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7 exemplos de e-mail marketing para você se inspirar

  • timer 26/03/2024
  • 4 min de leitura

Todos os dias recebemos diversos e-mails com propagandas, anúncios e informações diversas, mas você já notou como alguns deles se destacam dos demais e ainda te fazem ter vontade de comprar algumas coisas? Isso ocorre quando existem estratégias de e-mail marketing bem definidas.

Não basta enviar um e-mail, mas torná-lo atraente para o seu público, seja no design da mensagem, conteúdo, personalização, humor e mais. É preciso seguir a jornada de compra do cliente, adequar ao posicionamento e todos os detalhes da sua marca, conhecer o seu cliente e linguagem. Aqui, trouxemos sete exemplos de e-mail marketing para te inspirar, confira abaixo!

1. Personalização com a Netflix

Um dos maiores exemplos de e-mail marketing personalizado é do streaming, Netflix. Se você é assinante, provavelmente já recebeu e-mails com conteúdos conforme seu gosto pessoal para filmes e séries. Seja um lembrete, como “série X está de volta”, ou “acabamos de adicionar um filme que você provavelmente vai gostar” e também “assista novamente”, e finaliza a mensagem sugerindo outras opções similares.

Essa estratégia funciona muito bem, pois eles utilizam dados referentes ao seu histórico, aumentando assim a probabilidade de você assistir outros conteúdos. Além disso, investem em detalhes ricos nos e-mails, como imagens, gifs, textos bem-humorados e explicativos. Essa forma de comunicação é condizente com a imagem da marca, além de ser agradável ao público.

A mensagem certa, na hora certa, funciona quando entendemos o comportamento dos clientes. Para se comunicar com eles da melhor maneira, conheça o Impulse e aumente o nível de recompra e fidelização dos seus consumidores.

2. Simplicidade da Uber

O e-mail marketing da plataforma de transporte particular, Uber, parece simples, porém é muito estratégico. Se você já recebeu algum e-mail da plataforma, note que existem textos curtos e objetivos, as imagens são minimalistas e, ao mesmo tempo, trazem proximidade com o leitor.

Além disso, o e-mail ainda ensina de forma bastante simplificada a pedir a sua viagem. Essa estratégia funciona pela simplicidade, a marca quer mostrar que é muito fácil utilizar o aplicativo. Ao final do e-mail, tem o link para a página de suporte e os ícones das redes sociais.

3. Exclusividade com a Nubank

Desde que foi lançada no mercado, a Nubank utiliza a estratégia de ser transparente com relação ao seu público, informando detalhes sobre seus processos, inclusive adotando o e-mail marketing para realizar diversas divulgações. Uma das divulgações que a Nubank realizou por e-mail foi o convite direcionado aos seus clientes a se tornarem sócios da empresa ao ingressar na bolsa de valores.

Os e-mails também abordam outros assuntos e são personalizados conforme a imagem da marca, com textos explicativos, vídeos animados divertidos e um call-to-action no final. Essa estratégia de e-mail marketing funciona pela personalização, conteúdo rico, além de ser de fácil leitura e trazer humor nos detalhes.

4. Humor com a Chico Rei

Entre os exemplos de e-mail marketing com humor, a Chico Rei é um dos mais notáveis. O e-commerce da Chico Rei comercializa camisetas com diversos temas, como humor, arte, cinema, geek, literatura e música. Com esse posicionamento de marca, é claro que o e-mail seria divertido, informativo e teria um call-to-action convidando o leitor ao site.

O e-mail marketing de carrinho abandonado é um bom exemplo, é uma história em quadrinhos contando como o carrinho está triste e deprimido por sentir falta do cliente. Ao final, oferece um cupom de desconto com data limite para utilizá-lo. Essa estratégia funciona, pois o público-alvo gosta do posicionamento divertido da marca, além do desconto com data para utilizar, sendo um gatilho mental para vendas.

Além disso, entenda como fazer a recuperação do carrinho abandonado usando o WhatsApp. É possível utilizar plataformas de e-mail marketing com estratégias conectadas ao WhatsApp, como a solução Jornadas da Mailbiz, com mensagens personalizadas e dashboard completo.

5. Diversificação com a Cambly

A plataforma de ensino, Cambly, utiliza uma estratégia de e-mail marketing bastante interessante com conteúdo relevante que vai além dos cursos. Uma vez por mês, eles enviam um e-mail aos alunos sugerindo um livro (em inglês) que estão disponíveis gratuitamente na internet, através do seu book club.

A estratégia da plataforma funciona porque os alunos ficam ansiosos pelo próximo e-mail, inclusive esses livros são um incentivo para o estudo da Língua Inglesa e podem ser debatidos durante as aulas. Inclusive, os próprios estudantes podem indicar livros que podem ser sugeridos nos e-mails. Além disso, veja como otimizar os envios de e-mail com templates dinâmicos para seus clientes.

6. Layout monocromático da MAC

Os fãs de maquiagem certamente já receberam um e-mail marketing da grandiosa MAC. Esses e-mails priorizam fotos em alta resolução de modelos utilizando os produtos da marca, além de textos transacionais e sugestões de produtos da mesma coleção ou mesma cartela de cores.

Porém, algo que realmente se destaca é o design caprichado com as cores monocromáticas utilizadas em tom sobre tom. A estratégia utilizada nesse tipo de e-mail é demonstrar ao leitor, que as cores dos produtos combinam entre si, sugerindo que compre mais de um produto. Inclusive, eles incluem um vídeo de como utilizar os produtos da marca.

Confira também: Por que apostar no e-mail de pós-venda?

7. Relacionados da Amazon

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Amazon, possui um e-mail marketing de produtos relacionados a sua pesquisa no site. Por exemplo, se você procurou por livros de um autor russo específico, eles enviarão produtos relacionados, como outros livros do mesmo autor, outros autores da mesma nacionalidade, mesmos temas abordados ou da mesma escola literária.

Além disso, os e-mails possuem um design simples, focado nos produtos, com os valores e botão que direciona para finalizar a compra no site, conteúdo diretamente transacional. Essa estratégia funciona muito bem para os leads conhecerem outros produtos próximos ao que procura, além dos preços indicados, assim o consumidor já sabe quanto pagará pelo produto sem a necessidade de pesquisar no site.

Como pudemos entender, as estratégias de e-mail marketing funcionam de diversas formas, seja para chamar o cliente de volta para o site ou aplicativo visando assistir ao filme, ou debater um livro em inglês. Ainda, para finalizar uma compra no site, seja pelo produto que ele já pesquisou ou por outros também.

Junte-se a milhares de e-commerces que contam com as melhores estratégias e serviços de e-mail marketing e conheça a Mailbiz para potencializar suas vendas. Com o poder do e-mail marketing e CRM estratégicos projetados especialmente para e-commerces, automatize campanhas e otimize seus rendimentos.

Para otimizar ainda mais suas estratégias de vendas, continue no nosso blog e confira também: Ferramenta de e-mail marketing: passo a passo para escolher a melhor. Até lá!

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