🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

7 métricas de e-mail marketing que você deve ficar de olho

  • timer 06/09/2016
  • 4 min de leitura

É muito comum ouvirmos por aí que o e-mail marketing está com os dias contados, que não traz mais retorno para as empresas, e isso é um grande equívoco! O que acontece é que muitas marcas não obtêm resultados satisfatórios por uma série de fatores. Entre eles, podemos citar a falta de planejamento, o baixo índice de qualidade da lista de contatos, a resistência em praticar o teste A/B e a dificuldade em analisar os resultados de cada campanha. Para evitar este erro, iremos mostrar neste post as 7 métricas de e-mail marketing que você deve ficar de olho!

Avaliar o desempenho das ações é primordial em qualquer ação de marketing digital, principalmente quando o assunto é o e-mail marketing. No entanto, com tantos tipos de estatísticas e relatórios disponibilizados pelas ferramentas de envio, vários profissionais se confundem no momento de mensurar esses resultados.

Além de ter uma visão analítica para perceber quais pontos devem ser aprimorados para aumentar as taxas de conversão, é fundamental escolher as métricas mais relevantes para o seu negócio. Afinal, sabemos que quem não avalia o seu desempenho, se satisfaz com qualquer resultado, e esse certamente não deve ser o seu objetivo.

Por isso, vamos apontar nesse artigo quais são as métricas de e-mail marketing mais importantes para acompanhar de perto e otimizar o seu investimento. Confira a nossa lista das métricas de e-mail marketing essenciais para impulsionar o seu negócio:

Taxa de abertura de e-mails

A taxa de abertura corresponde à quantidade de pessoas que abriu o seu e-mail , considerando o número total de contatos que recebeu a sua mensagem. Ou seja, nessa métrica fica evidente se a escolha do assunto foi bem sucedida, pois ela é responsável por estimular o usuário a clicar no seu e-mail.

Como essa chamada é fator determinante para o contato clicar, seja sucinto e irresistível a ponto da pessoa abandonar qualquer outra tarefa para abrir o seu e-mail.

Taxa de cliques nos links

É importante saber se o leitor clicou na sua mensagem porque se interessou pelo assunto do e-mail, mas a taxa de cliques também revela muito sobre a qualidade do seu e-mail marketing. Uma taxa de cliques muito baixa é um sinal de alerta para a qualidade do conteúdo apresentado na mensagem.

Vamos imaginar que o lead clicou no assunto porque o considera atraente mas, quando o e-mail é aberto, ele percebe que os títulos dos conteúdos não são interessantes o suficiente. Então, é hora de repensar a sua produção de conteúdo.

Taxa de descadastros

Essa taxa se refere ao número de pessoas que se descadastrou da sua lista, ou seja, que não tem interesse em continuar recebendo os seus e-mails. Nesse caso, é importante avaliar não só a qualidade do conteúdo divulgado, mas a segmentação da sua lista de contatos.

É válido avaliar se as pessoas que estão nesse mailing representam mesmo os seus clientes ou potenciais clientes. Caso contrário, essa taxa tende a aumentar de forma extraordinária e isso cria uma reputação negativa para a sua marca.

Tráfego gerado para o seu site

Outra métrica que é interessante acompanhar é a quantidade de visitantes no seu site que é originada através do seu e-mail marketing. Esse é um indício de que os contatos estão realmente interessados no seu conteúdo e concluem a leitura no seu site.

Você descobre estes números usando ferramentas de monitoração de tráfego para websites, como o Google Analytics, por exemplo.

Taxa de conversão

A mensuração das conversões está relacionada principalmente à ação que o seu negócio sugere que o lead faça. Pode ser baixar um e-book, solicitar uma avaliação ou comprar um produto.

Se o seu e-mail possui um link que direciona para uma landing page (página de captura), por exemplo, é fundamental observar a quantidade de pessoas que se inscreveram para receber essa oferta. Com base no interesse delas, é possível perceber em que fase da jornada de compra elas estão, para abordá-las de maneira mais assertiva.

Se um lead se cadastrou na sua landing page para ganhar um e-book sobre decoração, você pode enviar uma mensagem na semana seguinte com alguns itens daquele e-book em promoção, por exemplo. Isso torna a comunicação mais efetiva com o seu potencial cliente e as chances de gerar vendas serão ainda maiores.

Taxa de rejeição (ou taxa de bounce)

Essa métrica supervisiona os e-mails que não chegaram aos destinatários e retornaram com um código de erro permanente (hard bounce). Isso acontece quando o e-mail já não existe mais ou quando o provedor de destino nega o recebimento por algum motivo.

É importante ressaltar que o Código de Regulamentação para a prática de e-mail marketing estabelece algumas práticas amigáveis para evitar que o seu e-mail seja classificado como SPAM e não chegue ao usuário. Por isso, acompanhe a conduta recomendada pelo C@pem para garantir que a sua mensagem alcance o seu público de maneira efetiva.

Retorno sobre Investimento

O famoso Retorno sobre Investimento (ROI) não pode ficar de fora da mensuração de resultados. Ele é fundamental para identificar se os ganhos superam o valor investido nessa estratégia. Esse cálculo proporciona maior clareza, pois aponta quais ações merecem mais atenção.

O alcance dos resultados está diretamente ligado aos objetivos da campanha, por isso dedique-se ao planejamento, que é o ponto de partida de qualquer ação de sucesso de e-mail marketing. Identifique claramente quais são os resultados esperados com as ações para medir com facilidade se as metas foram atingidas ou não.

Agora que você já sabe quais são as métricas de e-mail marketing mais relevantes, não perca mais tempo e crie o hábito de mensurar os resultados da sua campanha com frequência. É isso o que diferencia uma estratégia brilhante de uma ação fracassada: a arte de avaliar o seu desempenho constante é o que leva à melhoria constante. E é esta melhoria constante que irá alavancar o número de conversões do seu negócio!

É preciso ainda definir uma periodicidade confortável para analisar a sua performance. O que não pode acontecer, no entanto, é postergar essa tarefa tão essencial para o sucesso da sua campanha. Comece imediatamente!

Que tal se tornar um membro vip do nosso Blog? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo exclusivo!

Leia também este artigo: Desafios do e-commerce: como calcular o ROI

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.