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Campanhas de e-mail marketing: saiba como otimizá-las

  • timer 30/09/2016
  • 3 min de leitura

As campanhas de e-mail marketing são excelentes para gerar tráfego para uma loja virtual, fidelizar seus clientes e assim gerar mais vendas. Por isso, é muito importante que elas sigam as melhores práticas do mercado para conquistarem os resultados esperados.

E para ajudar você a otimizar suas campanhas de e-mail marketing, selecionamos algumas dicas que irão ajudar você a conquistar melhores resultados. Confira!

Tenha objetivos claros em suas campanhas de e-mail marketing

Para que suas campanhas de e-mail marketing conquistem os resultados esperados, é muito importante que você determine um objetivo claro para cada envio de e-mails.

Entre os objetivos mais comuns em uma estratégia de e-mail marketing podemos listar a geração de tráfego para seu e-commerce, ajudar na nutrição de seus leads e gerar o interesse de seus clientes em finalizar determinada venda.

Definindo o objetivo de sua campanha antes de enviar o e-mail, você será capaz de adaptar sua mensagem a esse objetivo e assim, acompanhar as métricas certas, gerando melhores resultados.

Garanta que sua mensagem seja exibida corretamente

As pessoas utilizam diversos aparelhos para acessarem seus e-mails, sejam celulares, tablets ou notebooks. Por isso, é muito importante que suas campanhas de e-mail marketing sejam corretamente visualizadas por seus clientes, independente do tipo de dispositivo que ele esteja usando.

Para garantir que sua mensagem seja exibida corretamente para todos os seus contatos, você pode realizar testes antes de programar o envio de sua campanha.

Abra seu e-mail em diferentes provedores, navegadores de internet e sistemas operacionais, para ter certeza de que as pessoas poderão ler seus e-mails sem nenhum problema. Assim você irá garantir resultados melhores em suas campanhas de e-mail marketing.

Teste os links de todos os seus e-mails

Um erro muito comum em campanhas de e-mail marketing são os links quebrados, que direcionam o usuário para páginas que não existem, ou ainda levando a páginas que não deveriam ser enviadas naquele e-mail.

Por isso, é muito importante que você teste cada um dos links compartilhados em suas campanhas de e-mail marketing. A atenção deve ser redobrada se você usa ferramentas de duplicação de campanhas para agilizar o seu trabalho.

Pode parecer exagero, mas essa prática pode ajudar bastante na otimização de suas campanhas.

Evite que sua campanha vá para a caixa de spam

A caixa de spam é o maior inimigo de uma campanha de e-mail marketing. Por esse motivo você deve realizar algumas ações para evitar que isso aconteça com seus e-mails.

O primeiro passo é ter certeza de que todos os contatos de sua newsletter desejam receber seus e-mails. Portanto não compre listas de e-mails prontas e ofereça a opção de descadastrar em todas as mensagens enviadas por você. Isso tudo vai contribuir para você construir uma boa reputação como remetente junto aos provedores (Hotmail, Gmail, Yahoo!, etc).

Certifique-se também de que os seus e-mails contenham um bom número de informações em formato de texto, pois alguns provedores levam isso em consideração ao determinar as mensagens consideradas como spam.

E, por fim, conte com uma ferramenta de email marketing que se preocupe muito com as boas práticas de email marketing e com a gestão do uso dos seus servidores de entrega, pois uma parte do desempenho de entrega na caixa de entrada dependerá da reputação dos servidores (IPs) que são gerenciados pela sua solução de email marketing.

Faça testes A/B

É natural que os gestores tenham dúvidas na hora de criar suas campanhas de e-mail marketing e não saibam o que fazer para criar o e-mail ideal para a conquista de resultados. E os testes A/B são grandes aliados para ajudar você a criar um formato de mensagem com uma alta taxa de conversão.

Com os testes A/B você poderá avaliar qual assunto de e-mail garante maior taxa de abertura, quais Calls to Action são mais eficientes para gerar cliques e uma série de outros detalhes relacionados a seus e-mails que influenciam nos resultados de sua campanha.

Quer saber mais sobre como criar campanhas de e-mail marketing altamente eficazes? Assine a nossa newsletter e veja como uma campanha de e-mail marketing funciona na prática.

Veja também este artigo: Métricas para e-commerce: veja as 4 mais importantes

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