Aproveite as principais datas do e-commerce para vender mais em 2022

 Em Boas práticas, E-commerce, Email Marketing

A quarentena fez com que o faturamento do varejo digital crescesse 56,8% de janeiro a agosto de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, só nos primeiros 6 meses de 2020, o número de transações efetuadas em e-commerces cresceu 65,7%, indo de 63,4 bilhões para 105,6 bilhões. Por isso, é fundamental ficar de olho nas datas do e-commerce para vender mais.

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Esses dados só reforçam a importância que as compras online ganharam, especialmente aceleradas pela pandemia. Pensando nisso, reunimos as principais datas do e-commerce ao longo do ano para que você se prepare e aumente suas vendas a cada mês.

Conheça as principais datas do e-commerce

O calendário de datas do e-commerce deve fazer parte do planejamento do seu e-commerce. Isso porque, além de planejar as melhores promoções para datas importantes, também é fundamental preparar o estoque e as entregas, oferecer formas de pagamento variadas e parcelamentos, investir no bom atendimento e, claro, criar fluxos de e-mail marketing. Então, vamos conhecer as datas do e-commerce para você se preparar?

1. Janeiro 

Viagens de férias: estamos nos encaminhando para a volta de algumas das nossas rotinas. Mas o que certamente vai seguir presente no nosso dia a dia é a praticidade que o e-commerce proporciona. E isso também vale para o planejamento de uma viagem de férias em família.

O comércio eletrônico trouxe praticidade na hora de organizar roteiros, comprar passagens e reservar hotéis, além de oferecer preços geralmente mais baratos. Então, se você atua em nichos como o hoteleiro ou até mesmo de artigos para viagem, como o de malas e bolsas, aproveite que os consumidores já estão acostumados a essa nova realidade e prepare as suas campanhas para oferecer seus produtos e serviços.

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2. Fevereiro

Carnaval: um pensamento equivocado é imaginar que apenas produtos relacionados à data podem ser vendidos no Carnaval. Com a pandemia, muitos deixaram de festejar e aproveitaram o feriado para descansar. 

Assim, uma loja virtual de itens de festa, fantasias, maquiagens pode ter suas vendas garantidas. Mas segmentos de viagem, hospedagem e até de lazer, como livrarias, também podem alcançar ótimos resultados nessa data.

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3. Março

Dia Internacional da Mulher: um levantamento da Neotrust mostrou que as mulheres foram responsáveis por quase 59% do volume de compras no varejo online durante o 3º trimestre de 2020. Não dá para colocar todo esse público em uma única caixinha.

A mulher moderna é dinâmica, multitarefas e luta por seus espaços, com interesses que vão muito além de qualquer estereótipo. Mulheres amam música e literatura, apreciam boas bebidas, praticam ou acompanham esportes, assistem a séries e filmes de super-heróis, aproveitam diversos cursos online e entendem de tecnologia. Lembre-se disso para fugir dos clichês nas suas ofertas.

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4. Abril 

Páscoa: engana-se quem pensa que só loja de chocolates vende mais na Páscoa. Segmentos de brinquedos e pets (com coelhinhos de verdade) para alegrar as crianças na data e de produtos diet ou para pessoas alérgicas, entre outros, também podem se beneficiar.

Por exemplo: a marca de cervejas Lohn Bier enviou um e-mail convidando o público a fazer uma visita na fábrica durante o feriado para conhecer o cardápio especial de Páscoa. E o botão de call to action já trazia a possibilidade de fazer a reserva.

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5. Maio

Dia das Mães: em 2021, o faturamento da data foi de R$ 6,4 bilhões de vendas no e-commerce (entre os dias 26 de abril e 09 de maio de 2021). A soma representa um aumento de 14% com relação ao faturamento de 2020.

Um ponto importante que deve ser levado em consideração para aumentar suas vendas é que, assim como no Dia Internacional da Mulher, é preciso ampliar sua oferta de produtos e fugir dos clichês das flores. Para se ter uma ideia, o segmento que mais faturou no Dia das Mães de 2021 foi telefonia, com aumento de 21% com relação a 2020. Na sequência, temos:

  • 2º lugar: eletrodomésticos (aumento de 31%); 
  • 3º lugar: entretenimento (aumento de 15%);
  • 4º lugar: tecnologia (aumento de 32%);
  • 5º lugar: moda e acessórios (aumento de 11%).

6. Junho

Dia dos Namorados: por dois anos seguidos, o Dia dos Namorados foi celebrado durante o período da pandemia. Em 2020, com boa parte das lojas ainda sob restrições mais rígidas, a data registrou um crescimento de 91% em faturamento online, em relação ao mesmo período de 2019, segundo a E-bit/Nielsen

Para se preparar para a data nesse momento atípico, é preciso prestar atenção em alguns pontos, como a pontualidade das entregas e a fidelização dos clientes. Com as compras por e-commerce aumentando cada vez mais, é hora de atrair os clientes e fidelizá-los para que voltem mais vezes. Dedique um espaço no seu site para a captação dos seus dados, como e-mail, profissão, localização para comunicações futuras.

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7. Julho

Dia do Amigo: usar essa data é um ótimo motivo para se aproximar mais dos seus clientes antigos, fidelizando ainda mais sua relação com eles. Procure entender mais sobre os seus interesses, analise seu histórico de compra, esteja disponível para tirar dúvidas e solucionar problemas. Aqui, a ideia é que o foco seja na construção de relacionamento e não, necessariamente, na venda de produtos em si.

Solte sua criatividade e se inspire em marcas que você admira. Vale produzir um vídeo ressaltando a amizade, oferecer um presente especial para sua audiência ou fazer uma enquete com os seguidores, perguntando qual seria o presente perfeito para seus amigos.

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8. Agosto

Dia dos Pais: em 2021, o Dia dos Pais no e-commerce foi o maior de todos os tempos no Brasil. O faturamento superou os R$ 6 bilhões, quase 16% a mais do que em 2020. E mais uma constatação interessante: a maioria das compras foram feitas em um smartphone. Duas em cada três visitas em sites de compras são feitas por celulares, segundo números da SimilarWeb.

Entrando no detalhe dos produtos, se você atua nos segmentos de beleza e perfumaria ou casa e decoração, prepare-se! As vendas que mais cresceram, comparado ao ano anterior, foram, principalmente, de produtos para a barba e perfumes, além de chopeira, kit caipirinha e coqueteleira.

9. Setembro

Dia do Cliente: o Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e, em 2021, o faturamento do e-commerce cresceu 46% na data. Se você atua nas categorias de moda e acessórios ou alimentos, é importante redobrar a atenção, pois foram os segmentos que mais registraram pedidos entre os dias 02 e 15 de setembro.

Vale dizer que 3% dos consumidores que fizeram uma compra no período do Dia do Cliente em 2021 tinham comprado na mesma loja durante o evento do ano passado. Fica aí uma dica para focar mais em estratégias de recompra.

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10. Outubro

Dia das Crianças: famoso pelo grande apelo na venda de brinquedos, o dia 12 de outubro, Dia das Crianças, é ótimo para quem comercializa produtos infantis. Apesar de não ter vendas tão expressivas como no Natal, pode ser uma grande oportunidade para aumentar o faturamento da loja online.

O faturamento do e-commerce para o Dia das Crianças em 2021 aumentou 21,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). E não é só de brinquedos que o varejo sobrevive nessa época. Os setores que apresentaram as maiores altas foram: 

  • Alimentação – bares e restaurantes (20,2%); 
  • Vestuário (15,6%); 
  • Livrarias e papelarias (10,6%); 
  • Eletroeletrônicos (5,9%).

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11. Novembro

Black Friday: uma das datas mais esperadas por consumidores do mundo todo, a Black Friday encontrou o seu lugar no e-commerce brasileiro já há alguns anos. As pessoas procuram pelas melhores promoções em todos os tipos de produtos. Em 2020, o período de promoções da Black Friday movimentou R$ 7,5 bilhões no comércio eletrônico brasileiro entre 19 e 29 de novembro, um avanço de 28% sobre 2019.

Inclusive, algumas empresas estendem suas promoções durante o mês, a semana toda e até após, com a Cyber Monday. Mas atenção! Um levantamento da Sofist, mostrou que a instabilidade digital custou ao menos R$ 48,7 milhões aos varejistas. Portanto, não deixe de preparar sua plataforma para receber um volume maior de visitas e compras.

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12. Dezembro

Natal: uma das datas mais importantes para qualquer tipo de comércio, e principalmente para o eletrônico, é o Natal. Fora os presentes comuns em comemoração à data, é também nesse período em que costumam acontecer os amigos secretos, mais uma ótima oportunidade para vender.

O ambiente digital já se tornou destaque para que os consumidores realizem suas compras de Natal. De acordo com um levantamento da Mastercard SpendingPulse, as vendas do e-commerce brasileiro durante a semana do Natal, dos dias 20 a 26 de dezembro de 2020, cresceram 154% em comparação ao intervalo de 22 a 28 de dezembro de 2019.

Os lojistas que atuam em segmentos relacionados à saúde e à casa devem redobrar sua preparação para essa época. Para se ter uma ideia, os setores de maior destaque em vendas no Natal de 2020 foram:

  • Drogaria (213,1%);
  • Móveis (137%);
  • Eletrônicos (136,1%).

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