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4 razões para utilizar a automação de e-mail marketing

  • timer 03/11/2016
  • 2 min de leitura

O e-mail é, sem dúvidas, uma das formas mais eficientes de construir um relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes. Gerenciar uma campanha, no entanto, exige que o responsável pela estratégia se preocupe com a segmentação dos contatos, envio dos e-mails e a análise dos resultados, entre outras tarefas.

Por isso, são muitas as razões para utilizar a automação de e-mail marketing.

O que é automação de e-mail marketing?

A automação de e-mail marketing é um conjunto de ferramentas e processos que ajudam a automatizar o trabalho dos profissionais de marketing.

Com ela, o responsável poderá fazer uma gestão de e-mail marketing completa, como a gestão de sua base de contatos, a criação e-mails de forma rápida e o acompanhamento de várias métricas que poderão medir o sucesso de uma estratégia.

Quais as razões para usar a automação de e-mail marketing?

Investir na contratação de uma ferramenta de automação de e-mail marketing pode garantir para sua empresa uma série de vantagens. Entre elas, podemos destacar:

1. Otimização do seu tempo

Com a automação de e-mail marketing, você poderá delegar para a ferramenta a execução de algumas tarefas que tomariam muito de seu tempo, como o cadastro e descadastro de novos contatos e o envio dos e-mails, otimizando sua campanha.

Com isso, você poderá usar melhor o seu tempo, priorizando a parte estratégia de suas campanhas e realizando tarefas mais importantes do seu dia a dia, ajudando sua empresa a conquistar resultados ainda melhores.

Além disso, uma ferramenta de automação de e-mail marketing evita que você cometa erros bobos que poderiam prejudicar a eficiência de sua campanha.

2. Facilidade de realizar testes A/B

Para encontrar o formato de e-mail com a melhor taxa de conversão possível, é preciso realizar vários testes até encontrar a solução ideal para sua empresa.

Outra vantagem de usar uma ferramenta de automação de e-mail marketing é a realização de testes A/B com facilidade, sem ter de separar manualmente quais grupos de clientes irão receber seus e-mails.

Além de economizar seu tempo, isso permite que você otimize suas campanhas para garantir um maior retorno sobre o investimento.

3. Melhora na sua estratégia de nutrição de leads

Quem pensa que o e-mail marketing é uma ferramenta útil apenas para divulgar lançamentos e promoções está completamente enganado.

Ela também ajuda no processo de nutrição de leads, que é o envio de informações importantes que irão ajudar o seu cliente a fechar um negócio com sua empresa.

Uma boa ferramenta de automação de e-mail marketing facilita a criação de sua estratégia de nutrição de leads, permitindo que você programe envios automáticos para os clientes que realizaram certas ações específicas, como o download de um e-book ou a solicitação de acesso a um webinar, por exemplo.

Isso irá ajudar você a qualificar seus leads antes de repassá-los para seu time de vendas, aumentando a eficiência de sua empresa.

4. Melhor avaliação dos resultados

Métricas como a taxa de abertura, taxa de descadastramento, cliques nos links e a taxa de conversão são indispensáveis para medir o sucesso de uma campanha de e-mail marketing, sendo muito difícil de serem avaliadas sem a ajuda de uma ferramenta de automação.

Boas ferramentas de automação fazem a coleta destes dados de forma rápida e automática, permitindo que você tenha uma visão geral da eficiência de sua estratégia.

Assim, você poderá corrigir falhas de forma mais rápida e segura, eliminando as chances de errar no cálculo de alguma de suas métricas.

Ainda tem dúvidas sobre como utilizar a automação de e-mail marketing em sua empresa? Entre em contato com a gente que nós vamos ajudá-lo a ter sucesso em sua estratégia.

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