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6 estratégias para criar conteúdo relevante para e-mail marketing

  • timer 29/06/2016
  • 3 min de leitura

O e-mail marketing tem a melhor taxa de conversão dentro do Marketing Digital, por ser uma mídia com alto poder de segmentação e com alta pessoalidade. Porém, muitos administradores ainda passam pela dificuldade de não saberem como explorar ao máximo todo esse poder. Por isso, escrevemos esse artigo com 6 dicas para criar conteúdos mais relevantes em suas peças de e-mail.

 

1. Convença o leitor a abrir o e-mail em primeiro lugar

É muito comum na hora de pensar e elaborar um conteúdo relevante para sua estratégia de e-mail marketing investir mais tempo na produção do conteúdo em si do que em qualquer outro aspecto, como o título (assunto) do e-mail, por exemplo.

Muita gente se esquece de que o título também faz parte do conteúdo e tem uma função extremamente importante: a de convencer o leitor a abrir o e-mail. Seu conteúdo pode ser espetacular, mas fará pouca coisa com uma taxa de leitura baixa.

Portanto, a primeira estratégia é convencer o seu leitor a abrir o e-mail e aceitar a sua mensagem com um título espetacular e poderoso. Para isso, use adjetivos e imperativos de impacto, mostre o valor que ele vai receber e instigue-o o suficiente para que eles sintam curiosidade de clicar na sua mensagem.

2. Realize testes A/B para conhecer seu público

Uma ótima estratégia para aumentar as suas vendas com o e-mail marketing é realizar testes, principalmente o Teste A/B. Com este recurso, você poderá entender as preferências do seu público e aperfeiçoar a criação dos próximos conteúdos.

Lembre-se que existem muitos perfis diferentes de consumidores dentro de uma lista e é preciso pensar em estratégias de conteúdo relevantes para cada um desses perfis.

3. Aproveite todas as oportunidades para gerar vendas

Uma grande lição que podemos tirar das empresas mais bem-sucedidas com estratégias de e-mail marketing é a capacidade de entender o mundo e como o nosso ambiente direciona as pessoas a realizarem compras.

Um bom exemplo são as livrarias que lucraram mais ao oferecer livros com conteúdo político durante os momentos de maior interesse das pessoas na vida política brasileira.

Analisar o mercado e a concorrência é fundamental para perceber possíveis demandas que estejam mal atendidas. Se você perceber estas carências e sair na frente com a divulgação de produtos que vão supri-las, você será mais relevante e tende a vender mais que seus concorrentes.

4. Envie também conteúdo informativo para aumentar engajamento

Alguns gestores de empresas que usam estratégias de e-mail marketing reclamam de poucas conversões após certo tempo enviando apenas promoções.

Normalmente, essa queda de conversão se deve ao baixo engajamento da base, que com o tempo “se cansa” de receber conteúdos repetitivos. Uma forma de manter o engajamento forte é incluir na programação o envio de algumas campanhas de conteúdo informativo, ou seja, conteúdos que você publicou no seu blog e que possam ser de interesse do público. Lembrando que vídeos tendem a gerar um engajamento muito maior do que textos!

Quanto mais informado estiver o seu público, maior são as chances de realizar uma compra. Lembre-se: consumidor bem informado é consumidor comprador!

5. Use e abuse das automações e segmentações

Um recurso muito interessante das ferramentas de email marketing é a possibilidade de implementar automações. Com elas, você pode por exemplo ativar um envio automático de e-mail exclusivamente para quem abriu uma campanha anterior. Ou então, melhor ainda, enviar uma nova oferta de um produto que foi clicado previamente, apenas para as pessoas que clicaram nele.

Outra forma de se tornar mais relevante é segmentar seus contatos pelo histórico de compra e enviar campanhas com produtos relacionados ao que já foi comprado. Por exemplo: um consumidor que comprou uma câmera fotográfica DSL da marca “X”, pode receber alguns dias depois um e-mail oferecendo acessórios específicos para esta câmera, como lentes, bateria, case, etc. Pode ter certeza que o consumidor perceberá muita utilidade e relevância neste tipo de e-mail direcionado, o que tende a jogar a conversão lá para cima.

6. Conduza o leitor a tomar uma atitude

Por fim, o essencial em uma campanha de e-mail marketing é engajar o leitor a tomar uma atitude — o famoso “call-to-action”.

Sem um bom call-to-action, algo chamativo e que mexa com as necessidades do cliente, fica mais difícil gerar o clique. Então, trabalhe bastante para construir o caminho para esse chamado à ação. Se quiser conhecer algumas dicas de como fazer CTAs de qualidade, clique aqui.

Gostou das nossas estratégias de conteúdo relevante para a sua campanha de e-mail marketing? Conta pra gente nos comentários.

Leia também: Como personalizar o email marketing para os destinatários

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