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Como criar uma lista de e-mails usando o Marketing de Conteúdo

  • timer 22/06/2016
  • 2 min de leitura

O e-mail marketing ainda é considerado uma das mais eficientes formas de captação e conversão de leads, devido ao seu baixo custo e alto retorno efetivo. Por isso, uma boa lista de e-mails é um dos ativos mais importantes que uma empresa pode possuir, pois está intimamente relacionada a maior potencial para ter consumidores que chegam ao fim dos processos de compra. Entretanto, vários empreendimentos ainda se perdem nesse processo quando não sabem de fato como criar uma lista de e-mails eficiente.

Por isso, hoje vamos falar como criar uma lista de e-mails usando o marketing de conteúdo. Esta pode ser uma excelente forma de construir uma lista com leads engajados, educados e mais propensos a consumir os produtos e serviços de sua empresa, além de fazer com que você evite ter gastos desnecessários. Confira!

Aumente o engajamento com conteúdos de qualidade

Muitas empresas ainda recorrem à compra de listas de e-mails prontas para terem uma base de leads rapidamente. Embora esse processo pareça tentador, na maioria dos casos leva apenas a um resultado: ao gasto desnecessário de recursos. Os cases de organizações de maior sucesso em vários segmentos de mercado mostram que uma lista de e-mails deve ser gradativamente trabalhada e nutrida com conteúdos que realmente aumentem o seu interesse pela empresa.

Por isso, o marketing de conteúdo é a melhor forma de criar uma lista ativa e responsiva às suas estratégias. Dessa forma, invista em posts para o seu blog, em e-books educativos e vídeos que realmente atendam às dúvidas, aspirações e interesses de sua lista. Além disso, disponibilize em suas plataformas sociais esses conteúdos para iniciar o processo de captação de novos leads.

Sem dúvida, esse processo é lento e trabalhoso, mas você terá como resultado uma lista muito mais educada e interessada no que sua empresa tem a oferecer – lembre-se de que uma lista pequena, porém bem nutrida, tem valor muito maior que uma enorme lista de contatos desinteressados.

O marketing de conteúdo é excelente para vendas complexas

O processo que descrevemos acima é extremamente fundamental para a criação de interesse por produtos de venda complexa, ou seja, aqueles em que a tomada de decisão é lenta e necessita de vários tipos de informações prévias. Produtos dessa modalidade possuem alto valor financeiro e/ou subjetivo e necessitam de um consumidor muito bem informado e estimulado antes do processo de compra.

Dessa forma, o melhor jeito de aquecer sua lista de e-mails para esse tipo de serviço ou produto é pela injeção de conteúdos que realmente mudem as perspectivas pessoais de seus potenciais clientes, aumentando a percepção de valor deles para com a sua empresa.

Crie sua lista de e-mails alinhada com a sua persona (cliente ideal)

Quanto mais sua lista de e-mails for parecida com o perfil de sua persona, maior será sua propensão a interessar-se por sua empresa e mais compras em potencial você terá. Por isso, dê grande atenção ao processo de criação de suas personas e use o marketing de conteúdo como um grande filtro para selecionar os leads que mais tenham interesse pelos temas e problemas que você aborda em blogs, redes sociais e vídeos.

Assim, gradativamente você criará uma lista de e-mails com a qual poderá dialogar de maneira efetiva e que responderá mais abertamente às suas investidas, já que você a nutriu com conteúdo e valor emocional real.

E aí, está mais confiante sobre como criar uma lista de e-mails utilizando o marketing de conteúdo? Conte sua experiência para nós.

Aproveite para ler também sobre  7 práticas positivas do e-mail marketing para seu e-commerce

Até a próxima!

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