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Calendário e-commerce 2024: confira as principais datas do ano

  • timer 26/03/2024
  • 5 min de leitura

Ao longo do ano, existem várias datas comemorativas que são muito importantes para as lojas virtuais, afinal, trazem uma grande quantidade de tráfego e um aumento nas vendas. Por isso, é essencial estar atento a esses dias e preparar o seu negócio para aproveitar as oportunidades.

Para te ajudar nesse planejamento, preparamos um calendário e-commerce 2024 com as principais datas para o comércio eletrônico neste ano. Continue rolando a página e confira o nosso guia!

O que é um calendário comercial ou de e-commerce?

É um tipo de calendário sazonal, ou seja, que destaca as principais datas comemorativas do ano. Isso faz dele uma importante ferramenta para os empreendedores e para as equipes de marketing, permitindo montar um planejamento estratégico mais eficiente para aproveitar as oportunidades que esses dias oferecem para as vendas online.

Quais são as principais datas comemorativas do ano?

Confira a seguir um panorama das principais datas que vão te ajudar a faturar mais no seu e-commerce e garantir um ano ainda melhor para a sua loja virtual:

Janeiro

  • Ano Novo (01/01): o Ano Novo é uma ótima chance para você dar descontos especiais e fazer campanhas relacionadas às metas de início de ano;
  • Dia do Leitor (07/01): essa é uma data essencial para livrarias e sebos conseguirem mais vendas;
  • Dia da Saudade (30/01): nesse dia, você pode enviar cupons de desconto por e-mail marketing para clientes antigos e usar estratégias de remarketing.

Fevereiro

  • Carnaval (12 e 13/02): o Carnaval é um dos feriados mais importantes do país, movimentando muito dinheiro, principalmente no setor do turismo, agências de viagens e lojas de fantasias;
  • Dia de São Valentim (14/02): essa é uma data muito romântica e que os casais costumam aproveitar juntos, sendo uma boa oportunidade para floriculturas, perfumarias e lojas de presentes;
  • Dia do Esportista (19/02): se você tem uma loja de artigos esportivos, o Dia do Esportista é ideal para oferecer descontos e condições que ajudem a aumentar as suas vendas.

Março

  • Dia Internacional da Mulher (08/03): uma data essencial para celebrar as conquistas das mulheres. Use o dia para trazer promoções especiais para o público feminino;
  • Dia do Consumidor (15/03): o Dia do Consumidor é uma data que pode ser aproveitada por todos os nichos, valendo a pena oferecer cupons especiais, frete grátis e outros benefícios para comprar nesse dia;
  • Outono (20/03): o início do outono é uma boa oportunidade para marcas de roupas lançarem suas novas coleções com condições especiais para a compra;
  • Páscoa (31/03): se você vende chocolates, ovos de páscoa, vinhos e peixes, essa data deve alavancar as suas vendas. Por isso, esteja preparado para aproveitá-la.

Abril

  • Dia do Beijo (13/04): traga promoções e cupons de desconto para produtos como batons, itens de cuidado pessoal e perfumes;
  • Dia do Frete Grátis (28/04): apesar de não ser uma data muito conhecida, você pode usá-la como pretexto para oferecer um frete grátis em todo o seu e-commerce, dando um impulso nas vendas.

Maio

  • Dia das Mães (12/05): essa é a principal data para o comércio eletrônico no primeiro semestre de 2024, sendo uma grande oportunidade para impulsionar suas vendas com promoções e condições especiais de envio;
  • Dia do Orgulho Nerd (25/05): esse dia é muito importante para as lojas virtuais que vendem produtos geeks.

Junho

  • Dia dos Namorados (12/06): uma das principais datas do ano, o Dia dos Namorados movimenta diversos setores, como perfumaria, chocolates, itens de cuidado pessoal, presentes personalizados e outros;
  • Inverno (20/06): assim como o início do outono, a chegada do inverno é ótima para lançar uma nova coleção com os melhores preços, além de ser o momento ideal para queimar o estoque das peças de calor;
  • Dia de São João (24/06): a festa junina é ideal para você fazer promoções temáticas;
  • Dia do Orgulho LGBTQIANP+ (28/06): um dia muito importante para essa comunidade e que você pode aproveitar para aproximar a relação da sua marca com esse público.

Julho

  • Dia Internacional do Chocolate (07/07): a data pode ser usada por chocolaterias online para trazer cupons de desconto, preços promocionais e outras condições que ajudem nas vendas;
  • Dia do Rock (13/07): o público roqueiro é bem grande, alavanque seu e-commerce com as vendas online de produtos temáticos;
  • Dia do Amigo (20/07): nesse dia, vale muito a pena apostar em promoções do tipo “pague 1, leve 2” ou “indique um amigo e ganhe X coisa”;
  • Dia do Autocuidado (24/07): é uma ótima data para vender mais produtos de cuidado pessoal, como cosméticos e itens de perfumaria.

Leia também: Como alcançar o sucesso em seu e-commerce de cosméticos?

Agosto

  • Dia dos Pais (11/08): uma das datas mais importantes do segundo semestre do ano, movimentando diversos nichos e sendo ideal para vender produtos indicados para os homens;
  • Dia da Informática (18/08): data essencial para as lojas de informática e tecnologia oferecerem promoções especiais;
  • Dia Internacional da Moda (21/08): as lojas de roupas podem apostar em cupons e campanhas para esse dia importante para o nicho.

Setembro

  • Semana do Brasil (1 a 07/09): tem chances de se tornar uma nova “Black Friday” no Brasil e ser uma boa oportunidade para alavancar suas vendas no segundo semestre de 2024;
  • Dia do Cliente (15/09): seguindo a mesma linha do Dia do Consumidor em março, aqui você pode oferecer melhores condições para fomentar as compras em seu e-commerce;
  • Primavera (22/09): a chegada das flores é o momento de outro para floriculturas online, além de ser uma data interessante para o lançamento das coleções de primavera/verão nos e-commerces de moda.

Outubro

  • Dia dos Animais (04/10): uma ótima data comemorativa para os pet shops fazerem suas promoções;
  • Dia das Crianças e de N. Senhora Aparecida (12/10): lojas de brinquedo, moda infantil, lojas de artigos religiosos e papelaria devem aproveitar esse feriado para impulsionar seus resultados;
  • Dia do Livro (29/10): outra data muito importante para livrarias e sebos;
  • Dia das Bruxas/Halloween (31/10): um dia que tem se tornado cada vez mais relevante para as vendas de diversos nichos, principalmente os de decoração, fantasias e doces.

Novembro

  • Dia do Veganismo (01/11): uma ótima chance para lojas de produtos naturais e veganos venderem mais com promoções nesse dia;
  • Finados (02/11): data que movimenta as floriculturas e que pode ser uma oportunidade para impulsionar as vendas em lojas virtuais do nicho;
  • Dia da Consciência Negra (20/11): ideal para você fazer promoções em nichos ligados à identidade afro;
  • Black Friday (29/11): a principal data do comércio eletrônico no ano, sendo conhecida pelos recordes de faturamento.

Dezembro

  • Cyber Monday (02/12): acontece na primeira segunda-feira após a Black Friday e é muito focada na venda de produtos de tecnologia;
  • Verão (21/12): momento de troca das coleções no mundo da moda, impulsionando a procura por peças de calor;
  • Natal (25/12): uma das principais datas comemorativas do ano, o Natal movimenta toda a economia, principalmente na procura por itens de decoração e presentes;
  • Réveillon (31/12): boa data para fazer queima de estoque, além de movimentar o setor de turismo e viagens.

Com esse calendário comercial, você consegue montar um planejamento preciso de quais datas podem impulsionar o seu e-commerce durante o ano. Inclusive, temos um e-book com o calendário de e-commerce completo. São dicas e insights de datas comemorativas que podem te ajudar a se programar para as próximas campanhas. Faça o download e confira todas as datas importantes para 2024.

Quer mais dicas de como melhorar o desempenho da sua loja virtual? Então, aproveite para conferir o nosso post sobre como criar um e-commerce de alta conversão e conheça dicas que vão fazer você vender muito mais!

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