualquer estratégia de e-mail marketing, aumentando as chances de sua empresa ser denunciada nos servidores de e-mail. Além disso, o Spam é uma estratégia que possui uma taxa de conversão muito ruim, principalmente se compararmos com uma estratégia de e-mail marketing construída de maneira correta.

Isso acontece porque enviando Spam sua empresa impactará vários clientes que não têm interesse em seus produtos e serviços, e que sequer abrirão suas mensagens.

Desta forma o seu retorno sobre o investimento será prejudicado, pois sua empresa terá de enviar um número muito grande de mensagens para conseguir alcançar o seu cliente ideal.

Como evitar o Spam e construir uma estratégia de e-mail marketing eficiente?

Para evitar que sua estratégia de e-mail marketing seja considerada Spam, você deve ter os seguintes cuidados:

1. Não compre listas de e-mail

Uma das práticas mais comuns em empresas que não conhecem a diferença entre e-mail marketing e Spam é a compra de listas de e-mail, que possuem diversos contatos cadastrados.

Em vez de fazer isso, o ideal é que você convide os visitantes de seu site a participar espontaneamente de sua newsletter, oferecendo benefícios exclusivos para eles. Assim, você poderá aumentar a sua lista de contatos de forma natural, sem que isso seja considerado Spam.

2. Permita que o seu cliente retire seu nome da lista com facilidade

Outra prática que você deve realizar para que sua estratégia de e-mail marketing não seja confundida com o Spam é oferecendo a possibilidade de seu cliente se descadastrar sempre que achar necessário.

Isso pode ser feito oferecendo um link em que ele possa fazer o descadastro sem dificuldades. E nem pense em ignorar a solicitação de seu cliente, pois isso pode transmitir a ideia de que sua empresa o enganou.

E para reduzir a sua taxa de descadastro, uma opção é deixar claro para o cliente quais os benefícios ele perderá ao solicitar sua exclusão, o que pode ajudar a fazê-lo mudar de ideia.

3. Tenha cuidado com a frequência de envios

Muitas empresas enviam várias mensagens para os seus clientes, lotando a sua caixa de e-mail antes mesmo que o usuário possa ler as mensagens. Apesar de parecer uma boa ideia, esta também é uma prática considerada como Spam, prejudicando o sucesso de sua estratégia.

Para evitar este problema, o ideal é que você deixe claro para o seu cliente, desde o momento em que ele se cadastrar em sua newsletter, qual será a frequência de envio de suas mensagens, evitando que ele se sinta surpreso com a quantidade de envios.

Invista também na realização de testes que ajudem a identificar qual a frequência de envios ideal para seu negócio. Tomando estes cuidados você será capaz de criar uma estratégia de e-mail marketing eficiente, evitando ser confundido com o Spam.

Agora que você já conhece a diferença entre e-mail marketing e Spam, aprenda como integrar o e-mail marketing com o Facebook para conquistar mais resultados para sua organização.

Deixe um comentário

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

Plataforma de e-mail marketing3-dicas-de-html-para-criar-pecas-de-email-de-alta-performance