Como acompanhar campanhas de e-mail marketing no Google Analytics

 Em Email Marketing

Quem trabalha com e-mail marketing sabe que uma das grandes vantagens é a capacidade de mensuração de resultados: independentemente do tipo da estratégia elaborada, é possível ter cada vez mais precisão nos relatórios de comportamento e performance das campanhas. Mas será que você sabe como acompanhar campanhas de e-mail marketing no Google Analytics?

Além disso, sabemos que o e-mail marketing é uma das melhores formas de comunicação para manter e melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes, mas também para alimentar a base de dados com informações relevantes sobre produtos e serviços de qualquer empresa.

Mas como analisar corretamente os resultados obtidos por esse canal de comunicação e aquisição de clientes? Bem, neste post, vamos ajudar você a entender como medir as campanhas de e-mail marketing com Google Analytics e como essa ferramenta vai ajudar a coletar dados consistentes para tomadas de decisões estratégicas em suas campanhas. Continue a leitura e saiba mais!

 

Quais são as vantagens de utilizar o Google Analytics?

 

O Google Analytics é a ferramenta mais popular do mundo para web analytics. Com ela, você conseguirá descobrir e analisar todas as métricas importantes sobre o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing:

 

  • quantos acessos cada campanha gerou;
  • qual o tempo de permanência no seu site a partir das campanhas de e-mail;
  • qual a taxa de rejeição de cada campanha de e-mail;
  • qual o valor gerado em vendas (R$) de cada campanha e/ou período;
  • qual a taxa de conversão por campanha e por período;
  • qual o ticket médio por campanha, período, categoria e marca;
  • outras métricas como quantidade de pedidos, valor por sessão, etc.

Lembre-se que, antes de tudo, você precisa entender o que cada métrica quer dizer. Não deixe de conferir nosso Glossário de E-mail Marketing para se familiarizar mais com termos importantes.

 

Como analisar e-mail marketing com Google Analytics?

 

Para analisar o desempenho do e-mail marketing no Google Analytics, são necessários apenas 3 passos:

 

Passo 1

A primeira coisa que você precisa fazer é ter certeza de que o Google Analytics está rodando em seu site. Caso não esteja, você pode seguir o passo a passo para instalá-lo. Caso não saiba como fazer essa ação ou não tenha gestão sobre a programação do seu site, recomendamos que solicite a um especialista ou ao seu desenvolvedor.IMPORTANTE: se o seu negócio é um e-commerce, lembre-se de ativar o Módulo de Comércio Eletrônico. Caso não faça isso, não serão contabilizadas as vendas geradas no e-commerce!

 

Passo 2

O próximo passo é rastrear a sua campanha de e-mail marketing com o Google Analytics. Normalmente as ferramentas de e-mail marketing possuem um recurso que adiciona o rastreamento automaticamente.Caso sua ferramenta não tenha esse recurso, uma dica é acessar o endereço URL Builder e preencher os dados com os links da campanha que você quer acompanhar.

O campo de nome “Campaign Content” ou “Nome da campanha” que está no formulário é o nome que será exibido no analytics para identificar qual campanha gerou aquele acesso ou transação. Assim que preencher as informações, a ferramenta fornecerá um link que você deverá colar na sua peça de e-mail marketing.

 

Passo 3

Para analisar o comportamento das campanhas caso o seu negócio seja um e-commerce, basta acessar o Analytics e, no menu lateral esquerdo, clicar em “Aquisição” > “Campanhas” > “Todas as campanhas”. Todas as campanhas serão apresentadas, mas não apenas as de e-mail.Para exibir o desempenho apenas das campanhas de e-mail marketing, siga este passo-a-passo:

    1. Clique em Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia

 

    1. Na tela seguinte, clique na combinação Origem/mídia que corresponde as tags “utm_source” e “utm_medium” que foram informadas nos links da sua campanha para efetuar o rastreamento

 

    1. Por fim, na tela seguinte, selecione o filtro Dimensão secundária > Publicidade > Campanha.

 

Assim, você poderá ver o desempenho de tráfego e conversão de cada uma das suas campanhas de e-mail marketing no Google Analytics.

IMPORTANTE: lembre-se de filtrar também o período desejado para sua análise, no canto superior direito da tela! Desta forma, fica muito fácil avaliar quais campanhas tiveram melhores e piores resultados, podendo assim evoluir sua estratégia dia após dia.

Gostou deste artigo? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as informações para melhorar suas estratégias e campanhas de e-mail marketing!

Deixe um comentário

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

timthumb.php-4timthumb.php-2 })(jQuery);