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Como utilizar autoresponders no e-mail marketing

  • timer 17/04/2017
  • 4 min de leitura

No mundo do marketing digital, o dinamismo das mudanças chega a ser assombroso. Muitos profissionais que estão migrando para o mundo online têm dúvidas, principalmente, no que diz respeito à tecnologia: como utilizar autoresponders com eficiência no e-mail marketing, por exemplo, é um questionamento frequente.

O uso de autoresponders no e-mail marketing não é algo recente. Na verdade, no marketing digital, esse é um dos recursos mais antigos. Porém, ainda hoje, ele tem se mostrado altamente eficiente — e não mostra sinais de que vai se aposentar tão cedo.

Como se pode facilmente verificar pelo nome, um autoresponder é um recurso que permite disparar e-mails de forma automática com base em um ou mais “gatilhos”.

O escopo deste artigo, portanto, é trazer uma abordagem prática para você entender o uso dos autoresponders no e-mail marketing. Vamos mostrar, também, como esse instrumento, se bem implementado, pode tornar-se um ótimo canal de relacionamento com os seus clientes.

Afinal, por que fazer e-mail marketing?

A prova de que o e-mail marketing está mais vivo que nunca pode ser conferida em um estudo estatístico da Radicati Group, Califórnia: em 2014, a média de e-mails disparados por dia no mundo era de 196,3 bilhões, dos quais 108,7 bilhões eram mensagens de e-mail marketing (mais de 55% do total). E a previsão é que essa estatística continue crescendo entre 6 e 7% a cada ano.

Se esses números ainda não foram convincentes o bastante, então pegue esta: uma boa campanha de e-mail marketing pode gerar até 40 vezes mais conversão do que ações no Facebook e Twitter juntos (as duas maiores redes sociais do mundo)!

O e-mail marketing é uma estratégia poderosa e que pode ser ainda melhor quando utilizamos os autoresponders. Vem com a gente para descobrir como fazer isso!

Como usar autoresponders no e-mail marketing?

O autoresponder é um recurso, normalmente disponível nas melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado, que ajuda a sua empresa a fazer e-mail marketing de maneira eficaz, automática e simples.

Veja a seguir 3 formas incríveis de utilizar autoresponders no e-mail marketing:

1. E-mails personalizados de recomendação

Imagine que você envia suas campanhas por e-mail e, a cada uma delas, obviamente há pessoas clicando em diferentes links. Uma forma muito poderosa de gerar engajamento com estas pessoas através dos autoresponders é ativar um e-mail automático que é enviado a cada pessoa que clica em determinado link, normalmente falando apenas sobre o que a pessoa clicou.

Exemplo: se o seu negócio é um e-commerce, você pode ativar um envio automático a todas as pessoas que clicaram no link de um produto, apresentando melhor este produto, em um e-mail altamente personalizado e focado em quebrar objeções para a realização da compra.

Também é possível enviar e-mails de recomendação para fomentar compras recorrentes. Supondo que uma parte dos seus clientes compre sempre o mesmo produto, de X em X meses, porquê não enviar um e-mail automático de tempos em tempos relembrando sobre aquele produto ou falando também de outras opções que possam atender às suas necessidades? Isso normalmente funciona muito bem no e-commerce!

2. Envio de e-mails de boas vindas

Quando alguém se cadastra como assinante ou cliente em seu site, está começando um relacionamento com sua marca. Portanto, este é o momento de focar em mostrar sua essência, quem é sua empresa, quais problemas ela resolve, enfim, para que ela existe!

E não há forma melhor de fazer isso do que enviando alguns e-mails automáticos de boas vindas, em um fluxo bem planejado e estruturado. Considere, por exemplo, ao longo deste fluxo fazer perguntas sobre as preferências de cada pessoa, para que aos poucos você possa ir conhecendo estas pessoas e segmentando sua lista. Esta segmentação, com base nas respostas dos próprios clientes, será de grande valor para o seu negócio no futuro.

3. E-mails de feliz aniversário

Todo mundo gosta de se sentir especial e lembrado no dia do aniversário, não é mesmo? Os autoresponders são excelentes para isso! Imagine o engajamento que você irá gerar ao disparar e-mails automáticos com uma mensagem parabenizando cada um dos seus clientes exatamente no dia do aniversário deles. Isso é realmente MUITO poderoso para o engajamento, afinal, é um e-mail altamente personalizado enviado em um dos dias mais felizes do ano para cada um de nós.

 

Quais os principais benefícios do uso de autoresponders?

Como os autoresponders são “super geradores” de interações entre sua marca e sua audiência, temos uma série de benefícios ao utilizá-los. Veja abaixo os principais:

1. Aumento do engajamento

Este talvez seja o maior de todos os benefícios. Quando falamos em engajamento, estamos falando no quanto as pessoas da sua lista estão conectadas a você e ao que você oferece. Com a alta personalização que os autoresponders permitem, você naturalmente terá muitas pessoas abrindo e clicando nos seus e-mails. Isso é facilmente mensurável dentro da sua ferramenta de e-mail marketing que gerencia os autoresponders.

É deste aumento de engajamento que você conseguirá aumentar suas vendas ou ao menos o tráfego para o seu site.

2. Melhora na entregabilidade

Com maior nível de interação junto às suas mensagens, os provedores irão perceber isso como algo positivo, e portanto irão elevar sua reputação de remetente, o que por consequência significará um aumento de entrega de mensagens na caixa de entrada. Sim, mesmo que você nem buscasse isso diretamente, vai conseguir melhorar a entrega na caixa de entrada ao habilitar o uso de autoresponders!

3. Aumento na Taxa de Conversão

Campanhas personalizadas enviadas automaticamente costumam alcançar Taxa de Conversão muito superior às campanhas de broadcast (aquelas campanhas padrões que são enviadas à toda a sua lista).

No caso de e-commerces que utilizam autoresponders aqui na Mailbiz, é comum percebermos uma taxa de conversão 200% acima da média geral e, em alguns casos, há um aumento de mais de 400% na taxa de conversão.

Ou seja, se o seu negócio precisa converter mais, seja gerando mais downloads de um material rico ou mais compras, é imprescindível o uso de autoresponders.

Como faço para começar a usar os autoresponders no meu e-mail marketing?

Antes de tudo, verifique se a sua ferramenta de e-mail marketing possui esse recurso e como ele funciona detalhadamente. Se ela possuir essa funcionalidade, é só se informar como habilitar. PS.: Aqui na Mailbiz é bem fácil ativar! 🙂

Depois de ativar os primeiros autoresponders, não esqueça de medir os resultados nas ferramentas de Web Analytics, como o Google Analytics por exemplo. É lá que você poderá medir todas as métricas importantes, como a quantidade de acessos que cada autoresponder gera, bem como as conversões e o engajamento.

Enfim, usar autoresponders é essencial para melhorar o engajamento e as conversões, e agora você já sabe o porquê e como começar. Vamos colocar em prática?

Se quiser aprender mais sobre como otimizar suas campanhas de e-mail marketing, não deixe de baixar nosso e-book Guia Prático de E-mail Marketing: Como otimizar campanhas para melhores resultados. É gratuito!

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