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Aprenda como enviar e-mail marketing segmentado

  • timer 25/11/2017
  • 2 min de leitura

Toda base de contatos tem perfis de públicos diferentes. Porém, em uma campanha de e-mail, muitas empresas não levam esse aspecto em consideração. É por isso que acumulam resultados ruins. Para melhorar o desempenho, é de suma importância que você aprenda como enviar e-mail marketing segmentado.

Quando se faz opção por uma campanha generalizada, corre-se o risco de enviar mensagens com linguagem, produtos ou ofertas que não irão agradar a determinados públicos. Os resultados disso são seus e-mails irem parar na caixa de spam e as chances de negociar com essas pessoas diminuírem.

Por outro lado, se a escolha for o e-mail marketing segmentado, é bem mais fácil estabelecer um canal de relacionamento que leve em consideração as expectativas e os desejos dos vários públicos que a empresa pode ter. Em contrapartida, as chances de fazer negócio com essas pessoas aumentam.

Neste artigo, vamos explicar o que é necessário para fazer uma campanha de e-mail marketing segmentado. Quer aprender? Confira os próximos parágrafos!

Hábitos do cliente

O primeiro passo para fazer uma boa segmentação é conhecer a sua base de contatos. Uma campanha de produtos para barba não pode ser entregue para homens que não adotem esse tipo de visual. Assim, é preciso se informar sobre os hábitos dos seus clientes.

Uma das formas para obter essas informações é por meio das landing pages, pois permitem definir as perguntas que trarão os dados mais relevantes. Mas é possível conseguir essas informações por meio de cadastros de consumidores, histórico de compras, entre outras estratégias.

Histórico de compra

Observar o comportamento dos seus consumidores é uma excelente forma de trabalhar um modelo de comunicação personalizado e, ainda, impulsionar novas compras em sua empresa. Afinal, se uma pessoa adquiriu determinado produto é possível que queira outra mercadoria similar.

Por exemplo, um consumidor compra um par de tênis para corridas. Após alguns dias, mande para ele uma oferta de meias ou roupas para a prática desse esporte. A possibilidade de fazer um novo negócio aumenta bastante e também consegue criar uma boa imagem sobre a sua empresa.

Localização geográfica

O mineiro tem o hábito de comer queijo, o capixaba é conhecido por gostar de moqueca e o gaúcho por tomar chimarrão. Cada localidade possui uma especificidade e uma cultura própria. E isso precisa ser levado em consideração em uma campanha de e-mail marketing segmentado.

Saiba a localidade dos seus consumidores para não correr o risco de enviar ofertas e promoções de cachecóis para um morador de Salvador. Essa desatenção desestimula a compra e, ainda, cria uma imagem ruim do negócio.

Gênero

Homens e mulheres — em sua maioria — se vestem, comportam e têm gosto diferentes. Busque mandar mensagens personalizadas e que levem em consideração as diferenças de gênero. Além de oferecer um produto que tem mais chances de converter, também mostra atenção às pessoas.

Afinal, muitos homens não vão gostar de receber ofertas de vestidos e tamancos; assim como muitas mulheres não estão preocupadas com cuecas ou com a promoção de um barbeador elétrico.

Gostou deste artigo sobre como fazer uma campanha de e-mail marketing segmentado? Então confira essas dicas de como aumentar a taxa de cliques no e-mail marketing.

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