Como a Casa da Arte aumentou as vendas
do e-mail marketing em 48% e reduziu o
investimento mensal em 53%

Resumo

Veja como a Casa da Arte aumentou as vendas do e-mail marketing em 48% e reduziu o investimento mensal com e-mail marketing em 53%

Sobre

Um espaço para reunir os apaixonados por arte, disponibilizar cursos e ofertar produtos para Belas Artes e artesanato. Foi assim que, em 1979, nasceu a Casa da Arte. Líder de mercado nacional, a rede de lojas atende todo o Brasil com quatro lojas físicas no estado de São Paulo e o canal de venda online. Além dos mais de 50 mil itens no portfólio, os clientes contam com todo o apoio de uma equipe de vendas especializada, com consultoria técnica de uso de produtos e esclarecimento de dúvidas.

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Desafios

Há quase 20 anos no mercado, o e-commerce da Casa da Arte precisava manter os fiéis clientes satisfeitos e, ainda, captar novos consumidores.

Entre as estratégias para impulsionar as vendas, estava a utilização de uma ferramenta eficiente de e-mail marketing.

Além de um alto investimento na ferramenta anterior, a Casa da Arte enfrentava a falta de apoio e de um olhar estratégico para o planejamento das ações.

Ana Caetano
Assistente de Marketing do Grupo Casa da Arte

Segmento: Hobbies

Como trabalhamos com arte e artesanato, atendemos um público que vai dos 13 aos 80 anos. É importante atingir todos e trabalhar de forma diferente para cada um. Não sabíamos como fazer essa segmentação, por isso, quem faz isso para nós é a Mailbiz. Se fizéssemos internamente, precisaríamos de uma pessoa a mais para executar. Com a Mailbiz, não precisamos disso. Eles entregam esse trabalho pronto para a gente. Parece que a Mailbiz está trabalhando aqui dentro da Casa da Arte. Faz toda a diferença para o nosso time. Não é uma empresa que fecha contrato e nos deixa trabalhando no escuro. Eles são comprometidos e dedicados todos os dias. Sempre que precisamos de apoio, mesmo sem pedir, contamos com a assessoria deles o tempo todo.

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Soluções aplicadas

O cliente contratou a Consultoria PRIME, o que garante contatos periódicos com o Analista de Sucesso do Cliente da Mailbiz a fim de medir o desempenho das soluções e apresentar novas sugestões de melhoria regularmente.

No início do trabalho, foram analisados dados de seis meses de operação da ferramenta anterior para verificação de gaps. A partir disso, a equipe de Sucesso do Cliente da Mailbiz começou os trabalhos de:

  • Segmentações da lista de clientes, baseadas no nível de interação dos contatos, visando a entregar conteúdo mais relevante para os clientes segundo suas preferências.
  • Avaliação das peças de e-mail enviadas anteriormente e sugestões de melhoria para o layout e de usabilidade.
  • Identificação dos produtos mais vendidos e que geram mais interações para aumento de vendas e da taxa de cliques.
  • Disparo inteligente para os contatos mais engajados e recentes, evitando envios desnecessários.
  • Reconquista da base inativa com promoções especiais e campanhas diferenciadas.
  • Integração do cadastro de clientes e de newsletter de forma automática da plataforma VTEX com a Mailbiz, o que gerou economia de tempo e captação de dados disponíveis para segmentações.
  • Capacitação do cliente para medir e entender os resultados do e-mail marketing mês a mês, podendo compreender as estratégias repassadas pela consultoria, sempre com base em números.

Hoje, o Planejamento Mensal fica por conta a Mailbiz, permitindo que a equipe de marketing da Casa da Arte foque na operação.

Além disso, a consultoria mensal garante o acompanhamento de metas e resultados. Assim, as estratégias são revisadas e melhoradas constantemente.

 Resultados obtidos

Ao final de 8 meses de trabalho, alcançamos estes resultados

1. Aumento de 48,06% em vendas com e-mail marketing

2. Aumento de 216% do ROI, passando para R$ 15,28

3. 50 mil novos e-mails captados

4. + de 49% no volume de acessos do site com origem no e-mail marketing

5. Aumento de 56% da participação do e-mail na receita total

6. Redução de 53% no investimento mensal com e-mail marketing

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