Como vender suplementos alimentares usando E-mail Marketing

 Em E-commerce, Email Marketing

Não é segredo para ninguém que o segmento de suplementos alimentares é um grande sucesso.  A maior preocupação dos brasileiros com relação à saúde e a boa forma fez com que o setor ganhasse destaque.  Atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado de suplementos alimentares do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Austrália.

Com este segmento a todo vapor, a grande questão é: como conquistar mais clientes  para acelerar a velocidade de crescimento e aproveitar as oportunidades de mercado?

Neste artigo serão dadas dicas sobre como alavancar as vendas do seu e-commerce de suplementos alimentares, por meio de uma ferramenta extremamente eficaz: o e-mail marketing.

ACREDITE NO E-MAIL MARKETING

Se você pensa que e-mail não funciona, que o seu público não possui e-mail ou não lê, está na hora de mudar os seus conceitos. Como dissemos em um artigo anterior  o e-mail está mais vivo do que nunca e os números estão aí para comprovar a nossa afirmação.

Segundo o Instituto Radicati,em 2018 serão 2,8 bilhões de usuários de email, que devem enviar e receber aproximadamente 235 milhões de mensagens por dia (entre comerciais e pessoais).

Muitos segmentos têm aderido esta ferramenta para alavancar os seus resultados e com o mercado de suplementos não é diferente. Então o primeiro ponto é: acredite no poder do e-mail marketing!

COMO AUMENTAR A TAXA DE RECOMPRA

Fidelizar quem já conhece e experimentou os seus produtos é tão importante quanto atrair novos clientes.

Lembre-se que a suplementação alimentar pressupõe um consumo contínuo. Então uma dica valiosa é que você entenda o tempo médio de consumo dos principais produtos do seu site.

Por exemplo, se você sabe que um Whey Protein leva em média 60 dias para ser totalmente consumido, você deve estabelecer uma comunicação alguns dias antes de fechar este prazo, já oferecendo esse produto novamente, se possível com alguma vantagem, com frete grátis, com desconto, com brinde, qualquer coisa que motive os seus consumidores a continuar comprando em sua loja.

Essa estratégia alavanca muito os resultados, com um investimento muito baixo, afinal, vender para um cliente atual é sempre mais barato do que vender para um novo cliente.  No caso de um novo cliente você vai ter que fazer todo o investimento em mídia para atraí-lo e esse investimento em mídia a gente sabe que é cada vez maior. Já o cliente que já compra os seus produtos, você pode impactar através de e-mails direcionados aos objetivos de cada um.

CONHEÇA O SEU PÚBLICO

Não esqueça  que por trás do e-mail existe uma pessoa e você precisa conhecê-la para a sua estratégia ter resultado.

Ela é do sexo feminino ou masculino? É jovem ou madura? Procura emagrecer ou ganhar massa muscular?  Busca mais energia ou melhorar a sua qualidade de vida?

Você como gestor do marketing de uma loja de suplementos alimentares precisa investir em conhecer os objetivos e as características dessas pessoas.

Mas como fazer isso?  Uma opção é fazer pesquisas através de landing pages. Essa é uma estratégia bem rápida e fácil, você cria uma página de captura, onde a pessoa ao se cadastrar para ganhar alguma vantagem ou acessar um material seu, vai ter que informar dados como data de nascimento, sexo, o objetivo dela de saúde, entre outr coisas.

Outra forma de conseguir esses dados é enviar um e-mail marketing perguntando simplesmente qual é o seu objetivo. Neste e-mail você deve ter banners e cada um deles deve linkar para uma categoria específica.  Desta forma você poderá captar cliques que servirão para segmentar as suas listas de e-mail e a partir deste momento você conseguirá ser mais efetivo nas suas comunicações, porque você vai poder enviar apenas produtos de emagrecimento para quem quer emagrecer, produtos de massa muscular para quem quer aumentar a massa muscular, etc.

Esse direcionamento de conteúdo conforme o objetivo de cada pessoa que está na sua base é um segredo poderoso para o seu negócio.

Se você conseguir aplicar essas estratégias certamente vai ter um aumento do engajamento com a sua audiência, aumento na taxa de abertura dos seus e-mails, aumento na taxa de conversão, e possivelmente um aumento no volume total de vendas.  Além disso, você vai perceber também redução no volume de descadastros, porque a sua comunicação vai ser mais personalizada e isso vai repercutir positivamente nas suas métricas e ajudar você a entregar mais e-mails na caixa de entrada.

Agora você já sabe que o e-mail marketing é uma ferramenta que pode ajudar a fidelizar os seus clientes e alavancar as suas vendas. E agora, vamos colocar em prática?

Se você quiser aprender mais sobre como otimizar suas campanhas de e-mail marketing, não deixe de baixar nosso e-book Guia Prático de E-mail Marketing: Como otimizar campanhas para melhores resultados.

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