Como acompanhar campanhas de e-mail marketing no Google Analytics
Quem trabalha com e-mail marketing sabe que uma das grandes vantagens é a capacidade de mensuração de resultados: independentemente do tipo da estratégia elaborada, é possível ter cada vez mais precisão nos relatórios de comportamento e performance das campanhas. Mas será que você sabe como acompanhar campanhas de e-mail marketing no Google Analytics?
Além disso, sabemos que o e-mail marketing é uma das melhores formas de comunicação para manter e melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes, mas também para alimentar a base de dados com informações relevantes sobre produtos e serviços de qualquer empresa.
Mas como analisar corretamente os resultados obtidos por esse canal de comunicação e aquisição de clientes? Bem, neste post, vamos ajudar você a entender como medir as campanhas de e-mail marketing com Google Analytics e como essa ferramenta vai ajudar a coletar dados consistentes para tomadas de decisões estratégicas em suas campanhas. Continue a leitura e saiba mais!
Quais são as vantagens de utilizar o Google Analytics?
- quantos acessos cada campanha gerou;
- qual o tempo de permanência no seu site a partir das campanhas de e-mail;
- qual a taxa de rejeição de cada campanha de e-mail;
- qual o valor gerado em vendas (R$) de cada campanha e/ou período;
- qual a taxa de conversão por campanha e por período;
- qual o ticket médio por campanha, período, categoria e marca;
- outras métricas como quantidade de pedidos, valor por sessão, etc.
Lembre-se que, antes de tudo, você precisa entender o que cada métrica quer dizer. Não deixe de conferir nosso Glossário de E-mail Marketing para se familiarizar mais com termos importantes.
Como analisar e-mail marketing com Google Analytics?
Passo 1
Passo 2
Passo 3
- Clique em Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia
- Na tela seguinte, clique na combinação Origem/mídia que corresponde as tags “utm_source” e “utm_medium” que foram informadas nos links da sua campanha para efetuar o rastreamento
- Por fim, na tela seguinte, selecione o filtro Dimensão secundária > Publicidade > Campanha.
Assim, você poderá ver o desempenho de tráfego e conversão de cada uma das suas campanhas de e-mail marketing no Google Analytics.
IMPORTANTE: lembre-se de filtrar também o período desejado para sua análise, no canto superior direito da tela! Desta forma, fica muito fácil avaliar quais campanhas tiveram melhores e piores resultados, podendo assim evoluir sua estratégia dia após dia.