Como aumentar o ROI do e-mail marketing?

 Em Email Marketing

E-mails são ferramentas poderosas para atrair vendas. Segundo uma pesquisa do Econsultancy, cerca de 23% das vendas das empresas são geradas por meio desse tipo de ação. E esse valor poderia ser ainda maior se houvesse uma melhor otimização para como aumentar o ROI do e-mail marketing.

O ROI (Return On Investment) é uma métrica que apresenta o retorno sobre os investimentos feitos por uma empresa. Ou seja, é possível calcular o ROI sabendo quanto foi o investimento e quanto foi gerado em vendas com e-mail marketing em determinado período. Veja como:

Divida o total da receita obtida pelo valor do investimento. Dessa forma, é possível saber o valor ROI em reais. Ou seja, após o cálculo saberemos quantos reais em vendas está sendo gerado a partir de cada R$ 1 investido.

Gostaria de aumentar seu ROI com e-mail marketing? Então continue lendo nosso artigo!

Ofereça valor ao cliente sem pedir nada em troca

Apesar de as pessoas aceitarem se registrar de bom grado em uma newsletter e participar da sua campanha de e-mail marketing, elas costumam ter um pouco de resistência para abrir os e-mails quando eles chegam.

Normalmente, não ajuda as campanhas de contato via e-mail terminarem sempre pedindo por uma ação do cliente como “aqui, compre isso”!

Para poder ter uma maior taxa de conversão e, consequentemente, um aumento no ROI do e-mail marketing, é preciso driblar esses obstáculos. Muitas vezes, um e-mail certeiro, com um ótimo assunto e boas imagens te ajudam nesta tarefa.

Porém, na maioria das vezes, você precisará que o seu lead baixe a guarda para ser levado pelo resto do seu funil de vendas. E, para isso, ele precisa gostar da sua marca — o que só será alcançado se você oferecer valor para ele previamente.

Esse valor, normalmente, vem em forma de algum conteúdo que é realmente útil e que fale de forma pessoal com ele.

Não seja apressado na hora de nutrir o lead

Todas as empresas querem vender, isso não é segredo. Portanto, quando surge uma ferramenta poderosa como o e-mail marketing, a tendência é querer usá-la logo para obter resultados rápidos.

Porém, como em outros aspectos do marketing e das vendas, resultados rápidos dificilmente são consistentes ou mesmo positivos.

Para poder obter uma taxa de aproveitamento de vendas maior, ou seja, garantir mais negócios fechados e aumentar a lucratividade da sua campanha é necessário conseguir converter mais leads.

E, para se converter leads, é preciso nutri-los com bom conteúdo e um bom relacionamento. Por isso, na hora do planejamento, não “fique com preguiça” de elaborar planos de nutrição para seus leads via e-mail, já que é esse processo de nutrição que ajudará a aumentar o ROI do e-mail marketing.

Saiba qual o momento certo de enviar seus e-mails

O conteúdo enviado é importante, mas  o momento em que os e-mails são enviados também são. Você pode discordar disso, mas a base dessa afirmação é muito lógica: se o e-mail não for aberto, pouco importa seu conteúdo.

Portanto, faça muitos testes para conseguir determinar os diferentes grupos de pessoas dentro dos seus e-mails e qual o melhor horário para enviá-los para essas pessoas.

Sabendo disso, sua campanha poderá ter uma maior taxa de abertura de e-mails, sua mensagem será mais lida e sua conversão será maior, gerando um maior ROI do e-mail marketing.

Aumente o ticket médio para aumentar o ROI do e-mail marketing

Uma boa estratégia para aumentar o ROI do e-mail marketing é por meio do seu ticket médio, ou seja, o valor médio de cada pedido.

Existem certas técnicas para aumentar o ticket médio de uma empresa que podem ser aplicadas no e-mail marketing. Quer um exemplo? Cupons de desconto!

Cupons de desconto costumam incentivar novas vendas e, em muitas ocasiões, vendas com valores maiores. Quando existem produtos encalhados no estoque, então, é o melhor momento para oferecer descontos, se livrar dos produtos e aumentar seu ROI no processo.

Gostou das nossas dicas para conseguir aumentar o ROI do e-mail marketing? Se o conteúdo foi interessante para você, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas desse tipo diretamente no seu e-mail!

Leia também: 6 estratégias para criar conteúdo relevante para e-mail marketing

Deixe um comentário

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

7_praticas_positivas_do_e-mail_marketing_para_seu_e-commerce.jpg.jpegcomo_criar_uma_lista_de_e-mails_usando_o_marketing_de_conteudo.jpg.jpeg