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Trabalhar com email marketing de alta performance demanda obrigatoriamente conhecimento e tecnologia. É a tecnologia que permitirá aplicar o conhecimento. E quando falamos em tecnologia, estamos falando das ferramentas de email marketing disponíveis no mercado.
Neste artigo vamos detalhar tudo o que você precisa saber para escolher uma ferramenta de email marketing adequada para alto desempenho, considerando 3 aspectos essenciais: entregabilidade, recursos e atendimento.
Vamos chamar ao longo do artigo as empresas que fornecem ferramenta de email marketing como ESP (Email Service Provider), ok?
Recapitulando, a entregabilidade é a capacidade de entregar e-mails na caixa de entrada. Assim, este é o primeiro aspecto que recomendo que você avalie junto à ferramenta de email marketing, ou ESP (Email Service Provider), com o qual você está negociando.
Saiba que quase 100% das ferramentas de email marketing oferecem por padrão IPs compartilhados. Um IP compartilhado é um servidor de entrega de e-mails que é usado por mais de uma empresa ao mesmo tempo. Isto não é necessariamente um problema, porém, saiba que com isso a reputação destes IPs estará sujeita à forma como o ESP gerencia sua utilização. O padrão é fornecer IPs compartilhados basicamente por uma questão de custo, já que IP é um recurso escasso e caro atualmente. Os ESPs, contudo, fornecem IPs dedicados em soluções personalizadas, que possuem obviamente um preço maior.
Agora vamos aos pontos que você deve avaliar do ESP no que se refere à entregabilidade:
Quando falamos de recursos de ferramentas de email marketing, é preciso ter cuidado, pois nem sempre a quantidade de recursos oferecidos é o mais importante. Existem ferramentas com muitos recursos, mas que, na prática, não servem para nada. Temos que focar nos recursos que podem realmente fazer nossa estratégia ser aplicada com sucesso e trazer um retorno superior. Os recursos abaixo são os que julgo mais importantes para email marketing, especialmente quando usado por lojas virtuais:
O último e talvez mais importante item na hora de escolher uma ferramenta de email marketing é o atendimento.
Por mais que você tenha um bom conhecimento em email marketing, certamente irá precisar tirar dúvidas sobre os recursos e, às vezes, precisará também de sugestões a respeito de estratégias de email marketing. E é exatamente neste ponto que se percebe um grande divisor entre as empresas de email marketing: algumas são apenas fornecedoras de ferramenta (software) e outras vão além no que se refere à atendimento.
Não posso me atrever a dizer o que é melhor, pois depende das suas necessidades. Alguns ESPs mais focados em ferramenta conseguem entregar bons resultados se a ferramenta for boa e se cuidar bem da entregabilidade, mesmo que o atendimento seja deficiente. Outras, por sua vez, podem entregar bons resultados com um atendimento acima da média, mesmo que a ferramenta tenha algumas limitações. Tudo depende do seu estágio atual de maturidade e do que você mais necessita no momento para alavancar os resultados. Mas é óbvio que, ter um bom atendimento além de uma boa ferramenta e de uma boa entregabilidade, é o “mundo ideal”, concorda?
Sendo mais específico, eu diria que um atendimento eficiente de um ESP deve atender à estes pontos:
Após avaliar todos estes aspectos relacionados à entregabilidade, recursos e atendimento, você estará muito mais preparado para tomar uma boa decisão sobre qual ferramenta de email marketing escolher.
Contudo, é importante reforçar que você não deve depositar tanta expectativa sobre a ferramenta em relação ao sucesso do seu email marketing. E sabe por que? Simplesmente porque a estratégia geral do email marketing é mais determinante para o sucesso do que a ferramenta.
Por exemplo: se você contratar a melhor ferramenta de e-mail do mundo mas não tiver uma lista opt-in consistente e uma programação de campanhas bem definida, provavelmente não irá atingir bons resultados. Já se o seu ESP for mediano ou até ruim, mas você possuir uma lista de alta qualidade e uma operação organizada, ainda assim tem boas chances de ter resultados interessantes de conversão e vendas.
Por isso, busque primeiro definir sua estratégia com ações e metas claras, organizar sua operação com processos e pessoas competentes para colocar a estratégia em prática, para depois sim escolher uma ótima ferramenta de email marketing.
Lembre-se: normalmente, apenas uma operação sólida e organizada de email marketing saberá aproveitar todos os recursos que uma boa ferramenta de e-mail marketing oferece! |
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