A importância do envio de teste no email marketing

 Em Email Marketing

Uma das principais recomendações para quem trabalha com e-mail marketing é utilizar o recurso de teste disponibilizado pela ferramenta de disparo. Neste artigo, falaremos sobre a importância do envio de teste, que nada mais é do que a possibilidade de visualizar previamente a campanha antes que ela seja enviada para os seus clientes.

Parece algo superficial, mas através deste teste é possível identificar eventuais erros cometidos durante a criação da campanha, e corrigi-los antes que o e-mail seja enviado para toda a sua base de contatos.

E o que a sua empresa ganha com isso? A certeza de que o conteúdo enviado está correto e pronto para receber ações do seu cliente, como aberturas e cliques!

 

Como funciona

Assim que a campanha estiver pronta para ser disparada, você poderá enviar o teste para um e-mail interno, pessoal ou corporativo, por exemplo. É possível, ainda, encaminhar para quantos endereços forem necessários, com a finalidade de testar o conteúdo nos principais provedores que formam a sua base de contatos, como Hotmail, Gmail e Yahoo. Na nossa ferramenta de e-mail marketing, você encontra a opção de efetuar o teste no último passo da criação de campanhas.

O objetivo desse envio é verificar o direcionamento e a funcionalidade de cada link contido na peça de e-mail, a correta abertura e visualização das imagens, bem como as informações incluídas em forma de texto. Com estas observações, você saberá exatamente o que deve reparar!

No entanto, algumas empresas ainda disparam as campanhas para sua base completa de contatos, sem antes enviar o e-mail de teste. Veja agora alguns dos principais erros e o que fazer nestes casos específicos:

Imagem incorreta do produto: se a sua campanha foi enviada com alguma imagem errada, você poderá fazer a alteração no servidor em que ela está hospedada. Para isso, terá que substituir a imagem errada pela certa, porém, mantendo o mesmo nome de arquivo e ele deve estar na mesma pasta da imagem errada. Mas lembre-se: é recomendável que a modificação no servidor seja realizada antes que grande parte da sua lista já tenha interagido com a campanha.

Links errados: a hospedagem dos links não funciona da mesma forma como acontece com as imagens. Links e textos ficam gravados dentro do arquivo em HTML, e por isso não podem ser alterados após o envio da campanha. Se o link enviado incorretamente for muito relevante dentro da peça, como o direcionamento do produto principal, por exemplo, recomenda-se enviar uma errata, ou seja, um novo e-mail retificando as informações anteriores.

Texto incorreto: como explicado no item acima, textos e links não podem ser modificados após o envio. Em casos de erros de textos muito relevantes dentro da peça, também recomenda-se o envio de uma errata.

Assunto errado: ao enviar errado o assunto da campanha, assim como nos outros casos, você também terá que analisar o grau de relevância desse equívoco.
Se o erro foi grave, como utilizar um assunto que não estabelece relação alguma com o conteúdo interno da campanha, por exemplo, vale a pena você encaminhar uma errata corrigindo a informação.

Mas, se o erro for pequeno, como na grafia de alguma palavra, por exemplo, não há necessidade de ser enviado um novo e-mail de correção.

E se eu esquecer de enviar o e-mail teste?

Se por algum motivo você não realizar o envio de teste, estará correndo o risco de transmitir informações incorretas para o seu público. Além de confundir e desapontar os clientes que perceberem a falha, você estará prejudicando a comunicação entre a sua empresa e o consumidor, e consequentemente, diminuindo as chances de conversão.

Como sugestão final, considere sempre enviar e-mails de teste antes de disparar sua campanha, afinal errar é humano e precisamos nos precaver! O objetivo é qualificar a sua empresa para que ela obtenha os melhores resultados através do e-mail marketing.

Aproveite!

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