Como fazer email marketing – Conheça 10 dicas indispensáveis
Você já deve ter se perguntado: “como fazer email marketing dar mais resultado?”. Pois então, fazer email marketing com resultados não é complicado como muita gente pensa. Na verdade é simples, mas você precisa estar atento a alguns detalhes. Veja as dicas que preparamos:
1 – Utilize o seu domínio como remetente e configure as autenticações
– Evite utilizar nomes de outras empresas e domínios desconhecidos como remetente.
– Utilize o seu domínio no campo de email do remetente, isto aumenta a credibilidade.
– Configure as autenticações no DNS do seu domínio para aumentar as chances de suas mensagens serem entregues na caixa de entrada.
2 – Dê uma atenção especial à linha de assunto do email
– Capriche, fuja de clichês como “Promoção do Dia dos Pais”, “Dia dos Pais Imperdível na Marca X”, “Superdesconto de Dia dos Pais”, são títulos que não impressionam mais e sua campanha terá menos interações do que poderia ter.
– Opte por um título mais pessoal e caloroso, por exemplo: “Impossível errar. 10 dicas de presente para o seu pai”. Assim você está mostrando que conhece o seu leitor e se importa com ele.
3 – Seja educado, chame seu leitor pelo nome
– Na assinatura do seu mailing, solicite também o nome da pessoa.
– Insira na sua campanha uma saudação do tipo “Olá, João da Silva”. A comunicação se torna bem mais próxima e pessoal.
– Existem ferramentas que fazem o envio personalizado automaticamente. Você não vai ter que personalizar cada um deles.
4 – Evite exageros no design, não esqueça da importância do texto
– O layout precisa ser simples e deve conter mescla de imagens e texto. Seu leitor pode se cansar se a campanha tiver apenas imagens e demorar a carregar.
– Se possível, evite o Photoshop, faça a peça em HTML puro. Assim se o leitor estiver off-line no momento da leitura, ele pelo menos vai poder ler o texto do seu email.
– Durante a criação, invista boa parte do tempo inserindo textos no atributo “alt” das imagens, dentro do HTML. Também aposte em um texto enxuto, principalmente no topo da campanha, tentando adicionar um toque pessoal.
5 – Deixe claro o objetivo da sua campanha
– Não esconda a sua intenção. Deixe claro o objetivo da sua mensagem.
– Se você quer levar os leitores para uma página, deixe o botão (call to action) visível e utilize cores apropriadas (normalmente cores claras que possam se destacar).
– Sempre evidencie o benefício de ir até o link que você está propondo.
6 – Seja relevante, entregue algo a mais
– Não foque apenas em seus produtos/serviços. Você vai se tornar repetitivo e monótono.
– Forneça um link, um post, algum conteúdo relevante, algo que esteja relacionado ao que você está oferecendo. Mostre que você conhece seu leitor e é capaz de oferecer algo que vai fazer ele se interessar. Seu email marketing vai ficar bem mais interessante. E assim você estabelece laços de confiança.
7 – Escolha uma boa ferramenta de disparo
– Evite ferramentas gratuitas. Elas normalmente não possuem boa entregabilidade e nem sempre fornecem as estatísticas ideais.
– Sem querer puxar a sardinha para o nosso lado, você pode conhecer a nossa ferramenta de disparo.
8 – Ofereça a opção “cancelar recebimento”
– Não tenha medo. Deixe visível a opção de descadastramento. É mais vantagem você só ter na sua base quem quer de fato se relacionar com você.
– Realize o cancelamento. Pega mal uma marca afirmar que cancelou a assinatura, mas continuar enviando conteúdo. Algumas ferramentas fazem o descadastramento imediatamente no momento do clique (nós fazemos assim).
9 – Ajuste a frequência de envios
– Não desperdice a atenção que você recebe. Um fluxo muito alto de envios pode cansar seus leitores e aumentar os pedidos de cancelamento.
– Faça testes e descubra a frequência ideal de acordo com o seu segmento e o seu público.
10 – Confira as métricas e, se necessário, tente de novo
– Sempre verifique as estatísticas de cada disparo, veja quem abriu, quem clicou, quem deletou, quem se descadastrou.
– Não esqueça também de verificar o desempenho de acordo com o dia da semana, dia do mês e horário do envio.
– Faça suas análises, realize as alterações necessárias e teste os próximos disparos em diferentes circunstâncias até tirar conclusões importantes sobre o comportamento do seu público.
Como fazer email marketing – Para não esquecer:
01) Utilize seu próprio domínio e configure as autenticações
02) Dê uma atenção especial ao assunto do email
03) Seja educado, chame seu leitor pelo nome
04) Evite exageros no design, não esqueça dos textos
05) Deixe claro o objetivo do seu email
06) Seja relevante, entregue algo a mais
07) Escolha uma boa ferramenta de disparo
08) Ofereça a opção “cancelar recebimento”
09) Ajuste a frequência de envios
10) Confira as métricas e, assim, evolua as suas práticas
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