Dicas de como aumentar a base opt-in

 Em Email Marketing

Uma das dúvidas mais comuns na cabeça de quem administra o marketing de uma loja virtual é como obter novos e-mails para a base. De fato, se nada for feito, o crescimento tende a ser lento e por vezes decepcionante. Mas como tudo nesta vida, com uma boa dose de planejamento e esforço é possível sim aumentar consideravelmente a base opt-in para o envio de emails marketing. Veja as dicas abaixo que preparamos para você:

1. OFEREÇA UM BENEFÍCIO PARA QUEM SE CADASTRAR

O pilar desta estratégia é definir um benefício que será concedido a quem cadastrar o e-mail. Este benefício é o que moverá as pessoas a cadastrar e poderá ser também o seu Call to Action da campanha. Se olharmos as lojas virtuais americanas, veremos que é comum esta prática, mas aqui no Brasil por algum motivo ainda não.Você pode oferecer um cupom de desconto ou um frete grátis para a primeira compra. Outra iniciativa interessante é oferecer a participação no sorteio de algum produto a partir do cadastro do e-mail. Também não esqueça de informar claramente que ele passará a receber conteúdo e promoções exclusivas no e-mail. É preciso passar a ideia de que ele será VIP, todos nós gostamos de ser tratados assim.

2. DIVULGUE O BENEFÍCIO DA FORMA CORRETA

Bem, uma vez definido o benefício, invista na criação de um layout bonito para a campanha e exiba-a da forma adequada em seu site. Isto quer dizer: coloque uma grande chamada no topo da página inicial ou crie um hotsite que abrirá antes da página inicial. De nada adianta oferecer o benefício mas ele ficar em uma posição escondida! Se esta sua campanha não for permanente, não esqueça de manter o formulário de opt-in SEMPRE visível próximo ao topo do site, de modo que apareça antes de ter que rolar a página. Por algum motivo não compreensível, a maioria das empresas deixa o formulário de opt-in no rodapé do site! Vamos mudar isso?

3. SEJA OBJETIVO, NADA DE CADASTROS LONGOS

O seu formulário de cadastramento deve captar apenas as informações imprescindíveis. Nome e e-mail em geral são suficientes, sendo que dependendo do tamanho disponível no seu site, pode ser solicitado apenas o e-mail. Caso seja imprescindível para a sua estratégia obter mais algum dado, como o sexo ou a região por exemplo, utilize radio button ou listas drop-down, para que o usuário não tenha que digitar nada mais.

4. ENVIE UM E-MAIL DE BOAS VINDAS

A dica aqui é: aproveite o momento! Pense bem: você conseguiu obter um novo contato para a base, portanto aproveite para enviar um e-mail de boas vindas humano e não automático.
Mostre os benefícios que ele terá a partir deste cadastro e o quanto você está interessado em oferecer vantagens. Aproveite e informe novamente o benefício que ele ganhou pelo cadastro, de quebra já oferecendo alguns produtos em que ele possa utilizá-lo. Mas também deixe-o a vontade para usar o benefício mais tarde se assim desejar. Aproveite também para solicitar que o email de remetente usado nas suas campanhas seja adicionado à lista de contatos, para evitar que caia nos filtros antispam. Isto irá aumentar sua taxa de abertura e clique no futuro! E para finalizar: este e-mail de boas vindas DEVE ser enviado logo após o cadastro. Se você enviar muito tarde, perderá credibilidade, e isto não é bom.

5. INVISTA PARA AUMENTAR A AUDIÊNCIA DA CAMPANHA

Eventualmente as empresas executam os 4 passos acima, mas possuem uma audiência muito pequena no site, o que impossibilita um bom volume de captação de e-mails. Portanto, é indispensável investir tempo e dinheiro em algumas mídias para aumentar a audiência. Use e abuse das redes sociais como Facebook e Twitter. Investimentos em mecanismos de busca também podem ser interessantes para aumentar a audiência. Enfim, onde estiver o seu público, invista e acompanhe os novos cadastros opt-in que você obtiver. Com certeza a sua base crescerá!

Este texto foi escrito pensando em usuários avançados. Se você esta começando, recomendamos ler o artigo como fazer email marketing. Ele contém dicas fundamentais para você tirar maior proveito das suas campanhas por email.

Leia também: Engajamento: a arte de transformar clientes em fãs

Deixe um comentário

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

Design para mobilesegmentacao-email-marketing