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Como acompanhar campanhas de e-mail marketing no Google Analytics

  • timer 21/09/2017
  • 4 min de leitura

CONTEÚDO ATUALIZADO EM ABRIL/2021

Quem trabalha com e-mail marketing sabe que uma das grandes vantagens é a capacidade de mensuração de resultados. Independentemente do tipo de estratégia elaborada, é possível ter cada vez mais precisão nos relatórios de comportamento e performance das campanhas. E, para isso, você pode contar com o apoio de uma poderosa ferramenta, o Google Analytics.

Leia mais: 
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Sabemos que o e-mail marketing é uma das melhores formas de comunicação para manter e melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes, além de alimentar a base de dados com informações relevantes sobre produtos e serviços de qualquer empresa.

A pesquisa The State of Email Engagement, da Return Path em parceria com a Demand Metric, mostra que, para muitas organizações, o e-mail continua sendo o principal canal utilizado para a divulgação de campanhas de marketing. Quem trabalha em empresas que vivenciaram crescimento de receita apresentam maior probabilidade de indicar o e-mail como um dos mais importantes canais de comunicação (68%).

Mas como analisar corretamente os resultados obtidos por esse canal e a conversão de clientes a partir dele? Neste artigo, vamos ajudar você a entender como medir as campanhas de e-mail marketing com Google Analytics e como essa ferramenta vai ajudar a coletar dados consistentes para tomadas de decisões estratégicas em suas campanhas. 

Por que usar o Google Analytics no e-mail marketing?

O Google Analytics é a ferramenta mais popular para web analytics. Com ela, você conseguirá descobrir e analisar todas as métricas importantes sobre o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing

Para quem trabalha com campanhas de e-mail marketing no e-commerce, o Google Analytics traz vantagens como: 

  • Possibilidade de analisar o tráfego (sessões) que o e-mail marketing leva ao site; 
  • Taxa de conversão do e-mail; 
  • Ticket médio; 
  • Quais são os produtos mais vendidos a partir do e-mail; 
  • Dias que geram maior receita; 
  • Campanhas (envios) que tiveram maior ou pior resultado (como gerar receita ou tráfego); 
  • Quem tem o “Módulo de comércio eletrônico avançado” do Google Analytics pode ver o desempenho por marca e categoria. 

“Com a integração que fazemos da ferramenta da Mailbiz com o Google Analytics do cliente, os itens listados acima são apresentados no nosso dashboard. Ou seja, o cliente tem as informações relevantes em um único lugar, com fácil acesso e visualização”, lembra Gregory Luiz, analista de Sucesso do Cliente da Mailbiz.

>> Lembre-se que, antes de tudo, você precisa entender o que cada métrica quer dizer. Não deixe de conferir nosso Glossário de E-mail Marketing para se familiarizar mais com termos importantes. 

Como analisar o e-mail marketing com o Google Analytics?

Para analisar o desempenho do e-mail marketing no Google Analytics, são necessários 3 passos principais: 

Passo 1

Para acompanhar suas campanhas de e-mail marketing, o primeiro passo é ter certeza que o Google Analytics está rodando no seu site. Caso não esteja, você pode seguir o passo a passo para instalá-lo. Se você não souber como fazer essa ação ou não tiver gestão sobre a programação do seu site, recomendamos que solicite a ajuda de um especialista ou desenvolvedor. 

“O mais importante é que o e-commerce tenha o Módulo de Comércio Eletrônico ativo no Google Analytics vinculado ao site. Se isso estiver certo e todas as outras mídias do site estiverem registrando sessões e vendas, também será possível rastrear as campanhas de e-mail marketing”, complementa Gregory.

Passo 2

O próximo passo para rastrear a sua campanha de e-mail marketing com o Google Analytics é habilitar o “rastreamento das campanhas de e-mail marketing”, pois o Google Analytics já precisa estar adequadamente configurado no e-commerce para esse fim. Normalmente, as ferramentas de e-mail marketing têm um recurso que adiciona o rastreamento automaticamente. 

“Para quem é cliente Mailbiz, recomendamos que use o rastreamento da nossa ferramenta. É a garantia que você vai ter todos os pontos mais importantes da sua campanha rastreados”, esclarece Gregory.

Passo 3

Para analisar o comportamento das campanhas, caso o seu negócio seja um e-commerce, basta acessar o Analytics e, no menu lateral esquerdo, clicar em Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas. Todas as campanhas serão apresentadas, mas não apenas as de e-mail. Para exibir o desempenho apenas das campanhas de e-mail marketing, siga este passo a passo: 

  1. Clique em Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia; 
  2. Na tela seguinte, clique na combinação Origem/mídia que corresponde às tags “utm_source” e “utm_medium” que foram informadas nos links da sua campanha para efetuar o rastreamento; 
  3. Por fim, na tela seguinte, selecione o filtro Dimensão secundária > Publicidade > Campanha. 

Assim, você poderá ver o desempenho de tráfego e conversão de cada uma das suas campanhas de e-mail marketing no Google Analytics. Lembre-se de filtrar também o período desejado para sua análise, no canto superior direito da tela. Desta forma, fica muito fácil avaliar quais campanhas tiveram melhores e piores resultados, podendo, assim, evoluir sua estratégia dia após dia. 

“E aqui, deixo a dica mais importante, que vale para o e-mail marketing e para qualquer outra mídia: saber o que está acontecendo! Sem o rastreamento das mídias trabalhadas no marketing da loja, o lojista não conseguirá entender o que está performando bem ou não, ou seja, estará trabalhando vendado. Ele precisa do Google Analytics para conseguir analisar e agir em prol do crescimento da sua loja, entendendo exatamente o que performa mais e menos, e isso vale para o rastreamento do e-mail marketing também”, finaliza Gregory.

Para ter todas as informações sobre o mercado de e-mail marketing e e-commerce, continue acompanhando nosso blog. E entre em contato com nossos especialistas para melhorar suas estratégias e gerar mais vendas, mais fidelização e mais recompra com e-mail marketing

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